terça-feira, 3 de maio de 2011

Mousse de café com crocante de macadâmia de Tereza Paim

Sobremesa com sabor forte é dica de chef baiana!


INGREDIENTES:


Mousse de café:

395 g de leite condensado
70 ml de espresso frio
25 g de chocolate em pó
4 folhas de gelatina sem sabor
5 colheres (sopa) de água fria ½ xícara (chá) de água morna
395 ml de creme de leite fresco

Crocante de macadâmia:

90 g de chocolate amargo picado
40 g de biscoito maria ou champanhe picado
70 g de macadâmia picada

Frutas vermelhas em calda:

250 ml de espumante
100 g de açúcar
10 g de gengibre fresco
2 pimentas pretas em grãos
2 pimentas brancas em grãos
2 pimentas-da-jamaica
2 pimentas dedo-de-moça inteiras
3 sementes de cardamomo abertas
1 cravo-da-índia
1 canela em lasca
300 g de frutas vermelhas frescas ou Congeladas

Finalização: Folhas de hortelã

PREPARO:

Musse de café: Bata no liquidificador o leite condensado, o café e o chocolate e reserve. Dissolva as folhas de gelatina sem sabor na água fria e junte à água morna. Unte as duas misturas, mexendo delicadamente. Adicione o creme de leite, mexendo sempre, e coloque em fôrmas molhadas com água gelada. Reserve na geladeira até endurecer.

Crocante de macadâmia: Passe o chocolate em um ralador fino; triture no liquidificador, pulsando apenas e separadamente o biscoito e a macadâmia. Em seguida, junte tudo.

Frutas vermelhas em calda: Leve ao fogo o espumante, o açúcar, o gengibre, as pimentas, os cardamomos, o cravo e a canela e deixe reduzir à metade. Coe e volte ao fogo até levantar fervura. Adicione as frutas vermelhas e deixe cozinhar por 5 minutos. Reserve na geladeira.

FINALIZAÇÃO:

Em uma taça, coloque a musse por baixo e as frutas vermelhas por cima. Polvilhe com o crocante e decore com folhas de hortelã. Outra opção é servir os ingredientes no prato, a musse e as frutas lado a lado, o crocante sobre elas e as folhas de hortelã decorando. Rende 8 porções.


Revista espresso

maybe...


Etsy


CURSO DE BAR!

Vem aí curso de bar na Café & Complementos!  

Para você se aperfeiçoar, aprender ou simplesmente, fazer bonito em casa!!!!

CONTEÚDO DO CURSO:
(PROFISSIONAIS DO BAR)
  • Perfil do profissional
  • Tipologia de bares
  • Bebidas não alcoólicas
  • Iniciação ao barismo
  • Fermentação
  • Destilação
  • Bebidas Fermentadas
  • Bebidas Destiladas
  • Início à coquetelaria
  • Serviço
  • Consumo responsável
TURMAS:
Sábado: 07, 14 e 21 de maio de 2011.
Horário: De 13h30 às 16h30

Domingo: 15, 22 e 29 de maio de 2011.
Horário: 10h às 13h

Valor: 250,00 ou 2x 150,00
Informações:
Suzane Ferreira

(61) 9557-8620 / 8593-5243
8188-7804 / 3526-3493
suzane.msferreira@hotmail.com
ferreira.suzane@gmail.com
suzane@cafeecomplementos.com.br

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Cafés do Brasil tem aplicativo para Ipad

Esses são aplicativos do Cafés do Brasil.

     Produtores interessados em saber mais sobre os cafés brasileiros contam com uma nova ferramenta digital, além do hot site http://www.cafesdobrasil.com.br/ . É um aplicativo para Ipad da Apple Store que pode ser baixado gratuitamente no link da loja, nesse endereço.

       A aplicação, disponível em português, inglês e espanhol, foi apresentada no maior evento de cafés especiais do mundo, na 23ª Feira da Associação Americana de Cafés Especiais (Specialty Coffee Association of América - SCAA, na sigla em inglês), em Houston, no Texas (Estados Unidos), que começou nesta última quinta-feira, 28 de abril.

