domingo, 5 de janeiro de 2014

Uau! Comecei 2014 com um super presente da barista Lidiane Santos - Arte Café & Confeitaria / Museu do Café - Santos/SP


Feliz 2014!!!

Coffee Friends,


      Desde o final do ano passado, parei de escrever aqui no blog :(  Quem publica sabe o quanto demanda energia e dedicação para mantê-lo, e, realmente, não consegui conciliá-lo com minhas atividades profissionais (sou daquelas que se não é para fazer bem feito é melhor não fazer!). Corroborou o fato de ter sido hackeada e terem apagado todos meus arquivos, pesquisas e entrevistas que passei meses elaborando (#motherfuckfeelings #quemhackeiaopiupiucambaleia)!

      Mesmo assim, foi um ano gratificante do ponto de vista 'cafeístico' pois fui escolhida para ser jurada na revista Veja Brasília Comer & Beber 2013 (sorry, vocês irão ler isso muitas vezes aqui! #orgulhinho), recebi proposta de propaganda e divulgação (remuneradas!) no meu blog (apesar de não ter aceito, uma vez que o produto não se adequava ao perfil do Cheirinho de Café #exigente), conheci lugares sensacionais (como Espanha e Grécia, por exemplo) e experimentei cafés e chás que nunca imaginei provar!

  Não fiquei totalmente afastada do blog pois mantive meu Instagram (https://instagram.com/_t_h_a_y_s_/) ativo nesse período e ainda o atualizo com dicas de cafés, promoções e cafeterias (e outras coisinhas nada a ver também!). Além disso, recebo e-mails diários de vários coffee lovers que me enviam informações incríveis sobre o meu amado pretinho!

      Porém, nesse início de 2014, fui surpreendida por um pacote que chegou pelo correio. Veio láaaaa de Gravatá-Pernambuco, enviado pela querida barista Lidiane Santos. Já falei da Lidiane aqui, ela é  consultora, proprietária da  Arte Café & Confeitaria  e ministra aulas para futuros baristas. Inclusive, em 2011 (como o tempo voa!) já havia feito um post com dicas e informações importantes sobre cafeterias transmitidas pela Lidiane em uma entrevista concedida ao blog (veja aqui).



      A Lidiane está sempre buscando evoluir em sua carreira, aprimorar suas técnicas e aumentar seu conhecimento acerca do café, seu preparo e tudo que o cerca. Só posso repetir o que disse dois anos atrás: a delicadeza em mandar produtos pernambucanos aqui para a capital, mostra que o sucesso da Arte Café & Confeitaria também é proveniente da preocupação com cada pequeno detalhe. Mais uma vez: Obrigada, Lidiane! Amei!

      Well, vamos aos presentes!:




1)Uma camiseta bordada linda (Gentem, cuidado porque inveja é um sentimento feio!)
2)Um porta foto/cartões da Bolsa do Café - Santos
3)Folders e encartes do Museu do Café
4) CD com centenas de fotos do Museu do Café. Cliques da própria Lidiane!!! Show!!!

Obs: Making of da foto com ajuda do maridón!

'Gézuis, porque fui casar com a Thays?!'

      Já deu para perceber que a Lidiane andou dando umas voltas por Santos, né, Coffee People?! 

      Lá encontra-se o Museu do Café, sediado na Bolsa Oficial de Café, edifício construído em 1922 e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. No museu, pode-se visitar exposições que preservam a histórica relação entre o café e o Brasil, além de experimentar um espresso na premiada Cafeteria do Museu (que trabalha exclusivamente com cafés gourmet produzidos em diferentes regiões do Brasil).












       Os principais destaques do Museu são as telas e painéis de Benedicto Calixto e o salão do Pregão, onde eram realizadas as negociações que determinavam as cotações diárias das sacas de café. Os pregões foram realizados no palácio da Bolsa Oficial de Café até 1957, quando os negócios foram transferidos para São Paulo.


















      Entre objetos e documentos que formam seu acervo, é possível perceber como a evolução da cafeicultura e o desenvolvimento político, econômico e cultural do País estão intimamente ligados. Fotografias, maquetes e painéis ajudam a contextualizar a chegada das primeiras mudas e sementes da planta ao Brasil, a profissionalização das plantações e da mão de obra e a chegada dos imigrantes japoneses e europeus para o trabalho nas lavouras.
















      Para finalizar, é muito legal lembrar que a Cafeteria do Museu é premiada pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) com o status Premium dentro de seu programa de abrangência nacional Círculo do Café de Qualidade,  e também foi eleita pela revista Veja, por quatro anos consecutivos a Melhor Cafeteria da Baixada Santista.







Lidiane, desejo que em 2014, e nos próximos anos, você continue aprimorando seus conhecimentos e compartilhando conosco suas conquistas! Estarei sempre na torcida para seu sucesso pleno!

Meu início de ano ficou muito especial com esse carinho! Foi um presente para mim e conteúdo de qualidade para os leitores do Cheirinho de Café!

A todos meus Coffee Friends, Um Feliz 2014 com ótimos cafezinhos!!!



ARTE CAFÉ & CONFEITARIA
Cleto Campelo 210 , Gravatá - PE, CEP 55641000, Brasil
Tel: (81) 3533-3452
Email: arte.cafe.confeitaria@gmail.com

MUSEU DO CAFÉ
Rua XV de Novembro, 95 Centro Histórico- Santos/SP
Tel: (13) 3213.1750
www.museudocafe.org.br

7 comentários:

  1. pq não existem blogs em bsb tão bons qto o seu?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem sim!!!! Vários que valem a pena serem lidos!!! Depois mando uma listinha para vc!! :)

      Excluir
  2. Oi Thays!
    Que bom que começou o ano escrevendo no seu blog! Fazia tempo que não tinha notícias suas!! Parabéns pelo presente e pelo convite da Veja, você merece, por toda sua dedicação ao nosso super cafezinho!!! O Café Literário também começa o ano com várias novidades em seu cardápio e sua programação. A que mais me deixa feliz é a participação no evento Restaurant Book, que faz parte do projeto Doe um Livro. A cada livro doado o cliente tem 10% de desconto na conta final. É uma iniciativa de vários restaurantes e cafeterias e não poderíamos ficar fora dessa!
    Que tal escrever um pouquinho sobre essa iniciativa e de quebra, incentivar essa prática aí em Brasilia?!
    Contamos com você para a difusão desses hábitos deliciosos, tomar café, ler e compartilhar.
    Feliz 2014 e muitos cafezinhos pra você!! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ruth!!! Gostaria de saber mais sobre o projeto Doe um Livro e o evento Restaurant Book. De quem é essa ideia tão original? Se possível, mande-me por e-mail as informações sobre o projeto que farei questão de divulgar e incentivar a prática aqui no Distrito Federal com o maior prazer!!!
      Um 2014 ma-ra-vi-lho-so para vc e muito sucesso no Café Literário!!
      Aguardarei seu e-mail (se não for dar trabalho, claro!): thays_martins@yahoo.com.br
      Bjosssssssssss!!! :)

      Excluir
  3. Eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeehhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh #taparei kkkkkkkkkkkk

    Kekel

    ResponderExcluir
  4. Caros amigos!

    Meu Blog é finalista no Prêmio TOP BLOG Brasil na Categoria Pessoal Variedades. Gostaria de muito de poder contar com o seu voto na votação deste 2º turno que é decisivo para a classificação final. Basta clicar sobre o selo da votação que está disponível no Blog e votar! Se vocês poderem colaborar ficarei muito agradecida desde já.... Um abraço!
    http://www.luceliamuniz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir