domingo, 31 de outubro de 2010

Com a presidente, nem um cafezinho!


Ricardo Noblat - Comentário

Nem bem se elegeu e já está assim...
Olha a soberba, dona Dilma!
Isso lá é jeito de se tratar um senador?
Álvaro Dias (PSDB-PR) sugeriu que o Congresso a convidasse para falar sobre escândalos ocorridos na Casa Civil. Ou malfeitos, como a senhora prefere.
E qual foi sua reação?
A senhora poderia ter calado a respeito. Ou simplesmente ter dito que o convite não passava de uma jogada eleitoral do senador – o que de fato é.
Mas daí a afirmar que, partindo dele, a senhora não aceitaria nem convite para cafezinho?
Como imagina governar sem tomar cafezinho com aliados e adversários?


PhotoCharge.com (Yendis)

sábado, 30 de outubro de 2010

Campanha por um melhor atendimento em Brasília! #campanhaporummelhoratendimentoembrasilia @thays_bsb

Campanha por um melhor atendimento em Brasília.
http://instagram.com/thaysorto

      Como é gostoso irmos à um lugar (seja um Café, Restaurante, o que for) e sermos bem atendidos, não é mesmo? Um garçom bem treinado sabe nos orientar quanto aos pratos oferecidos na casa, nos dá dicas e informações sobre o estabelecimento, além de ser o cartão de visitas do local. Sermos recebidos com um sorriso pelos funcionários, torna a experiência da refeição muito mais agradável.

      Arrisco-me até a fazer um comparativo com o consultório odontológico (minha área). Por melhor que seja meu atendimento, se o secretário for rude, mau humorado com os pacientes, eles não vão pensar duas vezes antes de procurar outro dentista. O(a) dono(a), ou responsável pelo estabelecimento, deve ser capaz de avaliar esses problemas e tentar resolvê-los.

     Já passei por situações em que o garçom ou atendente exerceram uma grande influência nas minhas escolhas. "Esse Frapê é uma delícia, recomendo para a senhora. É o mais pedido da casa!" E, por causa do comentário, acabo por pedir esse Frapê. Ou, feito meu pedido: "Por favor, um carioca." prontamente, o funcionário bem treinado responde: "Se a senhora pedir esse espresso aqui, verá que tem gosto bem suave sem acréscimo de água. Não quer experimentar?", "Ok, então quero um espresso desse! Obrigada pela dica."

      Claro que, para exigirmos um bom atendimento, devemos ser clientes igualmente educados!

      Quantas vezes vi gente suuuuper grosseira fazendo seus pedidos e tratando os atendentes como lixo. Infelizmente (principalmente em Brasília), algumas pessoas consideram-se superiores aos que estão servindo. Benhê, respeito é igual para todos! Se eu for levar esse assunto de respeito adiante, dará para escrever um livro. Eu sou a indignação em pessoa quando se trata desse povo esnobe que acha, que por ter dinheiro, é melhor do que os outros. Arght!

      Então, meus amigos, venho, por meio desta Campanha por um melhor atendimento em Brasília, pedir que os estabelecimentos revejam a conduta de seus funcionários. Brasília, que deveria servir de exemplo, beira o ridículo quando se trata de receber bem o cliente.

      Muitos locais consagrados pelos seus produtos, acreditam que isso basta para manter a clientela. E muitas vezes, é o que acontece mesmo! Porque todos aceitam, inclusive pagam os 10% muito a contragosto, mas não reclamam na ocasião.


      Vamos mudar de atitude?!

Nós esperamos 30 minutos e não fomos atendidos.

     REGRAS BÁSICAS DA CAMPANHA (Estipulei as normas, porém, aceito sugestões de todos! Please!):

      Ao passo que estamos cobrando uma melhora, temos por obrigação :

1- Reclamar do atendimento ruim. Expressões do tipo: "deixa pra lá", "já estou acostumado com cara de bu....", "isso é normal aqui em Brasília" - devem ser, obrigatoriamente, evitadas. 

2- Tratar com educação os garçons e demais atendentes do estabelecimento (afinal, só podemos cobrar gentileza, se agirmos com gentileza).

3- Caso, mesmo após a reclamação, o atendimento continuar uma bost..., procurar outro local para se deliciar longe das caras de bu.... que ninguém é obrigado a aguentar (ainda mais quando estamos pagando pelo serviço. Diga-se de passagem, pagando caro pelo serviço aqui em Brasília).

      Acredito que quando o estabelecimento perceber que a clientela está diminuindo, apesar de manter o padrão dos produtos oferecidos, se dará conta de que pode se tratar de questões relacionadas ao atendimento e relacionamento com o cliente e, quem sabe assim, melhorar esse quesito!

"Tô satisfeito! Vou pagar os 10% feliz!"

      O que vocês acham dessa Campanha? Aprovam ou não? Já passaram por situações constrangedoras? Existe algum lugar especial que merece o troféu Motherfucker Place (local onde você sempre é mal recebido )?

Partilhe suas opiniões no blog! Vamos botar a boca no trombone!


Desde já agradeço a atenção e participação de todos!


Obs: No blog CotiOdiando , achei um texto muuuito bom sobre o assunto. Vale a pena dar uma lida!

Aroma de café estimula áreas de prazer no cérebro


Bebida tem mais de 200 componentes que são liberados no ar e que podem ser percebidos pelo olfato.


      O café virou mania no mundo inteiro. Mais ainda, entre os brasileiros. Acredite: os brasileiros tomam 430 milhões de cafezinhos por dia. E é esse consumo que está despertando a atenção de pesquisadores. Um centro de neurociências do Rio de Janeiro quer analisar a ação do café no cérebro, começando pelo aroma. É que, nesse aspecto, segundo os pesquisadores, não existe substância mais rica na natureza.


      "Se a gente comparar o café, por exemplo, com o vinho ou com os perfumes, ele é mais rico no perfil de aromas do que qualquer uma dessas substâncias. O café tem mais de 200 componentes que são liberados no ar e que podem ser percebidos pelo olfato", diz o neurocientista Jorge Moll, da Rede Labs D'Or.

      A corretora de imóveis Karen e o físico Miatã são pessoas que apreciam um bom café. Os dois fazem parte do grupo de voluntários da pesquisa. O cérebro de cada um está sendo mapeado em exames de ressonância magnética de alta qualidade. Os pesquisadores adaptaram um equipamento de anestesia para levar o aroma até os voluntários, que devem permanecer imóveis dentro do aparelho. A diferença é que, em vez de anestésico, eles inalam café enquanto são examinados.



      "Podemos detectar o efeito do café em vários circuitos cerebrais. A primeira região é a da percepção olfativa, chamada córtex olfativo, onde o cheiro é percebido. Qualquer tipo de cheiro ativa essa região", explica doutor Jorge Moll.

      O efeito é bem claro: qualquer cheiro é capaz de ativar os pontos. O que chama mesmo a atenção dos pesquisadores é a potência com que o aroma do café atinge, também, outras regiões do cérebro.

      "A ativação das áreas do prazer acontece no tronco cerebral. São áreas que respondem fortemente a estímulos prazerosos. De certa forma, foi surpreendente ver que mesmo um aroma sutil, entregue através de vários tubos dentro de um aparelho de ressonância magnética, ativa de forma tão robusta essas regiões do prazer", revela doutor Jorge Moll. "As áreas chamadas áreas do prazer e da recompensa são ativadas por diversos estímulos prazerosos. Até a música prazerosa, por exemplo, ativa essas regiões. Sexo e diversos tipos de prazer são ativos nessas regiões, que são ricas em dopamina", completa.



      Café, sexo, drogas e rock and roll? O estudo ainda vai longe. Se mexe tanto com o prazer humano, poderia o café ser fonte de um remédio natural e eficiente para promover a felicidade? A chamada medicina das emoções deve estar bem interessada nisso.



 
ALBERTO GASPAR  - São Paulo

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Café Bombom

Uma bebida quentinha e deliciosa!

INGREDIENTES:

50 ml de café coado forte e quente

5 colheres de sopa de leite condensado


PASSO A PASSO (Prestem bastante atenção porque é muuuuuuito difícil!):

1.colocar o leite condensado no copo

2.acrescentar o café aos poucos (com cuidado para não misturar)



Tempo de preparo: 5 minutos

Serve: 1 porção

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Fellini Caffè

      Queridos leitores, hoje, dia do dentista, saí do trabalho e fui fazer o meu programa preferido: tomar um cafezinho (a maioria pensou "não diga!")!

