segunda-feira, 29 de abril de 2013

" A vida...

...é como café sem açúcar, cada um adoça como quiser, mas... ainda há quem prefira amargo. "


domingo, 28 de abril de 2013

De acordo com o blog de Isabela Raposeiras, devemos SIM ferver a água!

Por Isabela Raposeiras:
(Todo mundo sabe que eu sou fã, então "babo o ovo" mesmo!)




A nova moda do café é não ferver a água. Por que os bons ensinamentos não se propagam tanto quanto os ruins??!!…

Sim, estou dizendo que não ferver a água do café é uma meia verdade, quando muito. Mais apropriado dizer que se trata de um oitavo de verdade.

Deixemos o café espresso de lado, já que a temperatura da água nesse método é mais baixa para compensar sua alta pressão (aproximadamente nove quilos por centímetro quadrado). Também deixaremos a moka de lado, aquela cafeteira que muitos chamam de “italiana”, porque não interferimos na temperatura da água que, nesse caso, ferve para subir contra a gravidade e passar através do bolo de café.

Vamos, então, focar nos métodos em que a temperatura da água depende de nós: french press, cafés filtrados em papel ou pano, aeropress, etc.


Algumas questões importantes sobre água e café:


*de 95 a 98% da composição do café corresponde a água.

*a temperatura ideal da água para os preparos citados acima vai de 94℃ a 96℃.

*A água não ferve a 100℃ em todas as cidades! Apenas aquelas que estão no nível médio do mar “e olhe lá”!

*Vários componentes de aroma e sabor no café precisam de alta temperatura para ser dissolvidos.

Geralmente não negocio sobre a divulgação da técnica correta de preparo do café. E dizendo que PODEMOS FERVER A ÁGUA, não estou abrindo exceção alguma. Primeiro, a água, em várias capitais do país, não ferve a 100℃. Mesmo que chegue lá, a temperatura começará a cair imediatamente após você desligar o fogo. O crítico sobre fervura é a ebulição longa que elimina o oxigênio que está na água e cuja falta será sentida pelos componentes aromáticos do café. Quando provamos café ou vinho, fazemos coisas não exatamente atraentes para que o oxigênio interaja com esses componentes e não vamos querer perdê-lo na ebulição, certo? Aliás, abrindo um parênteses, é também por causa do contato com o oxigênio que café fica bem melhor em xícaras grandes.

O maior risco atualmente não reside em ferver a água, mas em não ter temperatura suficiente para a dissolução de vários sólidos maravilhosos do café que precisam de alta temperatura. Por medo de ferver a água, o que, na pior das hipóteses, deixaria a água com apenas 2℃ acima do ideal, as pessoas estão fazendo café pobre. Sem temperatura suficiente, o café fica sub extraído, incompleto. Então, para não errar na temperatura do seu café, seguem minhas dicas:

Ferva a água e a deixe descansar por 1 minuto, no máximo. Ou a transfira para um recipiente frio.
Se você for um daqueles cozinheiros caseiros dedicados e tiver um termômetro em casa, faça uso dele e aproveite para achar a temperatura ideal para seu gosto, método e grão.
Água sem cloro!! Afinal, se mais de 95% do seu café é água, capriche nela.

Bons cafés, com oxigênio, sem cloro e moído a hora!

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Dia de aniversário não tem post. Saí para tomar um café!

Um latte art que é mais chique! :)


Háaaaa! Olha só que legal recebi do Antonello Monardo:
" A Monardo Gastronomia e Cultura a parabeniza pelo seu aniversário e, para comemorar, gostaria de oferecer-lhe um legitimo Cappuccino Italiano.
Você tem até o final do mês de maio para vir na nossa cafeteria escola e se deliciar com o seu presente.
Basta informar ao caixa que você recebeu esta mensagem e dizer o seu nome.
Em nome de toda a equipe da Monardo Gastronomia e Cultura, desejo a você muitos anos de vida com muita saúde e sucesso.
Cordialmente,
Antonello Monardo " 

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Café Literário Club - Ruth Cibils


Coffee People,

      Conheci, no mundo virtual, a Ruth Cibils. Ela é responsável pelo novo e lindo espaço do Café Literário Club,  localizado na Rua França Pinto, 97, Vila Mariana - SP, dentro da Livraria Nove Sete (a maior livraria especializada em livros infantis e juvenis de São Paulo).

Quem não vai querer tomar um café com essa simpatia toda?


           Fiz questão de postar sobre a Ruth aqui no Cheirinho de Café, pois ela é exemplo de dedicação em busca de um sonho. Olha com que lindas palavras ela descreve o início das atividades do Café Literário Club

" Eu sempre acreditei que as nossas realizações começam com os sonhos! Pensar naquilo que se quer, idealizar cada detalhe, cada pedacinho, visualizar  sentir até o cheiro se for possível e assim viver, ainda que no pensamento uma realidade que se deseja muito. Assim, projetando o pensamento, condensando energias o sonho começa a tomar forma. Primeiro vira desejo, depois, plano e por fim, realidade. Assim nasceu o Café Literário Club.
Um sonho distante, quase inalcançável ha pelo menos 20 anos. Um sonho sonhado nos mínimos detalhes, cores, cheiros, cada pedacinho que hoje se tornou uma doce realidade!!! Cada café servido hoje já foi servido um dia em meus pensamentos e cada biscoito ou cada docinho já havia sido assado no forno da imaginação, enchendo de aromas os meus dias. Agora, com tudo isso trazido à realidade a felicidade toma conta e ao final de cada dia novas ideias surgem para que os clientes sintam cada vez mais vontade de voltar e provar os quitutes e desfrutar desse espaço tão especial, recheado de amor e carinho. Alegria, realização, prazer é o que sinto e tudo isso, sem dúvida, só é possível com a participação de todos vocês. Por isso, só me resta uma coisa a dizer MUITO OBRIGADA!!!! "

      Estou na torcida para que o Café Literário Club tenha muuuuuuito sucesso e farei questão de visitá-lo nas minhas idas a São Paulo. Pode deixar que cobrarei meu espresso, ouviu, Ruth? Um grande abraço e meus votos de grandes realizações nesse projeto!
Thays

Fonte: Amor com Aroma de Flor e Café 

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Café sem açúcar por Lei

Sem açúcar por lei! 


      Enquanto há denuncias de superfaturamento que alcançam desde as obras do Estádio Nacional de Brasília até a merenda escolar das crianças, há deputados distritais que parecem estar muito ocupados para tratar dos reais problemas da cidade.

       Um exemplo é o deputado distrital Dr. Michel.

      Cansando de beber café que já chega à mesa adoçado com açúcar em alguns bares e restaurantes da capital, resolveu usar seu mandato para obrigar os estabelecimentos a oferecerem, também, a bebida sem açúcar.

 
    Para isso, escreveu e protocolou na Câmara um projeto de lei que, se aprovado, dará multa aos bares e restaurantes que não oferecerem a opção do café sem açúcar.

      Michel justifica seu projeto dizendo que tomar a bebida sem açúcar evita a formação de cáries, mau hálito, elevação da taxa de colesterol, elevação da acidez do organismo e diminui o risco de problemas cardíacos, diabetes, câncer, entre outras doenças.

      Ou seja, o café amargo de Dr. Michel é praticamente um elixir para a cura de todos os males.

domingo, 21 de abril de 2013

O café mais forte do mundo

    Foi o Rudson Vieira que me avisou sobre a existência desse "café caveira". 
Obrigada pela dica Rudson!!

      Para alguns, cafés com alto teor de cafeína é defeito, mas há quem goste. Mike Brown da Dead Wish Coffee (Café Desejo de Morrer, em tradução livre) tem motivos simples para ter feito um café com duas vezes mais cafeína que cafés convencionais. “Nossos clientes pediram que a gente fizesse um café forte e fizemos”, disse por e-mail.

      Com o título de café mais forte do mundo, os grãos torrados por Brown são um blend de arábica e robusta, de torra média escura. O processo de aumento da cafeína é natural, garante o barista e os grãos, saídos de cafeeiros cultivados organicamente. Para preparar a bebida com os grãos que torra, Brown recomenda o coador.

      O Dead Wish Coffee é vendido online (aqui), mas não chega ao Brasil.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Para a leitora Helenice Helena - Luminárias com Filtro de Café

Coffee People,

A leitora Helenice Helena queria mais dicas sobre como fazer as luminárias com filtro de café. 
Seu pedido é uma ordem!!!


