domingo, 28 de julho de 2013

Café para Comer - Coffee Beans & Coffee Coins


      O café que faz parte do hábito das pessoas como uma das mais tradicionais e consumidas bebidas no mundo, virou comida. Isso mesmo. O resultado de quatro anos de pesquisa de uma dupla capixaba, apaixonada pela bebida, resultou em deliciosos grãos de café para comer.

      Por isso não se assuste e nem se preocupe se receber uma proposta inusitada para comer um cafezinho. E para não se arrepender depois, é melhor aceitar o convite e degustar o aromático e saboroso grão que parece chocolate, mas é café.

      A inovação que promete mudar os hábitos dos consumidores de café no Brasil e no mundo foi concretizada com a marca Coffee Beans. Além dos grãos de café para comer foi criada uma linha voltada para profissionais da gastronomia e segmento de confeitaria, a marca Coffee Coins

      A ideia genial dos grãos de café para comer veio dos irmãos e proprietários da SPA (Sociedade Produtora de Alimentos), Flávio e Renato da Cruz Abaurre. A empresa de Vila Velha, em operação há mais de 20 anos, fabrica vários produtos de chocolate da linha Diatt. O gosto pelo chocolate e pelo café foi herdado da família.

      O café escolhido para a confecção dos grãos comestíveis é o arábica da variedade mundo novo, produzido nas montanhas de Minas Gerais. A torrefadora Cambraia, fornece para a SPA o café torrado – o ponto de torra é baixo e específico para a produção dos grãos comestíveis – e moído. Para a obtenção dos grãos, o café moído é misturado à massa de cacau.

      A variedade selecionada, conta Flávio, é um café fino, que apresenta nota de caramelo, nota de chocolate e tem acidez leve. De todas as variedades pesquisadas essa foi a que reuniu as características procuradas. "Não queria uma variedade exótica. Preferi um café mais neutro, com notas características e aroma destacado", enfatiza Flávio.

      A expectativa é que os grãos comestíveis conquistem o público jovem, que é uma faixa da população que bebe pouco café. "O café é um produto que tem um grande potencial de mercado no mundo todo e esperamos que essa inovação conquiste o mundo", enfatiza Renato.


      O cacau, que é a base do chocolate, conquistou o gosto dos consumidores como bebida, consumida por mais de 200 amos, e se transformou em alimento sólido, com as irresistíveis barras. O café, no entanto, manteve a tradicional forma de consumo como bebida. Só em 2012, depois de conquistar o mundo como bebida, entra para a lista dos alimentos sólidos.

      A fábrica da SPA tem capacidade para produzir 150 toneladas de grãos comestíveis por mês. Mas, pode triplicar a produção, em função da demanda do mercado.

      A massa de café integral para uso culinário Coffee Coins é a nova ferramenta na elaboração de pratos e sobremesas finas será a novidade para o ramo culinário.

Fonte: A Gazeta

7 comentários:

  1. Ameiiii essa postagem. Vou procurar hoje rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procurei aqui em Brasília e ainda não achei! Snif, snif!!! :(

      Excluir
  2. Saboroso este café, degustei e achei maravilhoso.
    coffe Capuccino e café com leite e expresso. DELICIA.

    ResponderExcluir
  3. EDIVAN LIMA DE MACEDO na palestra da Coffe Coins com LUZINETE VEIGA.
    em chocolandia.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde,
    Somos uma marca de cafés especiais do Estado do Espirito Santo e gostaríamos do contato de algum representante do produto de vocês. Obrigado www.caferadaelli.com

    ResponderExcluir