      Pensei em conhecer o Café 33, na 402 sul, que inaugurou à pouco tempo, massss, como a maioria dos Cafés, segunda-feira não abre. Então, fomos ao Fellini Caffè, que, por increça que parível, ainda não conhecíamos. Gente, quando dizem que nada é por acaso, sou obrigada a concordar. Parece que foi o destino que me enviou para aquele lugarzinho especial.


      O nome "Fellini" surgiu em homenagem ao cineasta italiano Federico Fellini. Sua obra marcada por um estilo próprio, inusitado, subjetivo e poético inspirou o universo desta cafeteria. Alguns dos produtos têm o nome de seus filmes e inesquecíveis personagens vividos pela atriz Giulietta Masina, sua esposa. O diferencial da casa já começa pelo cardápio que traz, na versão "livro", algumas informações sobre o café, além dos outros produtos servidos. Tem até índice:


. Qualidade e sabor do Café: Pedimos um espresso e fomos surpreendidos com a qualidade da apresentação e do produto. Eles utilizam o Santo Grão, alíás, são representantes exclusivos da marca em Brasília. Eu e meu esposo tomamos o primeiro espresso e ficamos tão apaixonados que pedimos o segundo.


Que crema é essa, MinhaNossaSenhoraDoBomEspresso ?

      O Cleiton, barista do local foi à nossa mesa bater um papo. O cara é suuuper simpático, falou de suas preferências, explicou sobre o café, sempre com um sorriso no rosto! A casa oferece vários tipos de espressos (normal, carioca, ristretto, romano, com Baileys, raspas de limão ou doce de leite), servidos em doses simples e duplas, entre R$ 2,90 e R$ 7,00.

Detalhe para os raios de Sol que o barista fez na xícara. Que carinho!

      O Blend Santo Grão utilizado na Fellini é elaborado a partir de cafés da região do Sul de Minas. Apresenta-se bem encorpado, com aroma intenso e sabor achocolatado. Na boca é aveludado e o retrogosto é delicioso (licoroso). A crema é encorpada, na cor caramelo, perfeita! O Cleiton capricha na hora de tirar o espresso!

Aqui, uma tentiva de foto artística que deu errado, hihi!

. Qualidade do ambiente e localização: O café fica localizado na 104 sul, bloco B, loja 01, bem na esquininha do prédio. Pode-se dizer que o espaço interno é nulo, acho que só tem uma ou duas mesinhas, e os banheiros no andar superior. Todo o resto está localizado na parte externa, uma varanda beeemm aconchegante, intimista, rodeada de folhagens, quadros, tijolinhos a vista....resumindo: romântico! Tem umas poltronas de couro na entrada que dão um charme todo especial! Podemos notar que a proprietária, Moema Dourado, teve muito carinho em planejar esse pedacinho do paraíso na terra. Parabéns!


. Qualidade do atendimento: O Gil, garçom nota 10, nos atendeu na maior simpatia. Como estou quase encabeçando uma campanha pelo bom atendimento em Brasília, sou obrigada a elogiar essas pessoas que fazem o diferencial na nossa cidade. Não bastasse a presteza do Gil, tem o Cleiton, barista de mão cheia e muito solícito. Detalhe: ele me presenteou com uma xícara de capuccino tão caprichada, que até agora não escovei o dente para não perder o sabor (a nojenta! Kkk!).


Coffee Art de primeira!

. Especialidade da casa: Taí, não sei! Vou ser obrigada a voltar lá e descobrir para contar para vocês. Mas, eu acho, pelo que o Gil nos contou, que é o Café da Manhã. Com um valor que varia de R$ 20,00 a R$ 30,00, são oferecidas bebidas quentes, sucos, pães, frutas, croissants, etc.

      A casa oferece, também, as bebidas geladas como o Circo Frappé (sorvete, frutas vermelhas, espresso e chantilly - R$ 14,55) e o Fellini Frappé (espresso, sorvete, creme de chocolate, avelãs - R$ 12,90). Ricardo Icassatti, do Café & Conversa, disse que para matar a vontade dele, esse frappé deveria ser servido num balde! Kkkk! Será que é bom?

