segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Bolo de Café e Chocolate (Cozinha Pequena)

 Ingredientes:

- 2 ovos inteiros

- 50g de manteiga (em temperatura ambiente)

- 3/4 xícara (chá) de açúcar mascavo

- 1 pote de iogurte (200g)
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 3 colheres (sopa) de cacau em pó
- 1 xícara (café) de café bem forte (se tiver como fazer um expresso em casa, melhor)
- 1 colher (café) de essência de baunilha
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- Açúcar de confeiteiro para decorar

Modo de Preparo:

      Bata o açúcar com a manteiga até formar um creme bem cremoso. Quanto mais batido, mais “ar” (e a Débora, do Cozinha Pequena, disse que para fazer um bolo fofo, qualquer que seja a receita que você vai utilizar, lembre sempre de uma dica: é preciso colocar AR dentro dela. Porque o ar é que vai servir, junto com o fermento, para impulsionar a massa para cima, ao expandir-se com o calor do forno). 

      Acrescente os ovos e bata bastante. Não, não canse de bater. Você vai ver que a emulsão dos ovos vai ajudar muito o bolo ficar bem fofo. Acrescente o café e o iogurte e continue a bater. Não estranhe se, ao acrescentar o iogurte, a mistura tenha uma aparência de “leite talhado”. Isso nada mais é do que uma reação de temperatura. O iogurte gelado vai se agregar à manteiga, e por isso vai parecer talhado. Depois isso se ajusta no forno. Mas procure adicionar o iogurte e o café e bater bem.

      Peneire os ingredientes secos – isso também ajuda a separar as partículas de farinha e cacau e permitir que mais ar entre em sua receita. Nossa, já temos quase uma ventania no bolo!


     Junte os ingredientes secos peneirados à mistura de açúcar, ovos, iogurte e café, acrescente a essência de baunilha e o fermento e misture bem. Essa etapa deve ser feita de maneira rápida e suavemente, porque senão todo o trabalho que você teve em aerar a massa será perdido. Se tiver coragem, pode fazer isso com as mãos… isso mesmo, com as mãos, para sentir onde tem bolotinhas de farinha, sem precisar ficar mexendo e mexendo com um fouet.

      Leve ao forno em temperatura máxima, em forma untada, até que o bolo cresça e, em seguida, abaixe a temperatura do forno, para que a massa “cozinhe”. Deixe assar até que, colocando um palito na massa, ele saia seco e limpinho.

      Salpique com açúcar de confeiteiro só para fazer um charme e aguarde os elogios. Eles virão, eu garanto.

***
 
Receita de Débora Bortoleti, do site Cozinha Pequena_dez metros quadrados de sabor_dedicado à culinária de uma maneira leve e deliciosa de se ler (e fazer, diga-se de passagem). Vale a pena visitar!

2 comentários:

  1. Fiz esse bolo mas acho que faltou açucar,coloquei 3/4 de açucar mascavo,mas em compensação a massa ficou uma delicia bem fofinha

    ResponderExcluir
  2. Como é bom receber um retorno das receitas que eu publico no blog!

    Uma amiga trocou o açúcar mascavo pelo tradicional e disse que ficou mais gostoso.

    Quem sabe da próxima vez?

    Um grande abraço e continue participando!

    ResponderExcluir