segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Drink Cafeinado! / Katia Bonfadini

      Ao abrir o blog da Kátia, Casos e Coisas da Bonfa, é impossível não se apaixonar pelo sorrisão que estampa sua foto do perfil. Parece ser o sorriso de uma pessoa que está de bem com a vida, resolvida, feliz! Vai ver que é por isso que ela tem dicas e receitas tão gostosas e que valem a pena serem reproduzidas.

      Com vocês: Kátia Bonfadini!

"Que tal uma bebida de café com chocolate, whisky e chantilly para esquentar as últimas noites frias de inverno?




Já mencionei algumas vezes que não sou muito fã de chocolate, né? Mas tem dias em que bate aquela vontade de um lanchinho especial e calórico, principalmente em tardes ou noites frias e chuvosas. Para aquecer um desses momentos, resolvi preparar uma bebida “caliente” e esquecer a dieta pra saborear os deliciosos biscoitos amanteigados e chocolates que vou mostrar a seguir.



Tudo começou quando um amigo que voltou de Londres me trouxe de presente essa caixa de biscoitos escoceses. Eu guardei o mimo na despensa pensando em degustá-lo em um dia especial e comecei a imaginar que bebida eu poderia preparar para acompanhar essas delícias.



Passando por uma delicatessen há algumas semanas, reparei nessas três embalagens de chocolate que ainda não havia experimentado e levei-as pra casa. A primeira à esquerda veio da Alemanha e tem um recheio cremoso que leva licor de laranja. A segunda embalagem é da marca suíça LINDT e também tem um sabor pronunciado de laranja, além de pedacinhos de amêndoas.



A terceira embalagem da marca belga CUPIDO foi a que mais me chamou a atenção por conta do formato bem fininho do chocolate amargo, igual ao das batatas PRINGLES.



Enfim, chegou o dia de abrir a caixa de biscoitos e parti para a cozinha com a intenção de preparar uma bebida que levasse café, chocolate, whisky e chantilly.



O chantilly é super fácil de fazer: basta misturar creme de leite fresco com três colheres de chá de baunilha e açúcar à gosto.



Em seguida, é só bater até que o creme atinja a consistência firme mostrada na foto acima. Um pouquinho de limão deixa a mistura azedinha e eu particularmente adoro esse sabor, mas dessa vez, esqueci o ingrediente.



Comecei despejando todo o conteúdo de uma garrafinha pequena de whisky em uma taça própria para drinks com café. Depois completei o espaço com café forte adoçado à gosto e finalizei com duas colheres de sopa de chantilly.



Ih, já ia me esquecendo do principal!!!! Antes de colocar o chantilly, mergulhei dois quadradinhos do chocolate amargo sabor laranja dentro da taça, para que o café bem quente pudesse dissolvê-lo aos poucos.



Usei um guardanapo estampado com tonalidades quentes para forrar a petisqueira de madeira escura que recebeu as guloseimas.



Aproveitei a oportunidade para fazer a estreia das colheres que são, ao mesmo tempo, canudos.



E voilà! Assim ficou pronto nosso lanchinho especial que realmente aqueceu o corpo e a mente!!!!



Perceberam o efeito criado pelo chocolate meio derretido que fica na base da taça? Se preferirem, vocês podem misturar tudo de uma vez, mas acho que essa apresentação em camadas é mais interessante.

Espero que tenham gostado da dica e que curtam o que resta do friozinho da melhor maneira possível!!!!

Um grande beijo e uma ótima semana pra todos!

"


Kátia,

Tenho certeza que os leitores do Cheirinho de Café irão adorar a sua receita! Agradeço o carinho e a generosidade em permitir a reprodução do seu post.

Um grande abraço da amiga blogueira,
Thays

6 comentários:

  1. Vou comprar os ingredientes para fazer HOJE mesmo! Arrasou! Adoro quando vc traz post de convidados! Valew Thais!
    Bjss!

    ResponderExcluir
  2. Thays, já tinha visto lá no blog da Bonfa (amo o blog e me inspiro um bocado ali).
    Conheçoi essas colheres-canudos dos cafés na Alemanha, sempre quando pedia meu cafe-latte. Minha cara mesmo e cara do blog ;)
    Vou tentar fazer isso e avisarei - lá e aqui!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Tati Campelo,

    Pode me chamar para experimentar!

    Bjks!

    ResponderExcluir
  4. Cath,

    Estava super feliz em te mostrar uma novidade! Credo! Vc já conhece tudooooo!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Thays! Obrigadíssima pelas palavras doces e elogios!!!!! Gostei do "sorrisão", rsrsrsrsrs!!! Espero que seus leitores gostem da receita e pra quem não toma bebidas alcoolicas, basta eliminar o whisky ou colocar só um pouquinho do licor cointreau pra dar um sabor especial! Um grande beijo carinhoso!!!!

    ResponderExcluir
  6. Kátia,

    Você respondeu exatamente o que eu ia te perguntar - substituto para o whisky - obrigada!

    Bjksssss,

    ResponderExcluir