quinta-feira, 14 de abril de 2011

14 de abril - Dia Internacional do Café

      Café é coisa brasileira. Determinou grandes momentos da nossa história, ditou políticas e comportamentos, é da nossa cultura. Nós não temos o hábito do chá das cinco, como os ingleses, mas é só chegar uma visita em casa, que corremos para fazer um café fresquinho, "passado na hora".

      Durante muito tempo o nosso simpático cafezinho ficou sem prestígio. Sua imagem foi associada a idéias negativas, como estresse e distúrbios do sono.

      Alguns estudos, aliados a programas de controle de qualidade do café consumido no Brasil, conseguiram mudar este quadro. O produto reconquistou o respeito da população. Revigorado, com novo marketing, ganhou novas versões para atingir consumidores mais exigentes: agora, você pode escolher se seu café é descafeinado, ou orgânico, ou liofilizado; granulado, solúvel, torrado e moído, torrado em grão...

      Somente em 2010, cada brasileiro consumiu quase 81 litros da bebida, de acordo com dados da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café).Com esse consumo, o Brasil bateu seu recorde de 1965 e assumiu o segundo lugar no ranking mundial de consumo de café, atrás apenas dos Estados Unidos.


Revista Cafeicultura

Push!



Fonte: Portal São Francisco, R7,

Nenhum comentário:

Postar um comentário