segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

DO PLANTIO À XÍCARA: ENSEI NETO LANÇA LIVRO COM A HISTÓRIA DO CAFÉ E DELICIOSAS RECEITAS

                                  Autor é um dos maiores nomes no cenário de cafés


Uma das bebidas mais queridas do mundo, o café pode funcionar, a cada momento do dia, como um verdadeiro amigo. De autoria de Ensei Neto e com lançamento marcado em Brasília para esta quinta-feira, dia 14 de fevereiro, este livro apresenta um pouco sobre a história do café, desde a lendária e divertida descoberta das sementes de uma pequena árvore nativa das florestas do leste da África, até a expansão do cultivo do café por muitos países de clima tropical, além de deliciosas receitas - como café vienense, espresso caipira, caviar de café e risotto al caffè.

PRINCIPAL PRODUTOR DE CAFÉ

No Brasil, as primeiras sementes do cafeeiro chegaram ao Pará, em 1727, trazidas pelo sargento Francisco de Melo Palheta. De acordo com a história, o galanteador Palheta teria seduzido a esposa do então governador da Guiana Francesa para conseguir o cobiçado tesouro. A partir de então, o Brasil em razão de ter se especializado em grandes áreas cultivadas, como havia sido com a cana-de-açúcar, fez do café uma cultura promissora. Em 1889, o Brasil chegou ao posto de maior produtor de café do mundo, posição em que se mantém com folga até hoje.

O cultivo de café trouxe riqueza ao País, impulsionando o desenvolvimento de portos e cidades, representados por Santos, que se tornou o maior porto do Brasil, e por São Paulo, que é uma das maiores cidades do mundo.
DICAS E CURIOSIDADES SOBRE O CAFÉ

Adoçar ou não adoçar? Um bom café é resultado da colheita de frutas maduras, portanto, ele deve ser naturalmente adocicado. Se há certeza sobre a boa qualidade do café, tente adoçar cada vez menos. O açúcar e os adoçantes, em geral, modificam o sabor original de qualquer bebida, inclusive do café. Entretanto, se a preferência é pelos cafés tradicionais e extrafortes, o açúcar minimiza o amargo medicinal.

Café se bebe apenas quente? Um bom café fica melhor quando esfria. Na verdade, percebe-se melhor os sabores quando uma bebida ou comida fica morna, próximo à temperatura do corpo. E nada de garrafa térmica! É melhor que o café esfrie lentamente em um jarro, pois, se estiver quente em uma garrafa térmica, a bebida se oxida mais rapidamente, tornando-se menos saborosa.

Explore o desconhecido! Vale a pena experimentar café de diferentes origens ou produtores. Assim com o vinho, a produção do café é muito influenciada pelo clima, fazendo com que a bebida seja diferente a cada safra.

Fonte: Receitinhas para você - Café
SERVIÇO

SOBRE O AUTOR

Ensei Neto é paulistano, músico e tem licenciatura em piano, arranjo e composição. É engenheiro-químico pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), com especialização em tecnologia de alimentos e marketing. Presta consultoria na área de bebidas e alimentos, além de ministrar cursos e treinamentos em análise sensorial de bebidas e alimentos, ciência da torra do café e processos industriais. Entrou no mundo do café há 30 anos e escreve sobre o tema no blog The Coffee Traveler; no Caderno Paladar, do jornal O Estado de S.Paulo; e em diversas publicações internacionais.

                                                                                                                                      
FICHA TÉCNICA

Título: Receitinhas para você - Café
Autor: Ensei Neto
Editora: SESI-SP
Páginas:112
Preço: R$ 32,00

SESI-SP EDITORA
Em poucos anos de vida, a SESI-SP Editora já acumula mais de 60 prêmios das mais renomadas instituições. São 11 Prêmios Jabutis, 3 HQ Mix (Melhor Livro do ano 2014 e melhor Editora 2017), entre muitos outros.
Em 2018, o livro Infâncias – Aqui em Além Mar recebeu o prêmio de Livro do Ano pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), além de mais de 30 livros do catálogo receberem o Selo de Altamente Recomendável da instituição durante os últimos anos. A editora recebeu também o Selo Cátedra 10 da Unesco por três livros, entre outras premiações, ano passado.   
Fundada em 2011, a SESI-SP Editora tem mais de mil livros em catálogo, sendo referência na edição de HQ’s nacionais e europeias. Em 2016, recebeu da Cosac Naify a doação de 900 obras, que serão editadas no decorrer dos próximos anos. Conheça nossas publicações no site:www.sesispeditora.com.br
Sucesso do Cliente - Clique para Mostrar Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário