Para percorrer trajeto de 337 km, veículo vai usar 70 quilos do grão.
Um carro que utiliza Café como combustível foi apresentado no Reino Unido. Batizado de Car-puccino, o modelo Volkswagen Scirocco, de 1988, foi escolhido como base do projeto devido sua semelhança com o veículo usado no filme “De Volta para o Futuro”, um DMC-12, da De Lorean Motor Company.
O Car-puccino foi desenvolvido pelo grupo de cientistas do programa “Bang Goes The Theory”, da BBC, e percorrerá 337 quilômetros entre Manchester e Londres abastecido apenas com grãos de café. Depois, o carro ficará em exposição numa feira de ciências em Manchester.
Os cientistas calculam que para percorrer cinco quilômetros o carro precise de um quilo de Café, o equivalente a 56 xícaras de espresso. Logo, para percorrer o trajeto, serão usados 70 quilos de Café, ou 11.760 xícaras de Café curto.
Apesar da velocidade máxima do carro chegar a 60 km/h, durante a viagem entre Manchester e Londres, o veículo não alcançará sua total potência.
A ideia por mais criativa que seja não deve ser comercialmente viável, já que o seu custo é de 25 a 50 vezes maior que um automóvel comum movido a petróleo.
A ideia por mais criativa que seja não deve ser comercialmente viável, já que o seu custo é de 25 a 50 vezes maior que um automóvel comum movido a petróleo.
Como funciona:
Os grãos de Café são colocados em um cilindro e aquecidos a carvão até produzirem hidrogênio e monóxido de carbono.
Esse gás alimenta o radiador por meio de tubos, refrigerando o motor.
O gás então passa por dois filtros colocados no porta-malas. Um dos filtros libera qualquer resíduo sólido. O outro impede que o equipamento superaqueça.
Já limpo, o gás é levado até a parte frontal do veículo, onde percorre o motor por meio de explosão e possibilita que o carro se mova.
Fonte: Exprèx Caffè / R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário