segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Com dólar baixo e alta da economia, Brasil ficou caro!

O real valorizado, o aumento da renda e os impostos tornam o custo de vida brasileiro mais alto.


      De café a diárias de hotel, os preços de vários bens e serviços aqui estão entre os mais altos do mundo. E, se as previsões de crescimento da economia para os próximos anos se confirmarem, é provável que a situação só piore.

      Um escritório custa mais em São Paulo do que em Tóquio e a diária de um hotel de luxo é mais cara no Rio do que em Berlim. Frequentar uma academia na capital paulista sai pelo dobro do preço cobrado em uma similar em Nova York. Já a conta de um jantar em um restaurante da moda no Rio é mais salgada do que num bistrô em Paris.

      Parte da explicação para esse descompasso reside no crescimento da economia brasileira, que gerou mais empregos (e, portanto, mais consumidores) e elevou a renda da população. Como a oferta não acompanhou o aumento da demanda, os preços de produtos e serviços ficaram mais caros no país.

      A pesada carga tributária também contribui para o encarecimento do Brasil.


Cafezinho (em US$)
O preço de um café com leite de 350 ml na rede Starbucks

1. Brasil 4,40
2. Japão 4,25
3. EUA 3,45
4.Inglaterra 3,25
5. Tailândia 1,95




2 comentários:

  1. 7 reais e 40 por um latte medio no Brasil? Que roubo! Eu pago o equivalente (em termos de poder aquisitivo) a 2,50 reais por um latte grande aqui em Londres! Com mais uma fatia de cheesecake e syrup extra no cafe eu pago 5,50 reais tudo. E tem publico para a Starbucks no Brasil fora do eixo Rio-SP serah?

    ResponderExcluir
  2. Em primeiro lugar, que legal receber uma mensagem de Londres! Fiquei super feliz! Você está morando aí? Tive o prazer de conhecer Londres ano passado e me encantei pela cidade! De fato, querido anônimo, tomar um cafezinho aqui no Brasil, está virando "coisa de rico". Não sei qual instituição foi responsável pela comparação dos valores citados na matéria do Jornal Destak, porém, aqui em Brasília, por exemplo, não temos uma loja da rede Starbucks para eu poder comparar. O que sei é que um latte em um lugar mais elaborado na capital sai em média 5,50 a 7,50. Isso é verdade! Quando eu saio para tomar um capuccinno com pão de queijo com meu esposo em um lugar melhor conceituado não gastamos menos que R$20,00. Em Brasília, temos um público com alto poder aquisitivo que não se importa em pagar mais para ter melhor qualidade. O que acontece é que alguns lugares abusam no preço e nem sempre oferecem a qualidade que prometem!
    Anônimo, mudando de assunto, está muito frio aí em Londres?
    Um grande abraço e obrigada pelo carinho de participar do blog!

    ResponderExcluir