      Escolha uma cúpula de abajour do seu gosto, mas que não tenha nenhum revestimento. Junte muitos filtros de café usado e lavados, cola branca, água fria e quente, um pincel médio, verniz acrílico, tesoura, corantes Guarany nos tons marrom 27 e caqui 38.

      Dissolva num pontinho com água quente a metade do corante cor caqui e em outro potinho a metade do corante cor marrom. Mexa bem as misturas e reserve. Mergulhe metade dos filtros de café já limpos na cor caqui e a outra metade na cor marrom. Deixe durantes alguns minutos, depois retire e espere secar.

      Retire o pó da superfície da cúpula com um pano até ficar bem limpo. Separe os filtros já secos e rasgue em tamanhos diferentes. Dilua a cola na água fria na proporção 1×1. Com o pincel passe uma camada de cola na cúpula e vá colocando os pedaços do filtro de café e sobre eles uma camada de cola. Ajuste os filtros na cúpula para que não fiquem enrugados. Repita o processo até que toda a cúpula esteja coberta. Lembre-se de deixar uma sobra de filtro de café além da cúpula em torno de 1 cm para dar o acabamento. Quando secar passe uma demão de verniz, deixe secar e pronto. Escolha um lugar especial na sua sala para colocar a sua linda luminária.



Mais dicas:



Fonte: buscalá

Artistas fizeram painel de 30 metros quadrados feito com grãos de café

   Os organizadores afirmam que o painel com 30 metros quadrados foi o maior do mundo feito de grãos de café.

Obra estava exposta no parque Gorky em Moscou.























quinta-feira, 18 de abril de 2013













Fonte: Café 3 Corações

Desde fevereiro, Ministério do Trabalho passou a reconhecer 59 novas profissões, dentre elas a de barista!

Quem me deu a dica da matéria foi Antonello Monardo. Já tem um tempinho mas vale a pena frisar!



      Cinquenta e nove profissões passaram a ser reconhecidas pelo Ministério do Trabalho. São baristas, DJs, musicoterapeutas, equoterapia, sommelier, que agora fazem parte da CBO – Classificação Brasileira de Ocupações. Ela funciona como guia que serve para formalizar os profissionais que, muitas vezes, já atuam no mercado.

      A CBO é uma espécie de dicionário das profissões no Brasil. Neste guia estão registradas 2.558 atividades. A entrada na CBO não interfere em questões trabalhistas como jornada de trabalho ou piso salarial. Ela reconhece no papel o que muitas pessoas fazem há anos, na prática.

      O pedido de inclusão não CBO tem que ser feito por uma entidade de classe, sindicato ou um órgão do governo. Quando é aceita, a profissão ganha um código pelo qual passa a ser identificada.

Fonte: Jornal Hoje, Antonello Monardo.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Luminária Criativa!

Luminária estilo abajur de Café Derramado (USB) da Yoku. Custa R$ 44,90.







DESCRIÇÃO:

- Os adoradores de café e de uma boa leitura vão amar!
- Luminária de abajur em formato de copo com café sendo derramado
- Excelente opção de presente para decoração
- Acompanha 3 copos com diferentes designs para você trocar
- Pode ser conectado a um computador via USB ou ainda alimentar outros produtos eletrônicos
- 8 LED's de iluminação
- Alimentação via cabo USB (incluso) ou 3 pilhas AAA (não inclusas)
- Material: Plástico de alta qualidade
- Cor: Marrom
- Potência: 5W
- Voltagem: 220 à 240V
Obs: Não combinar o copo molhado com a luz

domingo, 14 de abril de 2013

14 de Abril - Dia Internacional do Café


Sete dicas para preparar um café mais saboroso e saudável neste dia 14 de abril, Dia Internacional do Café

      Quem sabe fazer café pode até falar que não existe qualquer segredo no preparo, mas isso não é verdade. Quem nunca foi vítima de um café praticamente intragável ou tomou um café que valeu uma segunda rodada? E a questão pode estar muito além do equilíbrio entre água e pó. A qualidade dos grãos, o tipo de água, a forma de filtrar e até os complementos podem mudar completamente o sabor da bebida.

