domingo, 25 de agosto de 2013

Degustação de chá (Chá Yê!) na Objeto Encontrado





      Fui convidada pelo Lucas Hamú da galeria-café Objeto Encontrado, para participar de uma degustação de chás da empresa Chá Yê!  de Caio Barbosa e João Campos. Jamais perderia a chance de conhecer um pouco mais sobre esse assunto! (relaxa, cafezinho... você ainda é meu preferido! #loveforever)



O Caio _ que preparou nossos chás _e o João _que nos passou as informações!







        Muito mais do que degustação, tivemos uma aula sobre o particular universo da produção de chás na China. Vale lembrar que o Caio morou lá por um ano e, encantado com a cultura e as pessoas envolvidas nos meios de produção e de consumo do chá, voltou ao Brasil com a intenção de tornar possível ao público brasileiro conhecer um pouco dessa experiência. Assim nasceu a Chá Yê!!

      Detalhe: a empresa foi inaugurada em novembro de 2011 e muitos dos seus chás já figuram entre as disputadas listas dos melhores chás chineses da atualidade como o Verde Shi Feng Long Jing e o preto Qimen. Ui! Poderosos!

       Vocês acreditam que esses caras vão, pessoalmente, comprar o chá, todo ano, direto de dezenas de mestres ao redor da China? (#invejafeelings) Isso garante a qualidade do produto e é o grande diferencial entre qualquer outra empresa do ramo. Gentem, não é por nada não, mas o chá de saquinho que a gente toma fica parecendo chá de matinho perto de um chá de verdade, de folhas soltas, inteiras e frescas. 

      Algumas fotos do arquivo da Chá Yê!:
A equipe reunida.

O mestre do chá. Que bonitinho!

Produção artesanal.

Colheita folhinha por folhinha.

Caio no paraíso!



      
      O que achei mais legal foi que, assim como o café, existem variáveis que influenciam diretamente a produção do chá, tais como: terroir, clima, tempo de armazenagem, dentre outros. Além disso, o João também pré-aqueceu todos os utensílios utilizados no preparo do chá, bem como aquecemos nossa xícara para o espresso

Aquecimento dos utensílios.

      Todos os chás da Chá Yê! possuem no verso da embalagem informações sobre a região e o nome do mestre que o produziu. (igualzinho o chá que compramos no mercado..só que não!)

      Veja só:
Frente.
     Verso:
Este chá foi produzido pelo mestre Wu Si Jia com folhas do cultivar da Bai Cha colhidas em abril de 2012 na cidade de Shui Jie, província de Fujian. 

      
     Começamos a degustação com o Chá Meng Ding Huang Ya. Trata-se de um chá amarelo e raro. Ele possui um aroma levemente adocicado de amido tostado e um sabor herbal que lembra os chás verdes. Ao longo das infusões o aroma vai se suavizando ao passo que o sabor se adocica e se intensifica. É um chá perfeito para aqueles que apreciam chás verdes por suas qualidades nutricionais, mas que buscam algo mais suave no estômago. Carregado de antioxidantes e com um caráter suave este é mais um dos poucos chás amarelos atualmente produzidos no Brasil.

 Meng Ding Huang Ya









O preparo.
Além de gostoso é lindo de se ver!
Bebida clarinha, aroma e gosto suaves.

      O segundo chá foi o Shui Xian Light Roast. As folhas do arbusto Shui Xian, Narciso em português, possuem um aroma floral que lembra o desabrochar daquelas flores. O que nós degustamos é produzido pelo mestre Liu Guo, o mais hábil mestre de chá oolong rochoso chinês, diversas vezes premiado em competições de degustação cega. É um chá com torra leve, o que confere à bebida aromas e sabores frescos e suaves, muito embora um sabor torrado seja inicialmente marcante. O aroma das folhas secas lembra o de açúcar queimado com toques florais de Narciso. A infusão tem um corpo elaborado e uma cor dourada de mel. 

Olha que lindo:

O preparo.
Bebida mais encorpada e sabor marcante.



     
     Também experimentamos um chá com aroma de Jasmim. Trata-se do White Cloud Jasmine.  O aroma da bebida é obtido durante seu processamento, quando suas folhas são misturadas algumas vezes com flores de Jasmim. No produto final, contudo, as folhas de Jasmim não estão presentes, apenas seu aroma e sabor marcante. Outro nível! 



