domingo, 19 de setembro de 2010

Cafezinho Ecológico

O que é melhor para o ambiente: usar filtro de café descartável ou de pano?

Fonte: 1889 República Café

      Coador de pano polui menos que filtro descartável de pasta de celulose. O tecido, com poros ideais para coar café, é feito de algodão puro e se reintegra à natureza em até cinco meses. Enquanto o coador de tecido tem vida útil média de seis meses, se lavado com sabão neutro após o uso, o papel vai para o lixo depois de cada bule enchido.

      Ambos os materiais são biodegradáveis, e o papel leva vantagem na rapidez para sumir. Isso porque ele deteriora em dois meses, metade do tempo do pano. Para evitar poluição, é possível reciclar o filtro, mas seu custo de produção (que inclui um processo químico de branqueamento) é muito mais alto que a confecção do pano simples.

      O método "meia da vovó" de coar também é o mais aconselhado para obter café mais saboroso. Enquanto o papel retém parte do óleo responsável pelo sabor da bebida, o pano deixa todo o sabor do grão passar.

      "Quanto mais sujinho o filtro de pano estiver, melhor", aconselha Isabela Magalhães, diretora de qualidade do Octavio Café. Outra dica da barista é ferver o tecido novo em água com pó de café. Assim, o paninho perde o "tinindo" de branco e fica pronto para passar o melhor café.

 "No fim, o antigo é mais gostoso".

Nenhum comentário:

Postar um comentário