      Por isso, neste dia 14 de abril, Dia Internacional do Café, o Yahoo Beleza & Saúde  procurou dicas com verdadeiras experts no assunto que ensinam passo a passo de como preparar um bom café. Assim, além de aproveitar uma bebida deliciosa, você ainda se beneficia das substâncias antioxidantes presentes na cafeína, que atuam na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer, depressão e até diabetes tipo 2. 

Confira:


Água precisa ser filtrada (O blog concorda totalmente com essa afirmação!)

Segundo Beatriz Cintra, gerente do Café Raiz, eleito um dos melhores cafés de São Paulo, o tipo de água usado no preparo do café é muito importante. A água de torneira, mesmo depois de aquecida, pode conter pequenas partículas sólidas que podem alterar o sabor da bebida. "Por isso, prefira água mineral ou filtrada", recomenda. Se a máquina de café ainda oferecer filtro interno, melhor ainda.



Grãos devem ser moídos na hora (De preferência, né? Mas nem todo mundo tem moedor em casa... prefira aqueles grãos que o estabelecimento onde você compra faz isso na hora para você! É uma opção!)

"Para que o café tenha aroma e sabor mais gostoso, o ideal é ter um moinho doméstico para moer os grãos antes do preparo", aponta Cleia Junqueira, coordenadora do Centro de Preparação de Café (CPC) do Sindicafé, em São Paulo. O pó sofre mais influência do ar, da umidade, do calor e até do contato com outros odores, o que faz com que perca sua qualidade. Para conservar o que restou, coloque o pacote do pó ou dos grãos bem fechado dentro de um pote plástico escuro para evitar contato com a luz, mantenha-o em local seco e fresco e dentro da geladeira. Por fim, não misture o conteúdo de um pacote que você acabou de abrir com um que já estava aberto. "A mistura não omite o sabor do produto aberto e piora o do café novo", explica.


Café bom é tomado puro (O blog, não concorda! Café bom é tomado do jeito que VOCÊ gosta! Com açúcar, fraco, forte, com leite... quem manda é quem vai tomar!)

Um café de qualidade não precisa ser adoçado. Açúcar ou adoçante servem apenas para mascarar o sabor e as propriedades da bebida. "Caso a pessoa faça questão de usar um dos dois, entretanto, o que confere mais sabor é o açúcar", explica a nutricionista Amanda Epifanio, do Centro Integrado de Terapia Nutricional (Citen), em São Paulo. O adoçante, segundo ela, deve ser a primeira opção para quem precisa controlar a ingestão de doces ou calorias, como portadores do diabetes. O único problema do adoçante é o fato de poder deixar um gosto residual na bebida que não costuma agradar a maior parte dos paladares. Se, ainda assim, a preferência for pela adição de açúcar ou adoçante, deixe para adicionar os complementos na xícara. Quando se prepara café já adoçado, há formação de uma película de caramelo em torno do recipiente que faz com que o café oxide e perca o sabor mais rapidamente.


Acerte na proporção (Fato!)

De acordo com a gerente Beatriz, para um expresso normal ou curto, é recomendado usar 50 ou 30 ml de água e 7 g de café. "Para um café em pó com filtro de papel, sugiro cinco a seis colheres de sopa de café para cada litro de água", diz. Ela alerta para que a água não chegue ao ponto de fervura e, neste segundo caso, sejam molhadas primeiro as bordas do filtro e depois o centro sem auxílio de colher. A nutricionista Amanda, por sua vez, adverte que não basta respeitar apenas a proporção. "Também é fundamental consumir a bebida com moderação, principalmente quem prefere um café mais forte", afirma. Usá-la para aumentar o estado de atenção após noites mal dormidas, por exemplo, não muda o fato de que seu corpo precisa descansar.



Filtro de papel é mais higiênico (Se você gosta do filtro de pano, basta ter cuidado com seu armazenamento para que seja tão higiênico quanto!)

"Filtro de papel é mais higiênico, desde que não seja reutilizado", aponta a coordenadora Cleia. O coador de pano, entretanto, costuma deixar o café mais encorpado, pelo fato de o tecido permitir que o líquido passe mais facilmente por suas paredes. Se esta for sua escolha, muito cuidado com a conservação. "Lave o pano com água quente antes e depois do uso e compre um novo com alguma regularidade", recomenda.


Complementos engordam a bebida (Jura? Isso é óbvio!)

