quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Cristina Colina da Pedra - Cafés Especiais / por Ilana Paiva


Fachada

      Conheci o Café Cristina por acaso. Há dois anos estava em outro lugar e como não serviam cappuccino me indicaram o Cristina. Localizada na 202 Norte, a cafeteria já me encantou. O lugar pequenininho, que é virado para a quadra e fica entre o Armazém do Ferreira, é bem aconchegante. O charme é maior devido à parede rústica, composta de barro e bambu, feito pelo artista plástico Nem. Também ficam expostas bonecas de pano feitas durante a entressafra, pelas mulheres que colhem café da cidade de Cristina.

Detalhe da parede de barro e bambu do artista plástico Nem.

      Bom, o diferencial é o fato da cafeteria só vender bebidas feitas com café. Não há o que comer. Isso inicialmente faz falta, mas depois você se adapta. O cardápio é pequeno, mas não significa que você não vai ficar em dúvida sobre o que tomar. Isso porque os drinks são bonitos e parecem ser bem saborosos. Eu não experimentei todos, mas a minha preferência é o cappuccino chocolate. Também existem bebidas como Irish Coffee e alguns drinks gelados.

O espresso!
Os cappuccinos!

      O atendimento é feito pelo barista que estiver na cafeteria e eles são bem solícitos. São bem informados sobre café e tem paciência para explicar todas as dúvidas sobre o assunto. Vale à pena ressaltar que a vencedora do último campeonato de barista (matéria aqui), Thamy Bruno, trabalha na cafeteria. A bebida pedida não costuma demorar, porém, como o Café Cristina também atende ao Armazém do Ferreira pode ser que em algum momento você tenha que esperar um pouco. Mas nada em excesso.

Thamy Bruno fazendo as "honras"da casa!

      Os cafés oferecidos são produzidos pelo próprio Café Cristina, na cidade de Cristina em Minas Gerais. As variedades do café são o Edição Especial ( blend dos melhores grãos produzidos), Orgânico (tem certificação de produto orgânico e é considerado um grão que não possui mistura de outros grãos) e o Grand Cru (também é um blend mas tem a torra média escura, o que proporciona uma baixa acidez e um corpo bem aveludado). Eles também estão à venda para quem quiser e os grãos podem ser moídos na hora.

Produtos à venda.
 
      Fazenda no município de Cristina, sul de Minas Gerais. Uma região de altitude elevada - entre 800 a 1400 metros - pertencente ao conjunto da serra da Mantiqueira, terra de solo rico, com regime de chuvas equilibrado ao longo do ano, ideal para o cultivo de cafés especiais.
 
      Eu indico o Café Cristina para os meus amigos não só pelo café mas pelas boas companhias que se pode conhecer lá. Eu já fui várias vezes sozinha e sempre acabei papeando com desconhecidos e saindo muito mais alegre do que entrei.


Ilana,

      Creio que com sua companhia, qualquer Café fica muito mais interessante!
      Adorei o seu texto e acho que muita gente vai querer conferir de perto o Café Cristina.
      O Cheirinho de Café ficou bem mais charmoso com sua participação!
    
      Um grande beijo,

Thays

domingo, 28 de agosto de 2011

TNT - Campeonato de Latte Art - Ernesto Café

Boa noite, Coffee People!

      Esse é o segundo Thursday Night Throwdown_TNT_ que eu participo (já falei do primeiro aqui). O evento acontece toda última quinta-feira do mês e reúne baristas de várias cafeterias para competirem pelo melhor latte art.

      A inspiração da disputa, aqui no Brasil, veio do Octane Coffee (Atlanta) que reúne cerca de 60 baristas por noite para a competição do latte art. E o Ben Helfen, proprietário do Octane e membro do conselho executivo do Barista Guild of America, se inspirou em um encontro informal de latte art no Counter Culture Training Center, em Washington.

"A" MÁQUINA!
 Lembrem-se que já comparei a La Marzocco com uma Maseratti aqui, o resto é tudo carro popular!!!

      Ben conta que o clima no local era muito descontraído, todos bebendo e tendo bons momentos praticando o free pouring (desenho usando somente a leiteira) apenas por diversão, para ver quem era o melhor. “O encontro no Counter Culture Training Center e o free pouring realmente me inspiraram. Eu voltei para Atlanta querendo que aquela sensação boa continuasse, então, criei o Thursday Night Throwdown. Nós fazemos a competição às quintas-feiras, e achamos que TNT era uma abreviação divertida e pegou.” No Octane o torneio acontece às segundas quintas-feiras de cada mês.

      “Um latte com uma bela arte ainda pode ter gosto horrível. Eu acho que para muitos baristas, preparar um bom latte é a base que eles precisam para começarem a se tornar melhores profissionais. Então, a importância do evento é construir uma comunidade do café em Atlanta. Nós estamos todos nos comunicando e nos encontrando. Podemos aprender uns com os outros e continuar a evoluir na direção da perfeição”, conta Ben.

Baristas e amigos reunidos: Caroline Dantas, Paulinho, Aline, André Birolli, Thamy Bruno, Bruno e a Juliana (proprietária do Ernesto Café )  

"Artistas" do Ernesto!
Além de executarem latte art de fazer inveja, esbanjam simpatia!

Emanuelle, Baristinha, Suzane, eu e Patrícia.
Café & Complementos sempre presente!

      Creio que o mesmo está acontecendo aqui em Brasília. Aos poucos, os baristas da cidade estão trocando mais idéias, se encontrando, conversando mais, com o intuito de formarem um grupo mais forte e evoluirem no mercado.  Há também, a preocupação com a qualidade dos cafés utilizados para se fazer um bom caffè latte. Nessa noite, todo café usado foi o Blend do próprio Ernesto Café.

