Bruno Okamoto, Thamy Bruno, José Kabir, Daniel Viana e Saulo Ribeiro. O Pedro Gabriel já tinha ido embora... |
Fui ao 6º Campeonato Regional de Barista que aconteceu no Centro de Convenções Ulisses Guimarães. Esse é o evento responsável por selecionar competidores para o 11º Campeonato Brasileiro de Barista, em 2012. Eu só ia postar sobre o assunto quando "roubasse" algumas fotos da Caroline Dantas, praticamente a fotógarafa do evento, mas, como ela ainda não divulgou as fotos, o post vai ser com as minhas fotos tosqueiras mesmo.
Essa sou eu toda feliz de estar conferindo o Campeonato! Foto: Ricardo Icassatti Hermano |
A competição foi organizada pela Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB) e teve como realizador local o Cristina Cafés Especiais. Este ano, a competição aconteceu no Espaço Café Show, dentro do 23º Congresso da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).
Foram dez inscritos na etapa Centro-Oeste, porém, só seis competiram. Cada competidor preparou, em 15 minutos, quatro espressos, quatro cappuccinos e quatro drinques de assinatura. As bebidas foram avaliadas por quatro juízes sensoriais, enquanto os procedimentos relativos ao preparo foram avaliados por dois juízes técnicos.
Os juízes foram: (estou um pouco na dúvida se faltou alguém, mas vou citar todos que eu lembrei)
Os juízes. |
Prestam atenção na explicação. |
Experimentam. |
Dão as notas. |
1- Georgia Franco de Souza (proprietária do Lucca Cafés Especiais-Batel, onde trabalha o Felipe Oliveira que ganhou o último Campeonato Brasileiro de Barista)
2- Carolina Franco (4º lugar do mundial de Cup Tasters e bicampeã Brasileira de Cup Tasters)
3- Kátia (Monin)
4- Roberta (Correio Braziliense)
5- João (Chef de Cozinha)
6- Paulinho Lima (Barista)
7- Romoaldo de Souza (Blog Café & Conversa)
A ordem de apresentação foi a seguinte:
1- Daniel Viana (Morada Mineira e campeão do Campeonato do ano passado!):
O drink assinatura do Daniel levou uma infusão de louro, flor de sal e chocolate mexicano (Stan).
Marcação cerrada dos juízes! |
2- José Kabir (Cristina Colina da Pedra):
O drink assinatura do Zé levou maçã, água tônica, açúcar de gengibre e água de côco. Obs: A Ilana Paiva (jornalista) gostou muito desse drink refrescante!
Foto: Ricardo Icassatti Hermano |
3- Bruno Okamoto (Tio Gú Café):
O Brunão (#íntima) usou chá de flores e frutos, cereja ao marrasquino, creme de leite batido, xarope de capim santo e açúcar de baunilha (que é bem gostosinho!)
Foto: Ricardo Icassatti Hermano |
Olha que lindo o cappuccino do Bruno! Foto: Ricardo Icassatti Hermano |
4- Pedro Gabriel (Cristina Colina da Pedra):
O Gabriel usou cajuína e physalis.
Pra quem não sabe o que é physalis (eu também não sabia!) Fotos: Ricardo Icassatti Hermano |
5- Saulo Ribeiro (Cristina Colina da Pedra):
O Saulinho (2 metros de altura) usou uva niagara e gengibre.
6- Thamy Bruno (Cristina Colina da Pedra):
E a Thamy usou uma isca de tamarindo caramelizada e geléia de flor de hibisco (com a qual ela pincelou a taça onde serviu o drink e conseguiu um efeito magnífico!).
Olha as taças pinceladas com a geléia, que efeito lindo! Foto: Ricardo Icassatti Hermano |
Muitos disseram, ironicamente, que o Campeonato deveria se chamar Café Cristina e Convidados devido à supremacia dos baristas de lá. Porém, isso vale como um alerta às outras Cafeterias para que também invistam em seus baristas, propiciem a participação em eventos dessa importância, acreditem no potencial de seu funcionário. Afinal, a Cafeteria só tem a ganhar com o prestígio de um barista campeão, não é mesmo?