      Achei muito interessante os Pu'ers. Produzidos a partir do Mao Cha, grandes folhas de árvores de chá do sul da China completamente secas ao sol. São o único tipo de chá realmente fermentado e destacam-se por envelhecer bem, o que os torna um item de coleção entre os chineses (e caros pra caramba!). Possuem sabores e aromas amadeirados e de terra. Podem ser verdes (Sheng) ou pretos (Shu); de folhas solta (San) em bolachas (Bing) ou em pequenos tijolos e bolotas (Tuo).

      Aposto que se eu voltar da China com um bolachão de ervas vou ser pega na alfândega! #ervasuspeita



















Marcelo D2 _ não anime, isso é chá! 

   
      Ao todo, a Chá Yê! conta com 27 chás em sua carta, entre verdes (Gun Powder, Liu An Gua Pian, Long Jing, Mao Feng, Gu Zhu Zi Sun, Bi Luo Chun,Tai Ping Hou Kui, An Ji Bai Cha. E eu achava que só existia um tipo de chá verde! Gézuis! ), pretos, Pu'ers, Oolongs, brancos, aromatizados e amarelos(Huang Ya).

      Além disso, comercializa utensílios tradicionais e contemporâneos para o preparo da bebida. Todos eles vêm direto da China e a maioria é feita de forma artesanal por pequenos produtores! Vale a pena conferir o site: www.chaye.com.br ou passar na Objeto Encontrado que também possui produtos da marca (CLN 102 Bl. B)!

O melhor é degustar um bom chá com boas companhias!

Um abraço especial para Cris do site Querocomer e Telma!

























Obs: Vai ser difícil voltar a tomar o chá aqui de casa....

12 comentários:

  1. Postagem linda demais! Curto muito chás tb! Queria ter idoooooo! Thays, uma curiosidade: lá eles explicaram as propriedades terapêuticas de cada chá servido (tipo: esse emagrece, esse trata os rins e tals...), ou o foco das degustações estava nos sabores mesmo? =) Bjoooo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Kekéu! Bom, eles não deram ênfase nas propriedades terapêuticas (você verá que no site deles tbm não é algo muito explorado) pq eles queriam priorizar o sabor e a qualidade do produto. Kekéu, de fato, o sabor é muito diferenciado! Bjão procê!

      Excluir
  2. P.S: quero dar um abraçoooooo no mestre do chá!!! \o/ Tãooo fofinhoooooo!!! kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei!!! KKKkkkkk! Queria um chaveirinho dele!

      Excluir
  3. Esse ano o chá virou minha nova paixão!! Invejinha saudável que eu tô agora... Deve ter sido ótimo!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jojo, tbm estou tomando muito chá ultimamente. E tenho gostado cada vez mais! Podemos combinar de ir juntas em outra casa de chá, vamos?

      Excluir
    2. Eita que não é a primeira vez que estamos combinando alguma coisa... Quero ver se vai ficar só na teoria ou vamos marcar mesmo, hein?! Vou deixar vc e a K-fé responsáveis por estabelecer datas, dias, horários e lugares, hein?! rsrsrsrs... bjo

      Excluir
  4. Olá, não gostaria de ser indiscreta, mas poderia me passar o nome do esmalte que está usando nas fotos? e tambem gostrai de ver mais de pertoa correntinha q vc está usando nas fotos pq parece uma xicara pequena, é isso mesmo? Obrigada, Marcela Novac.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixe.... agora vc me pegou, Marcela! Não sei qual o nome do esmalte. Como não sou muito ligada nessas coisas, escolho a cor e pronto! Nem vejo marca, nem nada! Tenho uma amiga que toda semana anota a cor e a marca que é para passar para quem gostar e tbm para não repetir durante o mês - nunca conseguirei!!!

      Agora, minha filha.... parabéns para sua visão privilegiada! Até voltei na foto para ver se conseguia enxergar o pingente, mas acho que minha idade não permitiu tal proeza! É uma xícarazinha mesmo! Vou postar para vc ver melhor, ok?

      Bjo!

      Excluir
  5. Marcelo Pontes (CaféSa)26 de agosto de 2013 às 20:27

    Boa noite, Thais.
    Gostaria de agendar um horário para demonstração de um novo produto. Qual telefone de contato, pf.
    Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcelo!

      Peço que entre em contato pelo meu e-mail: thays_martins@yahoo.com.br ou pelo telefone da minha clínica Equipe Orto: 3326-4125. Ok?

      Excluir