quarta-feira, 9 de março de 2011

Cafés em Miami (Dicas?)

Olá, Coffee People!

      Estou de malas prontas para Miami (fui à cidade quando tinha meus 15 aninhos. Já tem uns anos...) e queria a opinião de vocês sobre algum Café massssssa que tem lá! Claro que já estou fazendo minhas pesquisas com o mestre Google, porém, a dica é sempre melhor quando vem de alguém que já visitou o local, não é?

News Cafe: Possui um breakfast que é servido 24 horas. Lá são servidos uns Cappuccinos bem incrementados com: Frangelico, Baileys Irish Cream, Kahlua, Amaretto di Saronno (todos $ 9,75).

Roberta Carlucci

Mango's Tropical Cafe: São servidos os "Coffees of the World": Spanish Coffee: Brandy & Kahlua, Topped with Whipped Cream $8.14, Irish Coffee: Bayleis, Bushmill's, Topped with Whipped Cream and Creme De Menthe $8.14 e Jamaican Coffee: Myer's Rum, Topped with Whipped Cream $8.14.

      Porém, o local tem uma pegada mais sensual, latina_ sente a fotinha que eu postei_ e como eu irei acompanhada da mamãe e da minha vozinha...não sei se será meu local de escolha (bem, nunca se sabe...)! Hihi!


Já aviso ao meu marido que esta é apenas uma foto ilustrativa para os leitores do blog conhecerem melhor o Mango's Tropical Cafe!

Bongo's Cuban Cafe: Achei o local deslumbrante mas não encontrei detalhes sobre o menu no site, então, não sei qual tipo de Café é servido. Humpft!


David's Cafe : Esse parece ser o mais tradicional em Miami. Em seu site está escrito: " The best café con leche on South Beach!" Mas também não encontrei especificações sobre o Café servido, e,  'the best' podem ter muitos espalhados pela cidade, não é?


 
Ice Box: Gentem, sobre esse eu já ouvi falar! Lá são servidos os Ice Cream Cakes/Sandwiches (uns sorvetinhos com biscoito) e tem um, que dizem ser maravilhoso, no sabor Cappuchino (assim mesmo!). Além do Coffee Cake (como descrito no menu: simple and delicious, great with any coffee). Vou ter que experimentar!
 
 
 
The Van Dyke Cafe: Pelo visto, eles não tem nem um atrativo cafeístico, mas eu achei o local lindo e quero visitar! Só o básico: Iced Coffees (em média $ 3,50) e espresso ($ 2,50).
 
 
Tem mais?

terça-feira, 8 de março de 2011

Café queima gordurinhas?


Pergunta enviada para Lucília Diniz na coluna Bem-Estar da Contigo:
Ouvi dizer que a consumir alimentos com cafeína antes de se exercitar ajuda a queimar gordura estocada, é verdade?

"Sim. A cafeína é considerada um alimento termogênico, ou seja, estimula o metabolismo a gastar mais energia, o que pode levar à perda de peso. Uma das melhores opções é o chá-verde, que ainda facilita a digestão, diminui o apetite e sua alta concentração de polifenóis ajuda a quimar gordura."

Gentem, só lembrando que é o Café puro com adoçante, não vale tomar Frapê achando que vai ficar esbelta...hihi! 

Por falar nisso...


      A Nutrilatina acaba de lançar o Advanced Cafeína Age, a maior concentação de cafeína pura em cápsulas disponível no mercado. Esse suplemento ajuda a potencializar o desempenho durante os treinos, aumentando a resistência aeróbica e favorecendo máxima definição muscular. Bem, pelo menos é o que o fabricante promete, né?

Nutrição Esportiva: Cafeína? Pode!

Liberada da lista de doping, a cafeína avança em popularidade entre os atletas. Entretanto, é preciso cautela no consumo, sob o risco de problemas como insônia ou gastrite.