. Acompanhamentos para o Cafezinho: aguinha com gás e biscoitinho doce.



Vale a pena conferir! Como diria seu Créisson, do Casseta e Planeta, "eu agarântiu"!



Horário de funcionamento: todos os dias, de segunda a domingo de 17h às 00h
CLS 104 BL B loja 01 - Asa Sul - Brasília DF

Liberado para as grávidas!


      Segundo a Associação Americana de Ginecologia e Obstetras, uma xícara de café por dia, durante a gravidez, não aumenta os riscos de aborto nem parto prematuro. Até agora, não estava claro se o consumo moderado de cafeína poderia elevar as chances de complicações na gravidez.

      Além da xícara de café, foram liberados também, por terem a mesma quantidade equivalente a 200 miligramas de cafeína por dia, quatro xícaras de chá, cinco copos de refrigerante e seis quadradinhos de chocolate amargo. Mas atenção: a grávida deve optar por um desses alimentos e jamais consumi-los juntos.

Se eu der um capuccino desse para meu esposo, ele infarta!

Viver ou juntar dinheiro? (Max Gehringer)

      Há determinadas mensagens que, de tão interessante, não precisam nem sequer de comentários. Como esta que recebi recentemente.

      Li em uma revista um artigo no qual jovens executivos davam receitas simples e práticas para qualquer um ficar rico. Aprendi, por exemplo, que se tivesse simplesmente deixado de tomar um cafezinho por dia, nos últimos quarenta anos, teria economizado 30mil reais. Se tivesse deixado de comer uma pizza por mês, 12 mil reais.

      E assim por diante...

      Impressionado, peguei um papel e comecei a fazer contas. Para minha surpresa, descobri que hoje poderia estar milionário. Bastaria não ter tomado as caipirinhas que tomei, não ter feito muitas viagens que fiz, não ter comprado algumas das roupas caras que comprei.

      Principalmente, não ter desperdiçado meu dinheiro em itens supérfluos e descartáveis.

      Ao concluir os cálculos, percebi que hoje poderia ter quase 500 mil reais na minha conta bancária. É claro que não tenho este dinheiro.

      Mas, se tivesse, sabe o que este dinheiro me permitiria fazer?

      Viajar, comprar roupas caras, me esbaldar em itens supérfluos e descartáveis, comer todas as pizzas que quisesse e tomar cafezinhos à vontade.

      Por isso, me sinto muito feliz em ser pobre. Gastei meu dinheiro por prazer e com prazer. E recomendo aos jovens e brilhantes executivos que façam a mesma coisa que fiz. Caso contrário, chegarão aos 61 anos com uma montanha de dinheiro, mas sem ter vivido a vida.

      "Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz. Assim ele saberá o VALOR das coisas e não o seu PREÇO"

QUE TAL UM CAFEZINHO?

domingo, 24 de outubro de 2010

Dia do Dentista - 25 de outubro!


Parabéns para todos nós que cuidamos da saúde bucal dos pacientes! Não é mole não!

Para não ficar com os dentes da cor do café, escove sempre!


      Ela pode parecer estranha, mas essa caneca com dentes tem um objetivo. Feita à mão em Taiwan, ela serve para mostrar como seus dentes irão ficar se não escová-los. Além de beber seu café, você também pode usar para por sua escova de dentes.

      Ter uma saúde bucal é importante e essa caneca pode te ajudar a não esquecer de manter seus dentes sempre limpos. Por US$24 no site MollaSpace.

 
Fonte: Hype Desire

Suplicy Cafés chega à Brasília


      O Iguatemi Brasília apresenta mais uma marca exclusiva: Suplicy Cafés Especiais. Em sua primeira loja fora de São Paulo, a cafeteria desembarcou no Iguatemi Brasília, trazendo grãos oriundos de fazendas com certificação de sustentabilidade prática e social. Agora poderemos conferir os diferenciais dos Cafés Suplicy.

