terça-feira, 14 de junho de 2011

Brasil tem novo cenário mundial de qualidade do café


      Uma premiação mundial torna inquestionável a alta qualidade dos cafés brasileiros: o Rainforest Alliance Annual Cupping, que coloca lado a lado e avalia comparativamente cafés de diferentes países produtores, tem mais uma vez um representante do Brasil entre os seus finalistas. Trata-se da Ipanema Coffees, uma das maiores produtoras mundiais de cafés especiais, com sede em Alfenas, no Sul de Minas. O lote de café arábica Bourbon Amarelo, cereja descascado, produzido na Fazenda Capoeirinha, ficou em 1º lugar entre os cafés brasileiros e em 5º lugar no ranking mundial.


      A edição do Rainforest Alliance Annual Cupping 2011, que teve como 1º colocado a fazenda peruana Quéchua, foi disputada por 24 lotes finalistas de cafés produzidos por fazendas do Brasil, Indonésia, Quênia, Papua Nova Guiné, Peru e do Havaí. A premiação foi feita durante a feira e exposição da SCAA - Specialty Coffee Association of America, considerada o principal evento mundial de cafés especiais, que aconteceu em Houston, nos Estados Unidos, e que tem justamente o Brasil como país-tema.

      Esse é o terceiro ano consecutivo que os cafés produzidos pela Ipanema Coffees ficam entre os melhores do mundo e em 1º lugar entre os cafés brasileiros. Na premiação de 2009 conquistaram a 7ª posição, e em 2010, o 4º lugar no ranking mundial.

        A garantia de venda a preços remuneradores - o lote campeão da Ipanema Coffees em 2010, de 150 sacas, foi integralmente vendido para a Austrália e Nova Zelândia com prêmios de quase 70% acima do mercado - é um dos fatores que explica o crescimento e o interesse pela certificação Rainforest entre as fazendas brasileiras. Uma boa base é o crescente aumento no número de amostras que são inscritas no Concurso de Qualidade de Cafés Certificados Imaflora/Rainforest Alliance, que seleciona os lotes brasileiros para o mundial: começou em 2008 com 41 amostras e em 2010 teve 70 amostras inscritas.


As informações são da Tempo Comunicação, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

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