Esses são aplicativos do Cafés do Brasil.


      O aplicativo oferece informações dos seis estados produtores do grão (Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Rondônia e Bahia) e de suas principais regiões, além de vídeos e galeria de imagens de cada local, do plantio, da colheita, entre outros momentos da produção.

      Dentro dos estados e das regiões, o usuário pode conhecer também o perfil de taça, isto é, as características do café produzido no local, como acidez e sabor. Também estão disponíveis dados como os sistemas de processamento do café utilizados em cada região, se é lavado, natural ou cereja descascado.

      O aplicativo também apresenta o mapa do Brasil, que vai ajudar o usuário a se orientar em relação às dimensões continentais do país e onde é cultivado o café (2,2 milhões de hectares).

      O aplicativo foi desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com o intuito de fornecer ao setor cafeeiro do Brasil uma ferramenta que ajude produtores a impulsionar os contatos com os potenciais clientes e compradores e estimular ainda mais o agronegócio do setor.

Esses são aplicativos do Cafés do Brasil.



As informações são do Mapa, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

sábado, 30 de abril de 2011

A barista do Coffee Lab ensina como preparar a bebida no aeropress, french press e espresso. Vale a pena assistir!

Julia Roberts & Lavazza

Sorrindo antes de tomar o café....

      A atriz Julia Roberts recebeu US$ 1,5 milhão de dólares(cerca de R$ 2,7 milhões de reais) por estrelar um comercial para a marca de café Lavazza, na Itália. No filme de 45 segundos, a atriz apenas sorri como a Venus de Botticelli. Entrou muda e saiu calada.
Séria depois de provar.

 Parece que ela não gostou muito do café...


      Veja o comercial tosco :




Fonte: BomBlog News

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Italiano faz o maior capuccino do mundo



      O italiano Ettore Diana preparou numa xícara gigante o maior capuccino do mundo. Foram 1,5 mil litros de café com leite fervendo, que lhe garantiu um recorde mundial e a entrada no livro Guiness dos Recordes. O capuccino gigante foi preparado no café de Ettore Diana, na cidade de Bolonha, e levou um dia inteiro para ficar pronto. Foram cerca de 500 litros de café e mil de leite espumoso, colocados numa xícara de 2,25 metros de altura. O recorde mobilizou 160 pesoas e dezenas de máquinas de café expresso.O recorde superou a marca de um capuccino de 1,1 mil litros, que pertencia a dois donos de cantina em Indiana, nos Estados Unidos.



Achei um concorrente...

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Ganhei...



...do Wolney! Adoro!



...da minha vovozinha! Te amo!

Mini Moka - Bialetti (para 1 xícara)

      Sério, eu quero! Não tô brincando!

      Achei na caféstore , em promoção por R$ 74,90 (Cafeteira Italiana Nuova Moka Mini Express Bialetti 1 xícara).

Bolo pé-de-moleque com café!


INGREDIENTES:

• 3 xícaras (chá) de açúcar
• 1½ xícara (chá) de água
• 1 xícara (chá) de café
• 10 g de cravo-da-índia
• 10 g de canela em pó
• 10 g de erva doce
• 3½ xícaras (chá) de massa de mandioca
• 2 ovos
• 125 g de margarina
• 100 g de castanha de caju triturada
• 100 ml de leite de coco
• ½ colher (chá) de sal
• 10 castanhas de caju inteiras para decorar


PREPARO:

      Coloque no fogo o açúcar, a água, o café, o cravo-da-índia, a canela em pó e a erva doce e deixe ferver. Retire e, após esfriar, coe o mel e reserve. Sove a massa de mandioca com os ovos, acrescente a margarina, a castanha e o mel. Por último, acrescente o leite de coco e o sal. Despeje sobre uma forma untada; coloque castanhas inteiras por cima e leve ao forno médio, pré-aquecido, por cerca de 1 hora. Espete um palito de madeira na massa e, se ele sair limpo e seco, está pronto.


