tag:blogger.com,1999:blog-7098677446570336878.post8146144600807586989..comments2023-10-21T08:21:55.752-03:00Comments on Cheirinho de Café: Keb / La BoulangerieThayshttp://www.blogger.com/profile/05807122306805493554noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-7098677446570336878.post-67245794465833595452011-05-22T10:14:52.160-03:002011-05-22T10:14:52.160-03:00José Antonio Guerra, pesquisador da Embrapa Cerrad...José Antonio Guerra, pesquisador da Embrapa Cerrados, observa que os fatos vêm comprovando uma tese do governo, no fim dos anos 1990, quando a política de aquisição da safra e venda indiscriminada da produção pelo critério da quantidade foi substituída pela pesquisa e a conquista de mercados especializados. “Havia mais volume do que produto de qualidade. Mas o Brasil conta com tecnologia e pode fazer com faz a Alemanha, hoje o maior exportador mundial de café, embora não produza nenhum grão. Hoje, o Brasil tem um grande mercado consumidor e conta com aromas diferenciados”, diz. <br /><br />Orgânico<br />O técnico em Planejamento Energético e Ambiental Márcio Jório produz café orgânico em cinco hectares no Lago Oeste, no Distrito Federal. Com 10 mil mudas dos tipos cataui-rubi, bourbon e iapar 59, a colheita é vendida a restaurantes de Brasília e entregue sob encomenda para brasileiros que levam o produto para degustá-lo no exterior. “Nessa semana, embarquei um lote para uma brasileira casada com um italiano que sempre vem ao Brasil comprar nosso café. Também mandamos para Trieste, uma cidade que cheira a café e que tem linha direta com o Porto de Santos”, revela.<br /><br />Em Brasília, o hábito de beber café de qualidade diferenciada se espalha. Os consumidores buscam produtos das linhas especiais nos supermercados, mas preferem a sofisticação de quiosques e cafeterias que contam com baristas, profissionais especializados no preparo de bebidas feitas com café.<br /><br />Os empresários Camila Roxo, Stela Campos e Jorge Roxo montaram uma loja da Suplicy cafés, que tem sete pontos em São Paulo. Eles disputam um nicho de mercado com estabelecimentos como as cafeterias Grenat e Antonello Monardo e o restaurante Quitinete. “Trabalhamos com vários tipos de cafés especiais. Todos são rastreados na origem, de qualidade superior. Sabemos como eles foram plantados, colhidos, secados”, diz Stela. Segundo Camila, o importante são os quatro “M” envolvidos: “Precisamos reunir boa máquina, bom moinho, boa mão e boa mistura.”<br /><br />Mais caro<br />A gerente comercial Silvana Vieira tem reservado dinheiro para beber o café-machiatto, que custa mais caro do que o convencional café com leite ao qual ela está habituada. “Venho aqui com as colegas de trabalho e gosto desse café mais encorpado. Mas não posso comprar todos os dias, por causa do preço”, afirma. <br /><br />Cortesia<br />O casal Paulo Levi e Celeste Ribeiro consome capuccino e manifesta entusiasmo com as dimensões da taça e com o sabor, sem saber de antemão a origem do produto e seus predicados. “O café especial é bom, mas viemos porque podemos usar o computador no wi-fi”, diz Celeste, antes de consumir a bebida oferecida como cortesia pela dona da cafeteria, numa estratégia que começa a ser adotada pelos restaurantes.HELIOhttps://www.blogger.com/profile/01818630983125516275noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7098677446570336878.post-46088247174005848782011-05-22T10:14:32.072-03:002011-05-22T10:14:32.072-03:00Um consórcio formado pelas empresas japonesas Saza...Um consórcio formado pelas empresas japonesas Saza, Ponpon, Tabei e Maruyama e pela brasileira Lucca Cafés Especiais deu um lance de US$ 25,05 por libra peso do café da Fazenda Grota São Pedro, em Carmo (MG). Isso equivale a US$ 3.313,49 por uma saca — ao todo, foram 20. O produtor recebeu US$ 66.271,03. O valor total de US$ 738.506,40 pago pelos cafés ofertados foi o mais elevado em todas as edições do Cup of Excellence realizadas no mundo, afirma o presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais, Luiz Paulo Dias Pereira Filho.<br /><br />“Entre as centenas de amostras brasileiras enviadas para o concurso, foram selecionadas 126 para a fase nacional, das quais 47 se classificaram para a internacional. Todas as amostras foram avaliadas pelo júri até se chegar aos 31 vencedores, que se consagraram como os melhores cafés do Brasil na safra 2010 e obtiveram o direito de participar do disputado leilão comprador via internet”, afirma.HELIOhttps://www.blogger.com/profile/01818630983125516275noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7098677446570336878.post-35076585835297192942011-05-22T10:13:46.039-03:002011-05-22T10:13:46.039-03:00Neste ano, o Brasil deve colher 43,54 milhões de s...Neste ano, o Brasil deve colher 43,54 milhões de sacas de 60 quilos de café, das quais 30 milhões serão exportadas, com receitas de US$ 7 bilhões. A produção é de um milhão de sacas de cafés especiais, cuja cotação internacional é cerca de 30% maior. O mercado interno consome 300 mil sacas desses itens mais finos. Desde a metade do ano passado, os preços internacionais do café vêm subindo, o que permitiu o aumento de renda dos produtores — o valor passou de R$ 250 para R$ 550 a saca. <br /><br />A recuperação de preços nos cafés tradicionais se reflete nos especiais. Uma demonstração do novo mercado que vai se consolidando foi o recorde do valor alcançado, durante o 11º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil — Cup of Excellence 2010, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), pela Alliance for Coffee Excellence (ACE) e pela Agricoffee Consultoria em Café.HELIOhttps://www.blogger.com/profile/01818630983125516275noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7098677446570336878.post-43105703853508019032011-05-22T10:12:17.337-03:002011-05-22T10:12:17.337-03:00Tendências
País aposta nos cafés especiais
Produto...Tendências<br />País aposta nos cafés especiais<br />Produtores se voltam para variedades mais finas, que são vendidas por um preço até 30% maior que as convencionais. Ao mesmo tempo, aumenta o número de pessoas que dizem apreciar os sabores marcantes das marcas sofisticadas, servidas por diversas novas cafeterias.<br /><br />Horge Freitas <br /> <br /> No que depender dos planos dos produtores, no futuro o Brasil vai vender cafés como a França e a Itália comercializam vinhos. Com a vantagem adicional de se manter como maior produtor de matéria-prima e o segundo consumidor mundial. Também oferecerá sabores cobiçados por especialistas e atrairá investimentos na produção e no marketing das bebidas com a possibilidade de alcançar altos lucros.HELIOhttps://www.blogger.com/profile/01818630983125516275noreply@blogger.com