Em cada evento que participo, conheço novas pessoas e aprendo muito com elas. Não foi diferente desta vez. Já tinha tido o prazer de conhecer o Ricardo Icassati no TNT Latte Art e pude conhecer também seu parceiro de blog (muito sério, na ocasião) Romoaldo de Souza (juiz da competição).
Bebel, eu e Ricardo. |
Em cada evento que participo, conheço novas pessoas e aprendo muito com elas. Não foi diferente desta vez. Já tinha tido o prazer de conhecer o Ricardo Icassati no TNT Latte Art e pude conhecer também seu parceiro de blog (muito sério, na ocasião) Romoaldo de Souza (juiz da competição).
Os dois são responsáveis por, sozinhos, colocarem em andamento a regulamentação da profissão de barista no Brasil. No momento, só falta a Câmara votar à favor. Ou seja, todos da área já devem um "muito obrigado" à esses dois.
Conheci a Ilana Paiva, jornalista, doce de pessoa que ama o cheirinho de café (agora também o blog, hihi!), mas não gosta do gosto do espresso propriamente dito. Vai entender?! Falei que vou levá-la para tomar uns espressos "porretas", aí quero ver ela falar que não gostou! (#promessaédívida)
Eu e Sú! |
Não podia faltar a Suzane Ferreira da Café & Complementos , minha barista do coração, e que não participou do Campeonato devido à correria por causa dos eventos concomitantes em que ela está trabalhando. Além do 23º Congresso da Abrasel, ela também está apreparando o stand da loja no I Festival de Inverno no Terraço Shopping.
Mas, chega de lero-lero e vamos para o que interessa:
RESULTADOS:
Thamy! Thamy! Thamy! Foto: Ricardo Icassatti Hermano |
* Thamy Bruno foi a grande campeã do Campeonato (#poderfeminino)
* Pedro Gabriel ficou em segundo lugar.
* Saulo Ribeiro ficou em terceiro lugar.
* Daniel viana ficou em quarto lugar.
* José Kabir ficou em quinto lugar.
* Bruno Okamoto ficou em sexto lugar.
E phhysalis é bom?
ResponderExcluirCaramba, acabo de ler o seu post e ficou muito legal. E de repente eu me encontro no meio dele, fiquei lisongeada.
ResponderExcluirAguardo o convite para o café, para enfim aprender a gostar do sabor dele sem o acréscimo de leite! haiuhauihuiah...
Foi um prazer conhecê-la. Até breve!!
Bjo
Tudo de excelente!!
=**
Excelente cobertura do evento!
ResponderExcluirSeu texto é simples e eficiente.
Passa a informação e sua opinião de maneira adequada e divertida.
Parabéns!
Achei o campeonato fraco!
ResponderExcluirNão experimentei physalis, mas quem experimentou fez caretinha e disse que é azedo.
ResponderExcluirIlana Paiva,
ResponderExcluirVc foi uma ótima surpresa no Campeonato. Fez com que os intermináveis intervalos entre as apresentações ficassem mais divertidos.
Obrigada!
Oi, Hugo Paiva (eita, vc é parente da Ilana? rs)
ResponderExcluirObrigada pelo elogio, mas, honestamente, esse texto, em especial, não foi muito elaborado hihi!
Espero melhorar no próximo e merecer seu elogio!
Abraço,
Para o anônimo que achou o campeonato fraco só posso dizer uma coisa: concordo!
ResponderExcluirAcho que Brasília possui mais profissionais competentes além dos que se apresentaram, a estrutura para o Campeonato ficou aquém do que uma capital poderia oferecer, a divulgação então....hiiiii, nem se fala, teve barista sabendo da competição na véspera! Resumindo.... fraco mesmo!
Abraço,