Rafael Borges - Pedal Digital

      A dieta de atleta fez nascer uma antiga rotina após o almoço para Rafael Borges, 28 anos. Assim que acaba de comer, o ciclista bebe logo uma xícara de café. Em um dia, esse número, em geral, passa de quatro doses. E só faz aumentar em época de provas, a ponto de Rafael mandar manipular cápsulas de 200mg de cafeína para obter um melhor desempenho.
"A cafeína estimula, aumenta o foco, e você fica mais ligado durante as provas. Os médicos não recomendam tomar em dias quentes, porque ela aumenta a temperatura corporal. Aí, em vez de tomar uma cápsula, tomo só uma xícara." _ Rafael Borges, ciclista.
      A substância é um estimulante do sistema nervoso central que, ao chegar à corrente sanguínea, atinge o córtex cerebral. Ela provoca efeitos como a redução da fadiga e a melhora da concentração e da capacidade do desempenho de atividades motoras. A cafeína, que já foi classificada como ilícita, não é mais proibida pela Agência Mundial Antidoping (Wada) desde 2004, quando seus efeitos foram considerados irrisórios no desempenho dos competidores.

      “Não existe fundamento científico que comprove que ela aumenta a performance. Ela pode incrementar a performance, com doses pequenas, como uma xícara de café. Mas, em doses altas, vai gerar um tremor e, na maioria dos esportes, o atleta precisa de uma mobilidade fina para desempenhar suas funções”, explica o Dr. Eduardo Henrique De Rose, diretor do Departamento Antidoping do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

      “Não costumo receitar cafeína para os atletas porque ela vicia. Se você bebe muito café para obter um resultado, seu corpo se acostuma com ele e logo você precisa aumentar a dose”, afirma Cibele Basile Salomão, nutricionista. Ela indica a cafeína para aqueles que estão sem ânimo para realizar atividades físicas. Nesse caso, ela deve ser ingerida em forma de cápsulas manipuladas. Cada uma contém em média 200mg, mas a dose pode variar. “A gente manipula de acordo com o peso. Vai de 3mg a 10mg por quilo”, explica Cibele.

      A cafeína tem suas contraindicações. A pessoa que pratica exercícios à noite, por exemplo, precisa ingerir as cápsulas no período da tarde, para não sofrer insônia. Em pacientes com gastrite e úlcera, ela causa alta irritabilidade gástrica. A substância também aumenta sua capacidade de trabalho do coração, não sendo indicada às pessoas com problemas cardíacos.

 
 
Fonte: Super Esportes – Correio Braziliense  

sábado, 5 de março de 2011

Café é a melhor pedida para aguentar o Carnaval

Caribe 1

      Natural, consumido há séculos em todo o mundo, não calórico, e com benefícios comprovados para a saúde humana, especialmente para o cérebro, o café é o energético mais seguro - e gostoso - para o folião que quer encarar com muito pique o carnaval.

      De acordo com estudos realizados há duas décadas pelo Projeto Café e Coração, que envolve o Instituto do Coração (Incor), Hospital das Clínicas de São Paulo, Faculdade de Medicina da USP e o Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (PNP&D), da Embrapa, recomendam-se até quatro xícaras da bebida por dia para aumentar a performance do corpo e da mente.

      "A planta café é a ideal para um corpo sadio e uma mente sadia, ao contrário das bebidas artificiais, como energéticos, refrigerantes e isotônicos, que não trazem nenhum benefício para a saúde", diz o Ph.D em Medicina pela Universidade de Londres, médico, escritor e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Darcy Roberto Lima. Ele ressalta, ainda, que o café não traz dependência física nem desencadeia processos de depressão, graças à sua composição química que, além da cafeína, é rica em potássio, zinco, ferro, magnésio, diversos minerais, aminoácidos, proteínas, lipídeos, açúcares e polissacarídeos e uma enorme quantidade de polifenóis antioxidantes.

      Ressalvando os exageros, que devem ser evitados, o cardiologista baiano Maurício Nunes recomenda o uso do café com grande vantagem em relação aos energéticos industrializados e beberagens manufaturadas do mercado. "O café mantém o estado de alerta, e mesmo quando acontecem arritmias pelo uso excessivo, elas são benignas e facilmente contornáveis", afirma Maurício Nunes.


Fonte: AgriPress, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

Eu quero!

É simples, é linda.
Da Etna.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Roupas de Café

Camisetas esportivas criadas a partir de pó de café pela marca de Taiwan S. Café

     O pó de Café que é deixado de lado após a produção da bebida é transformado em roupas esportivas pela empresa taiwanesa Singtex Industrial Company.

      O processo de produção, pensado há quatro anos pelo diretor geral do grupo Jason Chen e três cientistas, é similar ao utilizado em bambus transformados em tecidos. A linha orgânica vendida pela marca S.Café conta com peças leves e frescas, de rápida secagem, com proteção a raios UV e controle de odor.

