sábado, 5 de março de 2011

Café é a melhor pedida para aguentar o Carnaval

Caribe 1

      Natural, consumido há séculos em todo o mundo, não calórico, e com benefícios comprovados para a saúde humana, especialmente para o cérebro, o café é o energético mais seguro - e gostoso - para o folião que quer encarar com muito pique o carnaval.

      De acordo com estudos realizados há duas décadas pelo Projeto Café e Coração, que envolve o Instituto do Coração (Incor), Hospital das Clínicas de São Paulo, Faculdade de Medicina da USP e o Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (PNP&D), da Embrapa, recomendam-se até quatro xícaras da bebida por dia para aumentar a performance do corpo e da mente.

      "A planta café é a ideal para um corpo sadio e uma mente sadia, ao contrário das bebidas artificiais, como energéticos, refrigerantes e isotônicos, que não trazem nenhum benefício para a saúde", diz o Ph.D em Medicina pela Universidade de Londres, médico, escritor e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Darcy Roberto Lima. Ele ressalta, ainda, que o café não traz dependência física nem desencadeia processos de depressão, graças à sua composição química que, além da cafeína, é rica em potássio, zinco, ferro, magnésio, diversos minerais, aminoácidos, proteínas, lipídeos, açúcares e polissacarídeos e uma enorme quantidade de polifenóis antioxidantes.

      Ressalvando os exageros, que devem ser evitados, o cardiologista baiano Maurício Nunes recomenda o uso do café com grande vantagem em relação aos energéticos industrializados e beberagens manufaturadas do mercado. "O café mantém o estado de alerta, e mesmo quando acontecem arritmias pelo uso excessivo, elas são benignas e facilmente contornáveis", afirma Maurício Nunes.


Fonte: AgriPress, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário