domingo, 12 de setembro de 2010

Café e docinhos: aprenda a combinar

     
      A habitual pausa para o café nas delicatessens sempre vem acompanhada de uma guloseima. Dos tentadores financiers, minibrowies, macarons, até as saborosas lascas de laranja, elas incrementam a bebida. As melhores combinações são as perfeitamente harmônicas com o gosto amargo e forte do café.
      O empresário Marco Suplicy, do Suplicy Cafés Especiais, em São Paulo, explica que os sabores não podem brigar. “Os melhores doces são dos bolos e docinhos que não tenham sabor conflitante. O café não combina com muitos condimentos, especiarias”. O doce não pode esconder o grande astro: o café. “muitos condimentos mascaram o gosto do café”, afirma.


      Para Marco, o melhor acompanhamento são doces com sabores mais simples. O bolo de chocolate pode ser uma boa pedida, desde que ele não seja extremamente elaborado. Ele elege o bolo de laranja uma das melhores combinações.
 
      No ateliê de doces Folie, também em São Paulo, um dos principais acompanhantes do café são os macarons. A chef Renata Fernandes explica quais são as melhores combinações por afinidade - que valorizam a bebida: “Sabores que contém notas torrefatas, como o macaron de chocolate de origem Caraibe, a lasca de caramelo com corn flakes, macaron de baunilha fresca”. Outros que não brigam com amargo do café são os doces levemente alcoólicos, com licor e vinho, recomenda.
 

      Renata também sugere as combinações por contraste, com sabores frescos como doce com limão e o manjericão em contraposição ao torrado. “como o limão é acido, pode-se consumir antes do café para limpar o paladar ou depois com o mesmo intuito. A lasca de manjericão, por ser fresca, também limpa o paladar”.

     
      Mas é claro que muitas pessoas usam o café como desculpa para comer um doce. A clássica confeitaria Cavé, no centro do Rio de Janeiro, fica cheia à tarde por pessoas à procura de um cafezinho. O garçom Waldir Ramos conta o que faz sucesso para acompanhar o espresso e carioca: "saem mais o casadinho de doce de leite, petit fours, mil folhas, pastel de belém". Gostosuras que viram um bom motivo para o café!

Matéria: GNT Gourmet
Fotos: Folie

Nenhum comentário:

Postar um comentário