      O rendimento da matéria-prima é de uma xícara de pó de Café para duas camisetas. A Singtex recebe, por mês e gratuitamente, entre 300kg e 400kg do pó utilizado pela cadeia Starbucks.

      Além das peças feitas com Café, a empresa também produz roupas criadas a partir de cocos e garrafas pet.

 
 
Fonte: UOL Estilo

Effect from Coffee on brain

Fonte: A Cup of Coffee

Clique sobre a imagem para ampliá-la.

"O poder da mente do homem é diretamente proporcional à quantidade de café que ele bebe."

James Mackintosh

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Mousse de Espresso


Ingredientes:
  • 450 g de chocolate em barra
  • 45 ml de espresso
  • 25 g de manteiga sem sal 
  •  4 ovos

Preparo:

Copinhos de chocolate:

      Para cada copo de chocolate, corte uma folha dupla de papel-alumínio em formato quadrado de cerca de 15 cm. Use uma laranja pequena como molde, deixando as pontas soltas para dar forma ao copo. Remova a laranja e pressione o fundo para criar a base. Repita a operação para os outros copos. Quebre 225 g da barra de chocolate em pequenos pedaços e coloque em uma tigela em banho-maria. Mexa o chocolate até que fique derretido completamente. Espalhe-o com uma colher nas paredes internas do copo de papel-alumínio, revestindo todos os lados. Refrigere por 30 minutos, ou até endurecer. Retire cuidadosamente a folha de papel-alumínio.

Mousse:

      Coloque o chocolate e o espresso em uma tigela em banho-maria para derreter. Quando estiver líquido, adicione a manteiga aos poucos. Retire do banho-maria e adicione as gemas de ovo. Misture bem. Bata as claras em neve separadamente até ficar uma mistura consistente. Adicione na tigela as claras e a mistura de chocolate. Refrigere por pelo menos 3 horas. Para servir, coloque a musse nos copos de chocolate.

Rende quatro porções.


Fonte: Revista Espresso

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Velas Nespresso: aroma de Café pela casa



      A Nespresso convida os apreciadores de Café a descobrir uma coleção exclusiva de velas perfumadas que revela a mesma essência do Café gourmet. A gama de delicadas fragrâncias foi criada pela perfumista, Olivia Giacobetti.

      Inspirada no calor da Etiópia, um terreno fresco e poderoso para o cultivo de Café, Giacobetti criou a vela Terre d'Arabica.

      Baseando-se na cor clara da planta de Café de Maragogype, da Nicarágua, maltada e ligeiramente tostada, a vela Bois de Maragogype, proporciona uma delicada fragrância de cereais.

      Se, ao contrário, a pessoa preferir um aroma de flores brancas com um toque de limão e cacau, a Nespresso recomenda a vela Fleur de Moka.

      A fragrância dos grãos de Café sem torrar, secos ao sol, pode ser encontrada na vela Grain Esmeraude.

     A vela Café Flambé é baseada no famoso Café de New Orleans, com sua forte fragrância de condimentos, flambado com rum.

      As informações aqui.



Fonte: Juliana Santin

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Hidden Animal Teacups


      Imaginem tomar seu Café e surgir, no meio da xícara, um urso, coruja ou veado? Essa é a idéia das Hidden Animal Teacups, vendidas no site Amazon, por 22 dólares cada uma. Ui!


Fonte: Marketing na Cozinha

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Guardar ou não o Café na geladeira?

   
     Olá, Coffee People!

      Vocês se lembram que postei aqui no blog, algumas dicas da barista Cleia Junqueira, do Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé)?

      Pois bem, ela explicava que:
"A geladeira ajuda a conservar melhor as propriedades do Café. Em uma embalagem hermeticamente fechada, ele não vai umedecer. Se eu guardar o Café em um pacote mal vedado, o pó vai umedecer e absorver todos os outros aromas da geladeira. Não é que estrague, porque Café não estraga. Mas o aroma e o sabor vão ser alterados"

      Esses dias, folheando a revista Máxima, li a seguinte informação:

Cada vez que você tira e coloca o Café no refrigerador, ele fica exposto a temperaturas flutuantes que provocam condensação  e umidade, alterando o sabor da bebida, diz John McGregor, professor da Universidade de Clemson, na Carolina do Sul (EUA). O melhor é armazenar o Café num pote bem fechado e em lugar seco e fresco. 
      As meninas (Patrícia, Kelly e Stela) do Mexido de Idéias, conversaram com a cafeóloga Elaine Relvas, formada em Engenharia de Alimentos pela Escola de Engenharia Mauá e pós-graduada em Administração Industrial pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini – USP, para descobrir a melhor forma de armazenar o Café torrado e moido.

