A grande virtude do creme brulée é a brincadeira de quebrar a casquinha crocante do açúcar caramelizado feito gelo em cima de um lago. Atravessar heroicamente a dura camada com a colher e encontrar o creme. Saborear a textura aveludada com a crocância da casquinha de açúcar não tem preço!
A autoria da receita é disputada por franceses, espanhóis e ingleses. Mas vamos dar o crédito aos franceses, afinal, o nome consagrado é decididamente francês: creme brûlée (que na tradução, significa creme queimado), com direito a todos os acentos que a língua emprega.
O primeiro registro da receita encontra-se no livro de François Massialot de 1691, cozinheiro de Felipe de Orleans. Hoje é fartamente encontrada no cardápio de muitos restaurantes europeus. Essa, do post de hoje, saboreei num pequeno restaurante na região da Toscana usando expresso no creme e pó de café na superfície por baixo do caramelo de açúcar.
Os italianos adoram agregar ingredientes queridinhos em receitas consagradas e, como sabemos, eles são grandes amantes do café. Os franceses que me desculpem, mas acho que lá estava o tantinho de sabor que faltava para mim na monótona receita original, o café. Vamos apostar?
Receita de Crême Brûlée com café
Tempo de preparo: 1 hora e meia
Rendimento: 4 porções
Ingredientes:
500 ml de creme de leite fresco
5 gemas
75 gramas de açúcar
1 xícara de café espresso
1 fava de baunilha ou 1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher (chá) de café moído
4 colheres (sopa) de açúcar para caramelizar
Modo de Preparo:
Em um bowl, misture bem as gemas e o açúcar.
Acrescente o creme de leite, mexa bem e peneire.
Adicione a baunilha e o expresso. Coloque em forminhas e leve ao forno (100ºC) por aproximadamente 45 – 60 minutos ou até o creme ficar firme. Retire e deixe esfriar.
Dica:
Fonte: Mexido de Idéias
Polvilhe um pouco de pó de café em cima do creme e depois coloque açúcar cristal. Caramelize, com colher quente ou maçarico.
Dica:
Se não tiver maçarico, esquente uma colher de sopa e coloque em cima do açúcar cristalizado para caramelizar. Repita a função até endurecer toda superfície.
Fonte: Mexido de Idéias
Meu blog foi raqueado! Adeus meus queridos!
ResponderExcluirIsso é sério Thays?
ExcluirInfelizmente sim. Mas já escrevi para o Google e estou aguardando a reparação do erro. Sniff! :(
Excluir