RENDE 20 PORÇÕES.

Hummmmmmmm!



Fontes:
Bolo preparado pela doceira Laura Estima, da DOCE DE LAURA.
Fotografia Felipe Gombossy.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Presenteei-me!

      Gentem, depois que escrevi fiquei na dúvida: está certa a expressão "presenteei-me"?

       Enfim..... pulando a parte do português bem dizido e bem escrevinhado que ninguém correge, vou contar sobre meu presentinho. É presentinho mesmo! Um coadorzinho para 1 xícara. Ôooooo que cuti cuti! Quando vi no Grenat, não pensei duas vezes e arrematei essa coisinha... (R$ 12,00).

Olha como é pequenininho!

Eu estava usando um lindo esmalte azul. NOT!

Dependência de cafeína está mais ligada ao fígado que ao cérebro, diz estudo

O café é bonito de se ver, né?


Um estudo do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos revela que a dependência de cafeína está mais vinculada ao fígado e à capacidade do órgão para processar a substância que ao efeito que o consumo da substância provoca no cérebro. Os autores da pesquisa, que foi publicada na revista Public Library of Science, encontraram variantes dos dois genes que intervêm na decomposição da cafeína no fígado, e que são determinantes no momento de fazer com que uma pessoa seja mais propensa ou não a tomar café.

Fonte: Café Point

sábado, 23 de abril de 2011

Brasil Cacau - Tablete Passarela Paulista - Café

Falando em chocolate...

     

Fabi!
     Nada melhor do que ter bons amigos, não é mesmo? A Fabi _ amiga, madrinha e, principalmente, leitora número 1 aqui do Cheirinho de Café_  me presenteou com um tablete de chocolate sabor café da Brasil Cacau, chocolateria do mesmo grupo que a Kopenhagen. Chama-se Tablete Passarela Paulista e, pela definição do site: trata-se de uma combinação perfeita do mais puro chocolate ao leite unido ao delicioso sabor do café. Só pela definição do site mesmo.... O chocolate é ótimo, derrete na boca. Mas o gosto de café passou lá pelo Japão (e foi quase levado pelo tsunami, fala sério!).


Detalhe para o toque fashion do esmalte azul! Kkkk!

      Tenho reparado que a maioria dos chocolates à base de café são muuuuuuitos discretos quanto ao sabor. Presume-se que quem compra um chocolate sabor café, gostaria de sentir o sabor do CAFÉ, não parece óbvio? Mas não é! Creio que os fabricantes possuem receio em produzir algo com sabor muito acentuado e não ter saída no mercado, uma vez que o paladar do brasileiro tende ao chocolate ao leite, bem doce... Já até falei sobre isso quando ganhei um tablete de chocolate sabor café da Cacau Show.


   Aproveitei que estava escrevendo sobre os chocolates com café e comprei essa trufa na padaria aqui da quadra (mas você acha em toda padaria de Brasília!). A marca é Affines - Chocolate Real (eu não encontrei registro nem no Google _ e pra mim, não tá no Google, não existe! KKkkk!). Pois é gente, de Real só mesmo a parafina que eles usam no bombom, e de Café só o nome na etiqueta.
      Recebi uma mensagem de um anônimo falando que gosta muito da marca Affine e que seu chocolate é saboroso e fino. (Será que foi o mesmo que eu experimentei?)
      Claro que eu coloquei aqui no texto para mais pessoas terem acesso às diversas opiniões que eu recebo (que bom!).
      Alguém mais experimentou e quer dar sua opinião?

      Poxa! Estou querendo ter o privilégio de experimentar um chocolate com o VERDADEIRO SABOR DE CAFÉ!  Alguém sugere algum?

OPINIÃO DO LEITOR CAFEINADO:

      Adorei a maneira com que esse(a) leitor(a) me passou a informação de que a Brasil Cacau tem sim um chocolate com café com gosto de  café! Olha só: 
"Olá...tenho o chocolate perfeito para vc...tbm é da Brasil Cacau (mas, sem medo de ser feliz no café) é o Drageado de café...ele vem com o grão torrado de café em seu interior...beeeeeeeeeeem marcante o sabor do café...qd como esse drageado tenho a sensação de estar "comendo" café com chocolate...gosto de levá-lo para o cinema...Hummm"

Aí estão as drágeas. Estou curiosa......




