quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Barista: o profissional do Café

 
   Um bom espresso é resultado da boa qualidade do café, da máquina e, principalmente, do trabalho do barista. Além de saber “tirar” um espresso, o trabalho exige criatividade e técnica. O domínio das técnicas incluem tempo, quantidade e temperatura. Entre as atribuições do barista estão a escolha do grão, determinar a melhor moagem, interpretar a temperatura e pressão da máquina, dominar a vaporização do leite e preparar drinques à base de café.

      O profissional barista surgiu na Itália há mais de 20 anos. No Brasil a categoria é recente, no entanto, a cada dia ganha mais espaço com a expansão das cafeterias, restaurantes, hotéis e padarias finas, que estão incluindo baristas em seu quadro de funcionários.


      Como não poderia deixar de ser, me inscrevi em um curso de barista. Iurúuuu! Estou super empolgada! Vou fazer o curso do Antonello Monardo , torrefador de café gourmet e especiais, ganhador da medalha de ouro do International Coffee Tasting 2008, "Maestro del Caffè" pela AICAF (Accademia Italiana Maestri del Caffè), organizador e professor de cursos para baristas, além de participar de palestras e eventos em instituições e universidades, divulgando a cultura do café de qualidade. É também autor do livro Louco por Café (Senac Editora).

Meu futuro prof!

      Antonello criou a grife Café Expresso Antonello Monardo, que seleciona os melhores grãos produzidos no Brasil, que podem ser comprados, inclusive, pela internet. Ainda não experimentei seu Café, então, não vou dar minha opinião, assim  que experimentar, conto para vocês, ok?

      O curso de barista terá o seguinte conteúdo:

.Grãos Arábica e Robusta
.Cafés Especiais, Gourmet, Superior e Tradicional
.Tipos de colheita
.Processamento: natural, CD, lavado
.Torra
.Empacotamento
.Métodos de preparação de café
.Espresso: dosagem, temperatura, granulometria, compactação, pressão da bomba, volume de água
.Espresso: diagnóstico visual, olfativo e gustativo
.Vaporização do leite
.Produção de Cappuccino
.Manutenção e limpeza de moinho e máquina
.Conservação e armazenamento adequado do café

      Ou seja, se sem curso, eu já sou metida à dar minha opinião sobre os Cafés de Brasília, imagina entendendo do assunto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário