domingo, 18 de maio de 2014

Cheirinho de Café no Café Universal!

Olá Coffee People,


      Fui convidada pelo barista e gerente-geral Márcio Dias para conhecer o Café Universal (localizado no andar superior do Universal Diner, 210 sul). O Márcio trabalha com a chef Mara Alcamim há 12 anos, e eu o vi pela primeira vez no campeonato TNT que aconteceu no extinto Zuu a.Z d.Z. Quem quiser saber mais sobre o TNT (Thursday Night Throwdown) Art Latte, clique aqui e aqui. Nessa época (2011) fiz, inclusive, uma pequena entrevista (clique aqui para lê-la) com o Márcio, que era o chef de Cafés do Quitinete (que hoje não é mais um estabelecimento de Mara Alcamim). 


      Cheguei acompanhada das minhas amigas e ex-blogueiras gastronômicas da cidade, Kélen e Jordana. A decoração do ambiente logo chamou nossa atenção! Isso porque o Café segue o padrão único de design do Universal Diner: nada discreto, retrô, mas também contemporâneo, nonsense, espalhafatoso, resumindo, um crazy mix! Fica até difícil escolher uma mesa porque você não quer perder nenhum detalhe do local e a vontade é tomar um café em cada cantinho para aproveitar ao máximo a experiência. 



  Uma coisa é fato: o excelente atendimento do local. Os restaurantes da cidade podiam se espelhar no belo trabalho junto ao cliente que o Universal apresenta. Um ótimo exemplo para minha Campanha por um melhor atendimento em Brasília. Como somos clientes VIP (#meachopouco, #modéstiapraquê), fomos atendidas diretamente pelo Márcio Dias que realizou o preparo dos nossos cafés; porém, foi o garçom Paulo que ficou a maior parte do tempo anotando nossos pedidos e nos servindo. Tinha tempo que não via tanta simpatia! Tirou nossas dúvidas sempre com um sorriso no rosto, deu gosto de ver! Obrigada, Paulo! 

Jordana e eu!
      Começamos nosso lanchinho com omelete (tem opção de pedir só com claras) acompanhado de salada, ovinho cozido com cristais de sal e sanduíche. Aprovados! Depois passamos para os cafés. Vale a pena ressaltar que os cafés podem ser levados para casa e possuem uma qualidade ímpar. Você pode escolher entre: Blend Universal, Orgânico (IBD), Descafeinado, Café Jacu e Café do Barista, sendo esse último, um blend especial assinado pelo Márcio Dias com edição limitada e periodicidade mensal.



Blend Universal: Bebida com alto teor de doçura, sabor e aroma de frutas vermelhas. Equilibrada, encorpada, acidez média com sabor residual longo e intenso que lembra amora e chocolate.

Orgânico (IBD): Bebida equilibrada, sabor e aroma de erva-cidreira, acidez média e finalização limpa com notas de caramelo.

Descafeinado: Bebida encorpada, de alta qualidade, que tem a cafeína extraída por um processo à base de água e sem produtos químicos (Mountain Water Decaf.). Diferencia-se pela ausência de amargor, sabor e aroma suaves e equilibrados, acidez baixa e finalização com notas de chocolate escuro. 

      Coffee people, confesso que tenho o maior preconceito com café descafeinado (como diz um amigo meu, é como ir ao McDonald´s e pedir salada), porém, esse foi o único descafeinado saboroso que experimentei, de verdade! Como o Márcio explicou, tem gente que está proibida pelo médico de consumir cafeína, ou tem dificuldade de dormir após o cafezinho, mas adora seu sabor... quer dizer, realmente precisa tomar sem a cafeína. Então, que pelo menos seja um café bom!



Café Jacu: Produzido na fazenda Camocim, em Domingos Martins (ES). A ave vai diretamente à lavoura e escolhe somente os grãos maduros e melhores. Blend especial do barista Márcio Dias. 

      Todos os drinks de café podem ter o leite integral substituído por leites: sem lactose (Thanks God!), de soja e desnatado. E o cardápio tem opções veganas e sem glúten. Ou seja, agrada geral! Dentre os Cafés Especiais, o café com frutas vermelhas e sorvete é novidade e tem agradado muito. Mas você também poderá encontrar o velho conhecido Café Nutella que já era servido pela casa, mas que conta com o toque de um sorvete de melhor qualidade dessa vez.  


Chantilly de Café

      O funcionamento do Café Universal será de 9 horas até meia-noite, de segunda à sábado. Ou seja, dá para tomar um café da manhã reforçado no local. Tivemos a felicidade de degustar a salada de frutas com o iogurte artesanal que é di-vi-no!!! 

Degustação da salada de fruta especialmente feita para o Cheirinho de Café!

Moagem na hora!
    
  Claaaaaaaro que comprei um café para fazer em casa! Escolhi o Blend Café do Barista que esse mês apresenta um café encorpado, com notas de caramelo e baixa acidez (minha cara!). 

      O pacote com 250 gramas está custando R$16,00. A próxima edição que deve estar quase chegando na Universal, o Márcio disse que é surpresa! Ou seja, vou  ser obrigada a voltar e degustar esse novo blend (Nossa, que sacrifício!)



Esse eu levei para casa!

      Gente, eu falei que a trilha sonora do café é toda no vinil?

      Well, acho que já dei vários motivos para vocês conhecerem o Universal, né? 

Cheirinho de Café na parede do Universal! 

      Um grande beijo!!! 
Thays

9 comentários:

  1. Vida longa ao Café Universal!!! Pq tá valendo muito a pena!!

    ResponderExcluir
  2. Que tal ter um ótima refrigeração no seu negócio ou novo negócio?
    O que precisar nós temos! Se não temos, Criamos!
    Temos ótimos projetos de novas instalações!
    Visite nosso site www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderExcluir
  3. Uhuu ! Voltando a Ativa Thays !!! Parabéns, muito bom!! Super beijo e saudades !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudades, Sú!!! Vc ainda está trabalhando com café?

      Excluir
  4. Uhuuuulll! Resenha Show!!! Fiquei impressionada c/a riqueza dos detalhes narrados! \o/ E curti muito a cafeteria nova! Kkel

    ResponderExcluir
  5. oi,

    amei!!!!!!!!!!
    me liga 92725442, mara alcamim

    ResponderExcluir