terça-feira, 14 de setembro de 2010

Movimento de Valorização do Pingado

     
      O Pingado é uma instituição tipicamente brasileira, bebida campeã de vendas e consumo matinal nas melhores padarias país afora. Em sua receita clássica, é preparado com um autêntico cafezinho feito em coador de pano e adicionado de um pouco de leite, como se fossem apenas alguns pingos...
    
      Hoje o mercado está vivendo o pleno florescimento das cafeterias, que trazem consigo uma nova cultura de consumo do café e de suas bebidas derivadas, entre elas o Machiatto, combinação do espresso com um pouco de leite vaporizado, versão italiana do nosso Pingado. No entanto, o tradicional e bom Pingado mantém liderança absoluta e folgada nos pedidos dos balcões das padarias, juntamente com o inseparável pão na chapa.

      Manter a História viva é preservar a cultura, a memória e tudo de bom que ela pode proporcionar.

 
MANDAMENTOS DO BOM PINGADO

1) O café, base do Pingado, tem de ser honesto, de boa procedência e qualidade. (Um café de boa qualidade é delicadamente adocicado.)

2) O preparo de café tem de ser correto, seja como cafezinho (no coador de pano ou papel) ou espresso. (Regras de Bom Preparo, que falam da quantidade de pó e qualidade da água, devem ser observadas.)

3) Café gostoso é o preparado na hora, de preferência. (Não deixe o café por muito tempo em garrafa térmica ou sob aquecimento, pois isso leva à oxidação e, portanto, a uma perda de sabores.)

4) Se o seu Pingado for feito com espresso, o café pode ser diluído como um “carioca” antes da adição do leite. (Diluir o café, sim; diluir o leite, nunca.)

5) Use leite de boa procedência, sempre.

6) O leite pode ser integral, semi-desnatado ou desnatado. (Porém, o ideal é usar o integral.)

7) Evite ferver ou aquecer continuamente o leite. (Para que o seu sabor não se perca, nem suas qualidades nutritivas.)

8) O Pingado usa apenas um pouco de leite, o suficiente para criar uma cor de caramelo ao se combinar com o café.(A Média é uma variação que leva mais leite, até o “meio a meio”.)

9) Adoce a gosto. (Mas, deve ser lembrado que um bom café e um bom leite são levemente adocicados por natureza.)

10) Sendo um autêntico Café da Manhã, recomenda-se como acompanhamento do Pingado, um perfumado Pão na Chapa.

Ensei Neto, Maio de 2010.

3 comentários: