domingo, 9 de junho de 2013

Café Grego - Atenas e Piraeus

      Coffee people,

      Eu já tinha contado para vocês aqui que eu e o maridón iríamos viajar para Europa. Tínhamos programado Espanha e Grécia, acabou que tivemos um dia em Roma e Vaticano também (eba!).

      De modo geral, posso dizer que foi um passeio incrível! Apesar de, tanto a Espanha quanto a Grécia estarem passando por momentos de tensão econômica, só vimos algumas manifestações, mas nada grave. Tivemos tempo de conhecer bem as cidades (Madri, Barcelona, Atenas e Piraeus) e curtir os costumes e a gastronomia local!

Acrópole!
  Quando viajo, não levo computador, ipad, celular... é uma maneira de me desconectar não só da net, mas dos meus hábitos diários. Desse modo, desfruto melhor cada momento, não divido a atenção com o Whatsapp ou Instagram, e o maridón agradece :)! Mas isso não quer dizer que eu esqueça do blog! Pelo contrário! A cada lugar visitado, borbulham idéias para novos posts!

       E uma dessas idéias foi, justamente, falar sobre o CAFÉ GREGO. Na Grécia, as pessoas têm o forte hábito de tomarem cafezinho, e, torna-se fácil encontrar cafeterias espalhadas pela cidade. Os atendentes são solícitos e fomos bem atendidos. Thanks God que existe o inglês, porque aquela antiga expressão: "Não entendi nada! Parece que está falando grego!" É VERDADE!
Briki


        Mas não pense você que o cafezinho grego é igual ao nosso! Ele não é coado! É feito em um pequeno bule de bronze ou cobre_ chamado, Briki _onde mistura-se a água e o pó, que decanta, e então é servido. Mas a diferença fica só por conta do preparo, afinal, a maioria dos grãos servidos na Grécia têm origem brasileira ou colombiana.


      Tomei o pretinho na cafeteria Phidias καφές (café) , localizada ao lado da Ágora de Atenas. A atendente falava pouco o inglês, mas se esforçou para nos compreender e atender aos pedidos. O local era novinho, tinha acabado de ser inaugurado (tirei fotos do interior), mas o charme ficou por conta das mesinhas externas (presentes em todos restaurantes e cafeterias). Vale lembrar que nessa região TODA a calçada pública é em mármore! (#morri)

Phidias καφές
Ambiente interno novinho!
Ambiente externo ótimo para ver a movimentação das pessoas e deixar o tempo passar.
A primeira xícara com café grego e a segunda espresso! Detalhe: Ipanema Espresso!
Será que dá para ler minha sorte nessa borra de café?
Chocolate quente. Humm..

Preço do café: R$6,00

      O preço do cafezinho, durante o passeio, variou de 2,00 a 3,00 euros. Ou seja, aproximadamente, 6,00 a 9,00 reais (ui!). E, detalhe, nessa cafeteria o grão servido era Ipanema Espresso!!! Um café que vem de Minas Gerais!!! Ca-ra-cas, eu fui para Grécia tomar um cafezinho mineiro! 

      Honestamente, eu não gostei muito. Achei que fica muito pó na xícara.... não sabia se estava tomando ou comendo o café! Hahahaha! Mas, o maridón aprovou. Gosto não se discute, não é mesmo?

      No hotel, experimentei o café no primeiro dia, mas aquele líquido não pode ser chamado de café. Estava mais para purgante! Credo! Valeu só para tirar uma foto com a Acrópole ao fundo! Ai, ai... Verdade seja dita, o terraço do nosso hotel era um sonho! Até o purgante ficou com um gostinho melhor por causa da vista panorâmica que tínhamos da cidade! 

      Bem, eu tinha mais 4.937 fotos da Grécia e 8.975 dicas sobre Atenas e Piraeus. Mas vou me ater aos assuntos "cafeísticos" para tornar o post mais breve, ok?

       A seguir, algumas fotos da viagem! Espero que tenham gostado! Abraços!




Embaixo desse telhado verde, fica um restaurante de comida típicas. Achei lindo!


E se não tivesse tradução para o inglês? Eu não conseguiria pedir nem água!


Terraço do nosso hotel. No fundo, toda iluminada, a Acrópole.


Cidade de Deus com legenda em grego.


O purgante, digo, café do hotel.


Linda vista panorâmica da cidade já no café da manhã!


Mercado de especiarias.


Eu e maridón na Acrópole!


Templo de Zeus Olímpico.


É nóix!


Kebab grego. Diferente, delicioso!


Vida noturna agitada.


Edificação Romana.


Mar Mediterrâneo.


Porto de Piraeus.


Sátiro, Eros e Afrodite


Museu Arqueológico Nacional de Atenas. Café gelado.


Acrópole.


Parthenon.


Parthenon.


Portal frontal da Acrópole.


Aceita um Fine Brazilian Blend? Na Grécia, faz sucesso!


Templo de Hefesto.


Obs: Clique nas imagens para ampliá-las.

10 comentários:

  1. deu vontade de conhecer a cidade

    ResponderExcluir
  2. Sandro Barros (STJ)9 de junho de 2013 às 23:39

    Excelente matéria.

    ResponderExcluir
  3. Thays! Ameeeeeeeeiii a postagem (e as fotos, e a vista do seu hotel e... kkk)! Estava na expectativa! Me diverti ao saber que o café de sucesso por essas bandas é o brasileirin' mesmo! =D BOA SEGUNDAA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor foi minha cara achando que fosse tomar um café grego de verdade!!! KKKkkkkkk! Tá vendo como brasileiro tá com a moral?! Bjks, Kekéu!

      Excluir