Endereços da Brasil Cacau:

* Asa Norte Quadra SCLN 210 Bloco D Loja 12
* Asa Sul  SHC/S Comércio Local 407 Bloco C loja 04

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Ovos de Páscoa & Café


SAMBA : SENSACIONAL OVO DE GIANDUIA AO LEITE COM PEDACINHOS DE CAFÉ DE TORRA ESCURA PROVENIENTE DO CERRADO MINEIRO) *** ESTE CAFÉ APRESENTA NOTAS DE CACAU, AVELÃS E UM LEVE TOQUE FLORAL QUE HARMONIZAM PERFEITAMANTE COM O GIANDUIA.
 

Ovo Diet com Trufa de Café
Leo - Bolos e Doces



Recheado com creme sabor capuccino na casca e nos bombons internos, o lançamento da Kopenhagen é coberto com chocolate ao leite e tem 300 g; de acordo com o fabricante, o preço sugerido é R$ 75,90.


Ovo Capuccino - brigadeiro com chocolate nobre e café, um toque de leite Ninho e canela.
Isa Tavares


 Feliz Páscoa, Coffee People!

Celebrity with Caffeine: Chico Buarque

terça-feira, 19 de abril de 2011

Dia do Índio - Café El Indio

Café El Indio

       Fundada em 1933, Gabriel Kafati S.A. é a maior torrefação de café em Honduras. É ela que atende  milhares de consumidores interessados em apreciar o sabor e aroma requintado de "Café "El Indio ", uma das marcas mais reconhecidas da América Latina.

Porcão, Café e Tiririca



Que a minha nutricionista não veja isso...



        No último sábado (16/04) eu, Rafa e Arilson decidimos que queríamos comer muito, e , acreditem, o nosso comer muito é MUITO mesmo. Então fomos ao PORCÃO (nada melhor que rodízio!).

      Acho que sou uma das últimas representantes do sexo feminino que COME de verdade,  que consegue acompanhar o irmão e o marido na churrascaria, e na base da PICANHA!

      Não preciso nem dizer que o atendimento de lá é sensacional (exemplo para minha Campanha por um Melhor Atendimento em Brasília!) e a qualidade das carnes....hum (gentem, o que é o baby beef ao molho de alho? Você fica uma semana sem beijar na boca, mas vale a pena!). Foi um jantar exageradamente gostoso. Para finalizá-lo com chave de ouro, nada melhor que pedir um cafezinho! Certo?


Aqui a gente ficou sem vontade de sorrir....vai ver foi o café!

      Errado! Infelizmente, o café servido era ruim, ruim, ruim... Desculpem-me quem gosta, mas café Segafredo é de matar! Pedi um capuccino que teve até uma porção de chantilly para acompanhar, mas, não sei o que estava pior: o chantilly ou o capuccino...


      Fiz questão de escrever sobre isso porque creio que os estabelecimentos aqui de Brasília pecam em esquecer desse "detalhe" tão importante. Ainda não perceberam que servir um café de qualidade só enobrece a comida servida no local e faz o cliente ir 100% satisfeito para casa!

      Não teria sido muito melhor acabar o jantar no PORCÃO e degustar um café que fizesse a gente pensar: "Nossa, o toque final arrematou a refeição com excelência!"?!

       Bemmmm, fica registrada minha humirrde opinião (ou seria reclamação?!)...



      Aiiiiiii, Coffee People, eu preciso contar para vocês! Estávamos jantando quando reparei que o cara na mesa em frente era o Tiririca! Não segurei meu lado "Florentina de Jesus" e pedi para tirar uma foto com ele (tá aí em baixo para vocês me sacanearem à vontade):


Lembrem-se: ele é deputado federal de São Paulo.