Chantili, petit four e até chocolate são ótimos complementos do café que podem realçar o sabor da bebida, mas é fundamental ficar em alerta quanto às calorias. "Pequenas quantidades não afetam significativamente a dieta, mas, se consumidos sem moderação, podem se tornar vilões, especialmente pela quantidade de açúcar", explica a nutricionista Amanda. Ela sugere, portanto, limitar o consumo de café a, no máximo, seis xícaras ao dia.


Consuma na hora (Imprescindível!)

Para poder apreciar melhor todas as características do café, inclusive suas propriedades, o ideal é consumi-lo assim que ficar pronto. O café expresso, principalmente, perde seu sabor pouco tempo depois do preparo. O coado dura um pouco mais se preservado em uma garrafa térmica. A nutricionista Amanda aponta, entretanto, aponta que não há qualquer risco em tomá-lo depois de algum tempo de preparo ou feito com água fervente. "Ele mantém seus nutrientes, apesar de perder em sabor", diz.

Feliz Dia Internacional do Café!!!


Para o Dia Internacional do Café (14 de abril) vamos promover o café "compartilhado"




Coffee People,

Lembram que eu falei sobre o "Café Pendente" aqui? Então, o Ernesto Cafés Especiais fará algo semelhante no próximo Dia Internacional do Café. Leiam:

Imagine chegar ao Ernesto e ter um café pago por um desconhecido, esperando por você. E se esse café “compartilhado” estiver acompanhado por um simpático bilhete: “Bom café, aproveite o seu dia” ou “O espirito se enriquece com aquilo que recebe. O coração com aquilo que dá" (Victor Hugo). Deliciosa surpresa, não? 
Agora imagine deixar um café “compartilhado” para alguém que você ainda não conhece, e que vai ler o seu bilhete e se sentir acolhido. Vamos promover essa ideia? Esperamos vocês!


Gostaram? Eu amei!! 
Vamos?! 

sexta-feira, 12 de abril de 2013

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Meu café de hoje, no Kaebisch Schokoladen


Beber café pode ajudar a pessoa a viver mais de 90 anos

Estudo foi realizado em região da Grécia em que as pessoas passam desta idade com saúde 


Pesquisa foi realizada por universidade da Grécia.
Para algumas pessoas, beber café é algo necessário para começar bem o dia. Porém, pesquisadores descobriram que o café da Grécia pode ajudar as pessoas a viverem além dos 90 anos, de acordo com um novo estudo da Universidade de Medicina da Grécia, publicado na revista Sage Medicina Vascular.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas estudaram os habitantes mais idosos de uma região grega, a Ilha de Ikaria, que possuem as mais altas taxas de longevidade no mundo. Eles descobriram que uma xícara de café grego é um bom para a saúde cardiovascular. Os cientistas verificaram a ligação entre beber café e a melhora na função endotelial, que ajuda na coagulação do sangue e no sistema imunológico.

Das 142 pessoas entrevistas para a pesquisa com mais de 65 anoss, 87% dos que beberam este produto tiveram melhor função endotelial do que aqueles que consumiam outros tipos de café.

O autor do estudo, o médico Gerasimos Siasos disse que o café grego é rico em polifenóis e antioxidantes e contém apenas uma quantidade moderada de cafeína. Esses elementos são os que possuem benefícios em comparação com outras bebidas de café.

— Dada a extensão de que beber café é hábito em todo o mundo, esse estudo pode ter um grande impacto na saúde pública e já fornece um interessante ponto de partida.

                  Eu, que logo irei para lá, poderei comprovar se os 
                          velhinhos gregos estão bem! Hihihi!

Fonte: R7 Notícias

terça-feira, 2 de abril de 2013

Loja: www.divadepressao.tanlup.com


Boa noite Thays.


Tudo bem? Não poderia deixar de lhe escrever para agradecer e lhe contar do sucesso que foi a receita que Vc publicou no seu blog. Café com chocolate....sábado a noite depois de um jantar gourmet experimental com o macarrão a putanesca , sua receita arrasou ....ah....um defeito,a quantidade por pessoa....rs.
Continuação de boa semana ou melhor...b.f.s...abraço

Francisco Jose

Francisco, já falei como acho legal quando você me escreve? Agora vou ser obrigada a achar mais receitas interessantes para incrementar seus jantares gourmet! Grande abraço!

Thays