      Barista, degustadora e profissional especializada em avaliação sensorial de Café, ela passou preciosas informações. "Na indústria, o Café depois de torrado e moído deve ser embalado rapidamente em embalagens a vácuo ou com atmosfera modificada (uma mistura de gases usada para preservar os alimentos). Entretanto, depois de aberto, é importante que o pó seja colocado em potes fechados e escuros, preferencialmente. Assim a luz, que facilita a oxidação, fica menos intensa preservando ainda mais o produto’’ explica.

      Ao se oxidarem, os óleos aromáticos do Café são transformados com o tempo. Essas substâncias não causam mal a saúde, mas alteram o sabor da bebida. Por isso, a cafeóloga recomenda que após de aberto, o Café seja consumido em 15 dias ou armazenado no freezer.

      Segundo Eliane, outro passo importante para manter as propriedades do Café é guardá-lo na geladeira. As baixas temperaturas ajudam a preservar o aroma no produto e, por sua vez, na bebida também. Ao enfatizar as técnicas de conservação, ela resume: "Evite potes abertos e tranparentes. Os ideais são de inox. Após aberto, o consumo deve ser rápido para ser bem gostoso.’’


Agora, fiquei na dúvida: guardar ou não o Café na geladeira?


      ***Opa, opa, opa! Mais uma opinião que vale a pena postar aqui:

Conversei com a Juliana Pedro - proprietária do Café Ernesto - e ela me contou que guarda seu pó de café em um pote hermeticamente fechado e à temperatura ambiente para o café não "suar" na geladeira e perder seu aroma e sabor!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Fala sério, Starbucks!




      Depois dos já conhecidos tamanhos Tall, Grande e Venti, a Starbucks inaugura agora o tamanho Trenta, de 916ml, que será usado apenas para as bebidas geladas. Para se ter uma ideia do quanto isso significa, esse infográfico compara os tamanhos atuais dos copos da Starbucks com uma latinha de bebida tradicional e o volume médio que o estômago humano comporta. Repare, o Trenta é maior que o aceitável para a maioria das pessoas. Fala sério, Starbucks!

      O Marcio Tsuyoshi Suzaki comentou no Facebook: "Afe maria! Já pensou morrer de overdose de café? o_O "



Fonte: Marketing na Cozinha

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Presente!

...da minha mãezinha!
Não são lindas?


Café vendido no mercado interno terá padrão mínimo de qualidade

Produto brasileiro ou importado poderá ter, no máximo, 1% de impurezas.



      O café vendido no mercado interno precisará ter um padrão mínimo de qualidade oferecido ao consumidor brasileiro. A partir de fevereiro, o governo vai exigir da indústria do café um padrão básico de sabor, aroma e fragrância e um porcentual máximo de impurezas. A regulamentação foi anunciada pelo ministro da Agricultura, Wagner Rossi.

      A instrução normativa do ministério, deve começar a vigorar em nove meses. As medidas são válidas para o café torrado em grão e para o café torrado e moído. Segundo o ministro, o consumidor terá a segurança atestada pelo governo de saborear um café mais puro e com um nível mínimo de qualidade.

      O regulamento define exigências de porcentual máximo de impurezas, além de um padrão básico de sabor, aroma e fragrância da segunda bebida mais consumida do país, atrás apenas da água. A medida estabelece que o café produzido no Brasil ou o importado só poderá ter, no máximo, 1% de impurezas. A presença de umidade no grão torrado ou moído também não poderá ultrapassar 5%. Serão observados, ainda, o estado de conservação do produto, aparência, odor e informações de rotulagem, como nome de fabricante, lote, prazo de validade e país de origem, quando for o caso.

     Os fiscais do ministério da Agricultura vão fazer o controle da qualidade por meio de testes de amostragem nos supermercados e pontos de vendas do varejo. As novas regras de qualidade para o café vendido no país, tem o intuito de resgatar o "respeito" pelo café brasileiro.

CANAL RURAL