Paulinho Lima abrindo o evento sob o olhar atento de Juliana Pedro!
Juízas (a Chris já havia participado do TNT/Zuu) e a Aline da Diletto.

      Rola uma apostinha báaasica (nesse TNT o "prêmio" era R$85,00 - dá um cineminha, né?) e então, são formadas as chaves com dois competidores cada, até que sobrem apenas dois finalistas.
  
Baristinha X Bruno 

Olha que beleza o latte art do Baristinha! Dizem as más línguas que ele mandou bem pois iria casar no dia seguinte e estava cheio de amor!!! Hahaha!

Mariles X Paulinho

A Mariles (latte da esquerda) amarelou!
 Eu sei que ela faz latte art perfeitamente! Já até postei aqui no blog!

Suzane X Kabir
Kabir (direita) mandou melhor!

Birolli X Thamy
O Birolli se saiu melhor.
Paulinho X Baristinha
Segundo Round
Detalhe

Paulinho se saiu melhor (esse já era meu terceiro cappuccino da noite, hihi!)
Nessa hora, eu já estava com tanta cafeína na veia, que nem sei de quem são os latte art, sorry!

Agora, o duelo final:

Diego X Kabir

E os dedinhos X9 dos juízes escolheram......Diego (Suplicy)!

Abaixo, as chaves (e o vencedor) do TNT Ernesto Café:

Parabéns, Diego!!!
O campeão!
 
A obra-prima do Diego.

Mereceu!!!

      Esse TNT foi especial porque FINALMENTE conheci o estagiário do "brog"! Para quem não sabe, o  Márcio Suzaki colaborava com o "Cheirinho" através de e-mails e nunca nos encontramos pessoalmente. Ele é a simpatia que eu imaginava (#babaovo) e estava todo equipado com sua máquina fotográfica fucking good e iPhone mega top de linha. Tem estagiário mais eficiente que esse? Duvido! Aproveito para dar todo o crédito das fotos à ele (só faltou uma de nós dois, né?)!

Nesse TNT fiz novos amigos (eu e a filhinha da Carol)...
... e tomei muito CAFÉ!!!
(Seu Creysson feelings!)
Eu X Seu Creysson

      Todos estão convidados para o próximo TNT (assim que confirmarem a cafeteria, divulgo aqui no blog, ok?)!

      Trata-se de um evento aberto ao público. Você aprecia o belo trabalho dos baristas, surpreende-se com as inúmeras apresentações do latte art e ainda toma muitos cappuccinos grátis! Tem coisa melhor?

sábado, 27 de agosto de 2011

Degustação do Café SOK (Amsterdam) com Ricardo e Romoaldo (blog Café & Conversa)


       Encontrei-me com o Ricardo e o Romualdo (#duplasertanejafeelings), do Café & Conversa, no Grenat (202 sul), lugar cativo dos dois. Fui meio receosa, achando que atrapalharia a reunião (afinal, estavam organizando as idéias para o blog); mas, a atmosfera era de total descontração.

      Tive o prazer de degustar um café muito especial! Trata-se do SOK (Amsterdam), torrado no dia 04/08. O blend é 100% Panama e o taste profile de morango. Você pode estar pensando: café com gosto de morango? Nem euzinha acreditei quando li o perfil do sabor. Mas, eu juro, pela Nossa Senhora do Espresso Bem Tirado, que o retrogosto do dito cujo é de morango mesmo! 

Café com taste profile de morango só podia vir de Amsterdam mesmo... se é que vocês me entendem...

      O café foi feito no coador e o Ricardo aproveitou para me explicar que, muitas vezes, certos aromas e sabores só são percebidos quando o pó é coado, pois o processo de extração pela máquina de espresso pode "mascarar" alguns desses elementos. Ou seja, nem sempre o espresso é o melhor café!

      A Luciana Sturba, proprietária do Grenat e amiga dos meninos, resumiu bem o que todos nós sentimos ao tomar o café: "Parece um abraço!"  

Existe definição mais carinhosa para um café?


Tentamos fazer o Romoaldo olhar para a máquina...
  
...mais uma tentativa (eu e o Ricardo firmes na pose!)
 
Desistimos! Vai assim mesmo!

Obrigada, Ricardo e Romoaldo! Nada melhor que um bom café com ótimas companhias!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Fran's Café - Deem sua opinião!


  Meu café da manhã de hoje!

   Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o Fran's Café! Depois farei um post especial só para ele.

Comentem, coffee people!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Público jovem quer mais café

      Na última semana, a pesquisa Tendências do Consumo do Café, divulgada pela Associação Brasileira da Indústria do Café com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, demonstra exatamente que a nova geração quer mais café, especificamente, no Brasil.

      Segundo o levantamento, de 2003 a 2010, o percentual de pessoas que apreciam o café entre as bebidas habituais, apronta um crescimento de 85% para 91% entre jovens de 15 a 19 anos, de 83% para 90% na faixa dos 20 aos 26 anos, de 86% para 94% na faixa dos 27 aos 35 anos e acima dos 36 anos, de 96% para 98%.

      Para ver de perto esta mudança de comportamento, basta dar uma volta pelas redes de cafeterias ou casas especializadas em cafés especiais nas grandes cidades para notar que o público jovem está presente, pedindo sua bebida quente ou gelada. Este consumo fora de casa, segundo a Abic, também cresceu. O crescimento do hábito de tomar cafés em padarias, por exemplo, cresceu, em oito anos, 307% (pô, 307%!)

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Coffee Shoes

       Kobi Levi é um gato designer de sapatos muito lindo criativo, formado pela Academia Bezalel de Arte e Design, em Jerusalém.

      Foi ele quem projetou os Coffee Shoes:

 Você usaria?