quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Crême Brûlée com Café - Site Mexido de Idéias

      A grande virtude do creme brulée é a brincadeira de quebrar a casquinha crocante do açúcar caramelizado feito gelo em cima de um lago. Atravessar heroicamente a dura camada com a colher e encontrar o creme. Saborear a textura aveludada com a crocância da casquinha de açúcar não tem preço!


      A autoria da receita é disputada por franceses, espanhóis e ingleses. Mas vamos dar o crédito aos franceses, afinal, o nome consagrado é decididamente francês: creme brûlée (que na tradução, significa creme queimado), com direito a todos os acentos que a língua emprega.

      O primeiro registro da receita encontra-se no livro de François Massialot de 1691, cozinheiro de Felipe de Orleans. Hoje é fartamente encontrada no cardápio de muitos restaurantes europeus. Essa, do post de hoje, saboreei num pequeno restaurante na região da Toscana usando expresso no creme e pó de café na superfície por baixo do caramelo de açúcar.

      Os italianos adoram agregar ingredientes queridinhos em receitas consagradas e, como sabemos, eles são grandes amantes do café. Os franceses que me desculpem, mas acho que lá estava o tantinho de sabor que faltava para mim na monótona receita original, o café. Vamos apostar?

Receita de Crême Brûlée com café

Tempo de preparo: 1 hora e meia
Rendimento: 4 porções

Ingredientes:
500 ml de creme de leite fresco

5 gemas
75 gramas de açúcar
1 xícara de café espresso
1 fava de baunilha ou 1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher (chá) de café moído
4 colheres (sopa) de açúcar para caramelizar


Modo de Preparo:


Em um bowl, misture bem as gemas e o açúcar.










 
Acrescente o creme de leite, mexa bem e peneire.




           
Adicione a baunilha e o expresso. Coloque em forminhas e leve ao forno (100ºC) por aproximadamente 45 – 60 minutos ou até o creme ficar firme. Retire e deixe esfriar.

Polvilhe um pouco de pó de café em cima do creme e depois coloque açúcar cristal. Caramelize, com colher quente ou maçarico.



Dica:


      Se não tiver maçarico, esquente uma colher de sopa e coloque em cima do açúcar cristalizado para caramelizar. Repita a função até endurecer toda superfície.


Fonte: Mexido de Idéias

3 comentários:

  1. Meu blog foi raqueado! Adeus meus queridos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel Del Tedesco23 de outubro de 2012 15:13

      Isso é sério Thays?

      Excluir
    2. Infelizmente sim. Mas já escrevi para o Google e estou aguardando a reparação do erro. Sniff! :(

      Excluir