      Na realidade, eu já passei lá, mas não experimentei o café. Fui rapidinho antes do cinema (Atividade paranormal 2 - hehehe!) e fiquei babando nas camisetinhas que eles vendem lá. Vou comprar uma pra mim hoje mesmo!

Minha cara!
      Depois conto para vocês o que eu achei do café, ok? Mas já posso adiantar que fui mega bem atendida pelas funcionárias do local, e já fiquei sabendo que elas foram treinadas (com o barista principal de Sampa) para oferecer os melhores cafés para a gente.


Telefone: 3577-5220

******************************

      Por falar em Iguatemi, está rolando a Quinzena Gastronômica - estacionamento grátis! Olha só:



Mangai


      Gentem, fui ao Mangai (SCE Sul, próximo a ponte JK) com minha family e fui obrigada a fazer um post aqui no blog. Que lugar masssssa!

Vista do restaurante!

     O Mangai é um restaurante de comida típica nordestina. O primeiro da rede foi criado em novembro de 1990, em João Pessoa, Paraíba. A unidade de Brasília é a terceira unidade do grupo, após a de Natal.

      A estrutura é gigantesca, com mesas de madeira e troncos de carnaúba, mantendo o padrão da decoração nordestina das outras casas. O estacionamento é imenso. A vista para a ponte JK torna o ambiente ainda mais sofisticado. A estrutura deixou os brasilienses literalmente de boca aberta.

      Poucos bons restaurantes na capital conseguem um local tão amplo e bem localizado como o do Mangai.  Tirei altas fotos do lugar e nem paguei tanto mico porque, simplesmente, todo mundo estava tirando fotos também! Graças a Deus! Kkkkk! Olha aí:

Tem até rede pra tirar um cochilo!

Pias do banheiro. Detalhe para as folhas de alecrim dando um "cheirinho"!

Luminárias de peões e cortina de buchas. Sensacional!
  
      O menu é bastante variado. As tradicionais comidas nordestinas combinadas com novidades exóticas. Sério, você não consegue fazer um prato pequeno com tannnnnnta variedade. E os doces? Ai, MinhaNossaSenhoradosQueSaemdaDieta! São muitas tentações!

      Como falei, fui na hora do almoço, mas prometo voltar (vou fazer esse enooorme esforço) para provar o lanche da tarde. É servido o café no bule (bem de fazenda), tapiocas, pão na chapa e cuscuz. Como não poderia ser tudo perfeito... o café servido é o Santa Clara (Arght!). Mangai, melhora esse café! Fala sério!

      Quando estava indo embora, minha mãe falou as malditas palavras: "Filha, tem uma lojinha aqui no Mangai! Vamos ver?". Claaaro que comprei alguma coisa, né? Não resisti aos biscoitinhos amanteigados de café. Mas valeu a pena, são uma delícia!


Preço do potinho: R$ 3,33. Em conta, né?


     
      Quem tiver com vontade de conhecer o Mangai, pode me chamar que eu vou junto, ok?


      Só para finalizar esse post, tinha que mostrar as lindas Gérberas que ganhei da mamãe! Amo flores em casa! Obrigada, mommy! (Na foto, estão as Gérberas que a mamãe me deu, e as Tulipas estão coladas na parede da sala mesmo! Kkk!)
 
Colaboração: Comer Bem e Barato 

sábado, 23 de outubro de 2010

Eu juro que vou usar esse broche no consultório!

Para o professor (e agora mestre), Arilson. Parabéns, amor!
 
Para meu maridão faixa preta!

Coador de pano deve ser guardado na geladeira. Essa e outras dicas aqui!

Medida evita a proliferação de bactérias. Além disso, o coador de pano deve ser lavado sem sabão e trocado a cada mês. Confira as dicas de uma especialista para fazer um bom cafezinho.


      Mais ou menos torrado, forte ou suave, o campeão na preferência nacional continua sendo o de coador. Mas o café nosso de cada dia também pode ser expresso, capuccino, há quem prefira a cafeteira italiana. Seja qual for a variedade, a procedência, a qualidade, o preço do café que se compra, existem alguns cuidados básicos para melhorar a bebida preparada em casa. Com a palavra, uma especialista, ou barista, o nome da profissão de Cleia Junqueira, do Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé). Ela conhece e ama o café e não gosta de ver o produto maltratado.

      "O café não tem nada de simples. É uma bebida extremamente delicada. Eu interfiro totalmente no preparo dela. Errar no preparo de um café é a coisa mais fácil que existe", diz Cleia.

      Vamos, então, a algumas regrinhas básicas, começando pelo clássico coador de pano. Se for novo, ele precisa ser curtido, em uma mistura de café e água fervendo. E tem prazo de validade.

      "O coador de pano tem validade de um mês. Se fizer café todo dia no mesmo coador de pano, depois de um mês, tem que trocar. Não dá para herdar o coador de pano da avó", orienta Cleia.

      Enquanto estiver em uso, a dica, entre um café e outro, é lavar sem sabão e guardar em um recipiente com água na geladeira, para não criar bactérias.

      Dúvida importante: coador de pano ou filtro de papel? Tanto faz, diz Cleia. Segundo ela, a única diferença é que, no papel, a água passa mais rápido. E é bom lembrar: esses filtros não devem ser reutilizados. São descartáveis mesmo. (Ouviu, vovó??)

      Quanto à água, em qualquer caso, Cleia recomenda que seja filtrada. E um detalhe fundamental: ela deve ser aquecida, mas não fervida. O ponto certo é quando apenas começa a borbulhar. "O ponto ideal é o café que não queima a língua. Assim, a água não queima o pó do café. Você vai tomar uma bebida muito aromática e saborosa", garante Cleia.

      A quantidade de pó depende de gosto, mas existe uma medida padrão. "Usamos de seis a oito colheres de sopa de pó para um litro de água. Para meio litro, de três a quatro", diz Cleia.

      A barista deixa tudo escaldado em água quente. "Esquentar a xícara e o bule faz diferença, porque você está preparando o recipiente para receber uma bebida quente", explica.

      Na hora de preparar o café, a água deve ser jogada em fio sobre o pó. E nada de mexer ou misturar com a colher. Outro erro é guardar café adoçado em garrafa térmica. "Com o tempo, o café vai perdendo o gosto agradável. O café vai oxidando e fica aquele gosto de café requentado. Se colocarmos o café coado em uma garrafa térmica, ele vai ter validade de uma hora. Uma boa dica talvez seja fazer em menores quantidades, mais vezes", diz Cleia.

      O ideal, para saborear o café, é não usar açúcar. Claro que esse não é o gosto da maioria. Mas para quem quiser experimentar, Cleia sugere: "Dê o primeiro gole sem açúcar e depois adoce. Depois, você toma dois golinhos sem açúcar e assim vai aprendendo a tomar café de maneiras diferentes".

    
      Dicas de armazenamento: nunca misturar o pó de café novo com aquele restinho do antigo. E o recipiente deve ser escuro. O melhor é uma lata, conservada em geladeira. "A geladeira ajuda a conservar melhor as propriedades do café. Em uma embalagem hermeticamente fechada, ele não vai umedecer. Se eu guardar o café em um pacote mal vedado, o pó vai umedecer e absorver todos os outros aromas da geladeira. Não é que estrague, porque café não estraga. Mas o aroma e o sabor vão ser alterados", explica Cleia.



ALBERTO GASPAR

São Paulo

André Birolli - barista

Birolli em matéria do Correio Braziliense.
     
      Birolli é uma revelação em sua área. Contratado pelo Café Cristina — loja da Cristina Colina da Pedra Cafés, empresa que fornece grãos especiais para centenas de estabelecimentos do Distrito Federal —, ele obteve o primeiro lugar na etapa Centro-Oeste do último Campeonato Brasileiro de Baristas, realizado em 2009.

      O barista tem o cuidado de lavar o coador de papel antes de passar o café, para tirar qualquer odor estranho ao grão. André também não adoça seu curto ou espresso. "Não precisa. A gente não pode esquecer que o café é a semente de uma fruta. No secamento, ela absorve a frutose naturalmente."

      Ele se aborrece com a qualidade do que é servido por aí. E têm consciência que estão atendendo, sobretudo, a classe A, disposta a pagar um pouco mais por um produto bem superior. "Tem que mudar essa mentalidade de que café é café", diz o barista

Viu? Não sou só eu! KKkk!