quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Guardar ou não o Café na geladeira?

   
     Olá, Coffee People!

      Vocês se lembram que postei aqui no blog, algumas dicas da barista Cleia Junqueira, do Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé)?

      Pois bem, ela explicava que:
"A geladeira ajuda a conservar melhor as propriedades do Café. Em uma embalagem hermeticamente fechada, ele não vai umedecer. Se eu guardar o Café em um pacote mal vedado, o pó vai umedecer e absorver todos os outros aromas da geladeira. Não é que estrague, porque Café não estraga. Mas o aroma e o sabor vão ser alterados"

      Esses dias, folheando a revista Máxima, li a seguinte informação:

Cada vez que você tira e coloca o Café no refrigerador, ele fica exposto a temperaturas flutuantes que provocam condensação  e umidade, alterando o sabor da bebida, diz John McGregor, professor da Universidade de Clemson, na Carolina do Sul (EUA). O melhor é armazenar o Café num pote bem fechado e em lugar seco e fresco. 
      As meninas (Patrícia, Kelly e Stela) do Mexido de Idéias, conversaram com a cafeóloga Elaine Relvas, formada em Engenharia de Alimentos pela Escola de Engenharia Mauá e pós-graduada em Administração Industrial pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini – USP, para descobrir a melhor forma de armazenar o Café torrado e moido.

      Barista, degustadora e profissional especializada em avaliação sensorial de Café, ela passou preciosas informações. "Na indústria, o Café depois de torrado e moído deve ser embalado rapidamente em embalagens a vácuo ou com atmosfera modificada (uma mistura de gases usada para preservar os alimentos). Entretanto, depois de aberto, é importante que o pó seja colocado em potes fechados e escuros, preferencialmente. Assim a luz, que facilita a oxidação, fica menos intensa preservando ainda mais o produto’’ explica.

      Ao se oxidarem, os óleos aromáticos do Café são transformados com o tempo. Essas substâncias não causam mal a saúde, mas alteram o sabor da bebida. Por isso, a cafeóloga recomenda que após de aberto, o Café seja consumido em 15 dias ou armazenado no freezer.

      Segundo Eliane, outro passo importante para manter as propriedades do Café é guardá-lo na geladeira. As baixas temperaturas ajudam a preservar o aroma no produto e, por sua vez, na bebida também. Ao enfatizar as técnicas de conservação, ela resume: "Evite potes abertos e tranparentes. Os ideais são de inox. Após aberto, o consumo deve ser rápido para ser bem gostoso.’’


Agora, fiquei na dúvida: guardar ou não o Café na geladeira?


      ***Opa, opa, opa! Mais uma opinião que vale a pena postar aqui:

Conversei com a Juliana Pedro - proprietária do Café Ernesto - e ela me contou que guarda seu pó de café em um pote hermeticamente fechado e à temperatura ambiente para o café não "suar" na geladeira e perder seu aroma e sabor!

51 comentários:

  1. Aqui em casa nos guardamos na geladeira, no pote de Inox que possui um lacre e tem figuras de café (uma das primeiras aquisições pós casamento). Quem diria que esta fixação por café iria se transforma em blog rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. onde você comprou o pote de inox? Procurei e não encontrei para 250 gramas

      Excluir
    2. Aqui em Brasília vc achará em qq lugar que vende produtos de casa! Tipo Dular, Blumenau, Etna, TokStok... fácil, fácil de achar!

      Excluir
  2. Amor,

    Comprei com muito carinho nosso potinho de café, lembro até hj. Foi uma das primeiras coisinhas que comprei para nossa casa. Ai, ai, me deu até saudade dos primeiros meses...Kkkk!

    Te amo!

    ResponderExcluir
  3. eu tenho muita saudade e do meu passado das coisa da minha casa so as roupa gue perdi nas enchente em 2011 agui cidade de nova friburgo mais gente gue sofreu muito mais agente tem gue se comforma

    ResponderExcluir
  4. minha mãe guarda café pronto na geladeira, depois coloca no bule em temperatura ambiente e esquenta no microondas pra tomar, o café fica dias no bule.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo,

    KKKKKKkkkkk! Espero que só sua mãe tome esse café! E coitado de vc se tiver que tomar!

    ResponderExcluir
  6. Eu guardo em pote hermético em geladeira. O tempo que eu tiro da geladeira para colocar no filtro, não permite tempo para que ele comece a suar. Sou barista e coffeeholic que não quer tratamento hahahhaha adorei o blog, parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o "coffeeholic que não quer tratamento" !!!
      Obrigada por gastar um tempinho e me escrever!
      Abç,

      Excluir
  7. So eu tomo cafe e so de manha com leite.as vezes sobra um pouquinho...pode guardar e esquentar denovo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaooooooo! Quer dizer, pode! Vc pode fazer o que achar melhor, né? Quem sou eu para dizer que não.
      Mas, ACREDITE, fazendo o cafezinho na hora seu "pingado" vai ficar muito mais saboroso!!!

      Excluir
    2. Café depois de 40 minutos se torna hipertensivo.
      Tem q fazer e beber. Conheço gente q nem garrafa térmica tem. Meu irmão é médico e proibiu café que não seja feito na hora.

      Excluir
  8. Oi thais Eu e minha esposa somos viciados em cafe tomamos até para dormi .me de um exemplo de pote genético

    ResponderExcluir
  9. Oi thais Eu e minha esposa somos viciados em cafe tomamos até para dormi .me de um exemplo de pote genético

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que tenha perguntado sobre o pote hermético, né, Edilene? Esse tipo de pote é encontrado em qualquer supermercado e é aquele que, quando fechado, não deixa entrar ar. Só perguntar para o vendedor, ok? Simples e fácil de achar. Bjossss! Boa noite!!

      Excluir
  10. Eu costumava deixar o café dentro da geladeira, por certos motivos tive que tirá-lo. Agora não sei se foi porque mudei de marca ou porque o tirei da geladeira, mas não só o sabor quanto o aroma estão muito diferentes. Estou voltando para a geladeira, tomara que o sabor antigo volte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm guardo na geladeira!!!

      Excluir
    2. O certo é guardar o café na geladeira.
      Eu so bebo o descafeinado da são braz e na própria embalagem sugere guardar na geladeira.

      Excluir
  11. amo café melita hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

    ResponderExcluir
  12. O melhor pote para se guardar o pó de café...na geladeira é claro! é o da Tuperware. De cor bem escura...próprio pra isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a certeza na resposta! Tbm guardo na geladeira!

      Excluir
  13. Legal o blog, Thays...Parabéns!
    Até hoje não sabia que podia guardar pó de café na geladeira, rs...descobri ha pouco, ao abrir a embalagem do café Seleto (que decorei a música do comercial quando criança e nunca mais esqueci. E olha que faz teeempooo...kkkk). Então vim pesquisar para saber mais. Bom, o meu fica num pote transparente por enquanto...até eu encontrar o de inox...rs...abraço e que Deus abençoe a todos! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marta, Obrigada pelo carinho!!!

      Obs: Tbm tenho a música do café Seleto na cabeça! KKKkkkkk!

      Bjos!

      Excluir
    2. Gente, olha só, encontrei o comercial do café seleto.
      https://www.youtube.com/watch?v=ze6qtdn6PfI

      Excluir
  14. Legal o blog, Thays...Parabéns!
    Até hoje não sabia que podia guardar pó de café na geladeira, rs...descobri ha pouco, ao abrir a embalagem do café Seleto (que decorei a música do comercial quando criança e nunca mais esqueci. E olha que faz teeempooo...kkkk). Então vim pesquisar para saber mais. Bom, o meu fica num pote transparente por enquanto...até eu encontrar o de inox...rs...abraço e que Deus abençoe a todos! :-)

