segunda-feira, 12 de novembro de 2012

No Comments

Fonte

5 comentários:

  1. Oi Thays! Tudo bem?

    Qual é a fonte dessa informação?

    Existem alguns métodos de descafeinação e todos usam café. Na verdade não conheço nenhum que não use café.

    Não sou nenhuma amante de café descafeínado, mas essa informação do desenho está errada.
    :)

    Bj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thays, creio que a imagem é só uma grande piada.

      Um abraço.

      Excluir
    2. Opa, é Flavia não Thays.

      Excluir
    3. Flavia C. Pogliani e prezado amigo Gabriel Del Tedesco,

      Existem cinco processos diferentes para fazer o café descafeinado. Todos começam com a mesma etapa: despejar os grãos de café em água quente para amolecê-los e depois mergulhá-los em um solvente. Um dos métodos mais tradicionais usa o cloreto de metileno, substância que se liga às moléculas de cafeína, extraindo-as do grão. Outra substância possível é o etil-acetato. O problema com esses dois primeiros métodos é que o solvente nunca é totalmente removido do café, que fica com um sabor diferente. Um terceiro método é, após amolecer o grãos, cozinhá-los com gás carbônico em uma caldeira de alta pressão. Nessas condições, o gás carbônico atrai as pequenas moléculas da cafeína. As moléculas que contêm o sabor do café, por serem maiores, não são retiradas e o gosto da bebida é melhor preservado. Sua desvantagem é ser um método caro. A quarta alternativa é usar a própria água quente como solvente. O café fica nela até que várias de suas substâncias, tanto a cafeína quanto as moléculas de sabor, bóiem.

      Após passar por um filtro de carvão, que retém só a cafeína, a água é devolvida aos grãos, que reabsorvem as moléculas de sabor. O quinto método é uma variação deste último. Em vez de mergulhar os grãos em água pura, usa-se uma água já saturada por substâncias de café e filtrada no carvão. Assim, só a cafeína é atraída para fora dos grãos, pois as moléculas de sabor não encontram espaço para serem absorvidas pela água.

      Looooooogo, como disse o Gabriel, trata-se apenas de uma brincadeira, pois os verdadeiros amantes do café não substituem um espresso por um descafeinado de jeito nenhum!!!

      Ok, Flávia? Não fica com raiva da piada nãoooo!!!

      Bjãoo! Para os dois!

      Excluir
    4. Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-e-feito-o-cafe-descafeinado

      Excluir