sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Mark Prince - THE Coffee Geek

      O canadense Mark Prince é "o" coffee geek, "o original", como faz questão de frisar. Foi ele quem criou a expressão que designa os supernerds do café. Ops, nerd não: Prince é geek.

      "Um amigo me chamava de coffee nerd. Um dia respondi: ‘Sou coffee geek, não coffee nerd.’ O termo pegou. Registrei o domínio CoffeeGeek.com e depois lancei o site", diz em entrevista ao Paladar, de Vancouver.

      Fotógrafo e designer gráfico, apaixonou-se pela cultura do Café numa viagem à Europa nos anos 90. "Adorei a cena do Café na França, ainda que a qualidade da bebida fosse medíocre. Quando cheguei à Itália e tomei meu primeiro expresso de verdade, fiquei completamente viciado."

      Em 2000, começou a estudar o Café. Fez os cursos profissionais da Specialty Coffee Association of America (SCAA) - de degustação, torrefação, avaliação e métodos de preparo - e também o de barista e de juiz dos campeonatos de barista. As resenhas sobre equipamentos e a obsessão pelo funcionamento perfeito resultaram em contratos para testar máquinas de empresas como a La Marzocco e a fabricante de moinhos Baratza. O hobby virou trabalho. "Fui pioneiro em analisar equipamentos e processos na extração de expresso", diz.

      Hoje, além de fotógrafo, designer, consultor e crítico, dá aulas sobre a bebida. No ano passado montou um laboratório em que mostrava mais de cem maneiras de preparar Café coado e expresso. "Há dez anos, achávamos que sabíamos tudo sobre Café, mas não sabíamos. Agora parece que sabemos muito sobre métodos de preparo, mas em breve vamos olhar para trás e dizer: "Uau, como éramos ignorantes."

 
Janaína Fidalgo - Paladar - Estadão.com.br

5 comentários:

  1. Oi,Thays
    adorei o que ele disse:
    "Há dez anos, achávamos que sabíamos tudo sobre Café, mas não sabíamos. Agora parece que sabemos muito sobre métodos de preparo, mas em breve vamos olhar para trás e dizer: "Uau, como éramos ignorantes."
    Sucesso ai pra tí..
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Fernando Santana,

    Também gostei muito!

    A gente pode aplicar esse pensamento em muitas coisas na nossa vida, não é mesmo?

    Obrigada por estar sempre presente no meu blog,

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. I absolutely love your blog.. Pleasant colors & theme.
    Did you make this site yourself? Please reply back as I'm wanting to create my own personal blog and want to learn where you got this from or just what the theme is named. Appreciate it!

    my website ... pay day loans locations

    ResponderExcluir
  4. Click to find the best deals and offers on cheap Tassimo pods. We show you where to find them and how to get the best discounts on the internet and high street! tassimo t discs

    ResponderExcluir