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo Blog! Acabei de mandar torrar e moer o café, resultado da primeira colheita de nossa plantação. Ajudou muito na questão de armazenagem... É muito bom um cafezinho... principalmente se foi plantado por você...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Morelli,
      Como é bom receber seu feedback! Poxa! Fiquei com água na boca! Um café produzido por suas próprias mãos é outro nível!!!
      Obrigada por me escrever!
      Grande abraço,

      Thays

      Excluir
  16. Este blog está excelente ,principalmente com matéria deliciosa como está. Continue sempre assim meus parabéns Thays.

    ResponderExcluir
  17. Denise: pergunta, Eu compro café em grão e moer na hora de fazer, agora estou confusa, se deixar os grãos no frizz ou na geladeira?
    Uns dizem que ficar na geladeira e tirar mudar de temperatura também alterá o sabor, porfavor geladeira ou não geladeira!

    ResponderExcluir
  18. Quem bom conhecer um pouco mais sobre essa maravilha chamada café.
    Além disso, ler comentários de pessoas inteligentes, e, sobretudo, muito educadas e respeitosas com as opiniões alheias. Abç

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde.
    No site da Nestlé , eles dizem que não devemos deixar nenhum tipo de café na geladeira. Vai entender...

    ResponderExcluir
  20. Parabéns gostei do blog,eu guardo o café na geladeira queria saber se estava coreto, agora sei q estou obg.

    ResponderExcluir
  21. Gostaria de saber quanto tempo dura o cafe depois de preparado e coado normalmente no bule.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Don Ruan, o melhor é tomar o café assim que preparado, não guardá-lo!

      Excluir
  22. Legal o post!!!! se quiser siga meu blog também sobre café!

    www.graododia.com

    Obriagdo e parabens pelo blog, Thays!!!

    ResponderExcluir
  23. Aqui em Itapema SC nós guardamos o café dentro da geladeira.
    Na hora de usar, tiramos rapidamente para não "entrar" umidade"

    Parece que funciona muito bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. César, meu marido tbm gosta de fazer assim. Em conversas mais recentes com baristas amigos meus, a indicação foi guardar fora da geladeira. Resumindo: cada um faz aquilo que achar melhor, né? Kkkkkkk! O importante é tomar um café gostoso e ser feliz!!!

      Excluir
  24. Guardo o café em uma garrafa térmica, e ai?

    ResponderExcluir
  25. Guardo o café em uma garrafa térmica, e ai?

    ResponderExcluir
  26. Adorei as dicas😘😘😘😘😘😘

    ResponderExcluir
  27. Pode-se guardar o café no freezer, pois se lacrado, a vacuo e nunca aberto, num bom freezer pode sim e dura ate 1 ano, disse BOM (pelo menos a -20C). Acima discordo sobre feezer, pois num bom, quase nada perde de qualidade. Mas dificilmente as pessoas tem um adequado freezer (a maioria doméstica usado esfria entre -5C e -10C, pouco e nao conserva bem, daí a ninguém recomendar pois há muitas bacterias que sobrevivem nesse intervalo). Se foi aberta a embalagem, esqueça, consuma rápido. Isso vale pra muito alimento lacrado de fábrica.

    ResponderExcluir
  28. Voopoo X217 retails, discount and conveyance search for all vapor items, e-lquids, curls and batteries. Purchase Vape e fluid with best Vape kits.Vape juice is avaiable. Here are accessible alternatives for the different items about Voopoo Drag 2 Mini Mod,Voopoo Vinci X, and Voopoo Drag X.

    ResponderExcluir

  29. relx pod disposable near me is inconceivable,
    Geekvape Aegis is perfect.
    Whatnever you want,you can look for you favor which is disposable vape.
    Thunderhead Creations is the new, more youthful product, and of course most people will love Gang Mod Vaporizer

    ResponderExcluir