sábado, 18 de setembro de 2010

Conservação do Café

     Tão importante como o cuidado na hora de escolher e comprar café, a boa conservação do produto em casa é fundamental para assegurar uma degustação prazerosa. A razão é simples: o café se deteriora com facilidade e os efeitos decorrentes influenciam diretamente o aroma e o sabor da bebida. A deteriorização pode ser causada por causa do ar (oxigenação), da umidade, do calor, do tempo e aromas de outros produtos.

Grãos antes e depois da torrefação.

      Fruto complexo, sua composição química o torna passível de várias transformações ao longo das diferentes fases de processamento. A torra dos grãos aciona uma cadeia de reações químicas que determinam o aroma e o sabor marcantes do café. Mas, depois de torrado, o produto envelhece rapidamente se não for embalado e conservado adequadamente.

      Para se ter uma idéia, o café torrado, se entra em contato com o ar, perde, no decorrer de oito horas, 40% dos seus aromas.

      O tipo de embalagem é outro item importante para a preservação. Empacotado a vácuo, significa que o ar no interior do pacote foi extraído, evitando que o pó de café ali contido oxide.


Para conservá-lo, lembre-se do seguinte:

* O primeiro segredo é adquirir quantidades menores de café, para que seu consumo seja rápido ou em tempo suficiente para evitar sua degradação depois de aberto. Isso porque o contato com o ar provoca sua oxidação. Em pouco tempo, perdem-se os aromas, e o café adquire gosto rançoso.

* Uma vez aberto o pacote, armazene o café em recipientes herméticos no lugar mais frio e seco disponível, preferivelmente na geladeira ou no congelador.

Ok?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário