sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Irish Coffee

    
      O drinque foi inventado no porto de Foynes (nunca ouvi falar desse lugar, mas fica na Irlanda - Thanks Wikipédia!) por seu chef Joseph Sheridan na década de 1940. A bebida servia para aquecer os passageiros dos flying boats que chegavam da América do Norte pelo Atlântico.

      Segundo a lenda, sua criação se deu em um dia no qual um vôo partindo de Foynes teve que voltar devido às péssimas condições climáticas, e o restaurante foi avisado para ter comidas e bebidas prontas para o retorno. Sheridan tinha café pronto e resolveu adicionar algo para estimular os passageiros – uma quantidade pequena de uísque. Um passageiro estadunidense perguntou "Isto é café brasileiro?" ao qual Joe respondeu, "Não, é café irlandês!"

       Receita:
       Ingredientes:

1 colher de chá de açúcar
1 ½ dose de uísque
5 doses de café forte bem quente
creme de leite

      Modo de preparo:

      Escalde um copo de vinho com água quente. Coloque o açúcar no copo e, em seguida o uísque. Complete com o café, deixando espaço para o creme de leite no copo. Mexa bem e deixe o líquido descansar um pouco. Então, vá adicionando o creme de leite, derramando-o bem devagar com uma colher. É indispensável que o creme de leite flutue na superfície do coquetel, sem se misturar a ele.

      De acordo com o The Coffee Traveler, o sucesso desse drink está no fato de que o Café brasileiro, em sua estrutura básica de sabores, destaca-se pela doçura e sabor a chocolate e caramelo, cuja percepção é amplificada pelo elevado teor alcoólico do whiskey (em torno dos 39. GL), que carrega consigo um toque de baunilha que o carvalho transmite durante o seu descanso. A gordura do creme de leite funciona como uma cobertura aveludada à nossa boca, cuja resistência ao ser vencida pela combinação do álcool e a temperatura do café, faz com que a mescla de notas de sabor a caramelo e chocolate, juntamente com a elegante baunilha, se tornem irresistíveis!

      Vou ficar devendo minha opinião sobre o drink porque não sou fã de whisky (ou no bom português: uísque) e nunca o experimentei. I'm sorry!


Fonte: Wikipédia
          Vila do Artesão
          The Coffee Traveler

Nenhum comentário:

Postar um comentário