quarta-feira, 11 de maio de 2016

Fazendas do Octavio Café viram cenário para reality show internacional de baristas e profissionais do café


Um time de baristas e profissionais do café de 10 países do mundo desembarcou em Pedregulho, no interior de São Paulo, para gravar o reality show Barista & Farmer, que será gravado até hoje, 11 de maio nas fazendas do Octavio Café - na O’Coffee – Brazilian Estates -, empresa que reúne as seis fazendas produtoras e exportadoras da marca, localizadas na região de Alta Mogiana.

Criado pelo renomado barista italiano Francesco Sanapo, a competição – que aconteceu em Porto Rico em 2013 e em Honduras em 2015 – reúne os dez melhores baristas (selecionados entre mais de 200 candidaturas) para vivenciar o dia a dia de um produtor de café.

O tema da terceira edição do Barista & Farmer é sustentabilidade ambiental e a promoção do café da semente à xícara. Os finalistas participam de um curso completo, que inclui a parte botânica, plantio, cultivo, diferentes maneiras de colher café, distintos métodos de preparo (natural, descascado, despolpado, desmucilado e microlotes), armazenamento, classificação, análise sensorial, torra, experiência de degustação e todas as múltiplas possibilidades de preparo e consumo da bebida.

Durante as manhãs, os baristas conhecem o processo de produção de cafés especiais nas fazendas do Octavio Café, competem entre si, ganhando ou perdendo pontos de acordo com suas performances, enquanto à tarde têm aulas na Academia Barista & Farmer com alguns dos profissionais mais aclamados do setor. À noite ficam hospedados no Chapadão – Hospedaria do Café (www.hospedariadocafe.com.br), um hotel e casa de hóspedes do Octavio Café e O’Coffee que recebe anualmente centenas de visitantes (Convidem-me!!!). Todos os dias, câmeras acompanham os competidores e posteriormente os vídeos são transmitidos no site www.baristafarmer.com e nas redes sociais do reality show.

Nesta edição, também será preparado um documentário para promover ainda mais a cultura crescente do café, a bebida mais consumida no mundo depois da água, cuja veiculação será feita durante a feira da Associação Europeia de Cafés Especiais (SCAE, sigla em inglês) que acontecerá em Dublin, Irlanda, de 22 a 25 de junho, momento em que acontece o Campeonato Mundial de Baristas 2016.

Os baristas finalistas são: Guido Garavello, 32 anos (Itália); Miguel Angel Vera Fer-nandez, 36 (Venezuela); Jesslyn Evani, 25 (Indonésia); Nikolaos Kanakaris, 31 (Grécia); Olga Kaplina, 29 (Rússia); Amy Nake Manukyan, 26 (Armênia); Daniel Rivera, 30 (Estados Unidos); Agniesza Rojewska, 27 (Polônia) e Rosey Hill, 45 (Austrália) e Raphael Ferraz de Souza, 26 (Brasil).

Barista & Farmer é um projeto de educação único e inovador. Este ano, escolheu o Brasil, maior produtor e exportador mundial de café, para sediar a competição. “Estar neste país só é realidade graças à amizade com Edgard Bressani e parceria com a O’Coffee – Brazilian Estates. Iremos proporcionar uma experiência de alto nível para os participantes”, conta Francesco Sanapo.

Para Edgard Bressani, CEO do Octavio Café e O’Coffee, é uma honra ter as fazendas do grupo como cenário de uma competição tão importante para o setor. “Quando ofereci, em Seattle, no ano passado, nossas instalações para sediar o evento, não tinha dúvidas de que toda a cadeia se beneficia com iniciativas como esta, que estimula jovens talentos a conhecer profundamente a cadeia de produção dos cafés especiais para pensar novas e sustentáveis formas de negócio para o café. Como na O’Coffee temos a UniOctavio, uma universidade do café, este reality show tem tudo a ver com nosso dia que foca não só na produção e exportação de cafés especiais para mais de 20 países, mas também na industrialização e comercialização de café torrado e moído (Octavio Café e Don Café) e na formação em programa educacional para aprendizado da semente à xícara. Também é muito bom receber em casa grandes amigos como Francesco Sanapo, Rebecca Atienza e Sonja Grant. Estou muito feliz. É o reconhecimento de nossa dedicação e a oportunidade de mostrar nosso trabalho para estes também embaixadores do café”, diz.

Especialistas internacionais em palestras no Octavio Café

Os professores convidados desta edição do Barista & Farmer também participam de uma tarde de palestras, de 50 minutos cada, abertas ao público no Octavio Café. Será no dia 12 de maio, em 3 horários:

15h30
Francesco Sanapo: “A atitude dos baristas”

Em grande parte da Itália e, particularmente, no eixo sociocultural de Florença, onde a indústria do café espresso é firmemente institucionalizada e a cultura das cafeterias está profundamente fixada, qualquer tentativa de introduzir novos pensamentos sobre o assunto são vistos como um desafio. Francesco Sanapo, eleito o melhor barista italiano por três vezes, abriu o luxuoso Ditta Artigianale, em Via dei Neri, no centro de Florença, em 2013. O lugar era tão diferente das outras centenas de cafeterias nos arredores, que as pessoas começaram a se perguntar "isso pode existir aqui?" A resposta parece ter um sonoro sim, uma vez que Sanapo abriu recentemente uma segunda casa em Oltrarno, ainda maior que a primeira. Com restaurante no segundo andar, o serviço é bem mais forte que a casa original, mas também inclui um moderno menu de coqueteis, cafés tostados pela Ditta Artigianale e preparados de maneiras consideradas verdadeiramente progressivas

16h30
Sonja Grant: “Cafeterias e micro torrefações – A perspectiva dos baristas, proprietários e consumidores na criação de algo com suas próprias ideias e a comunicação entre o barista e o consumidor”

Uma das figuras mais queridas da comunidade internacional do café, Sonja Bjork Grant já foi conselheira no World Coffee Events e viaja pelo mundo certificando juízes internacionais e como jurada em campeonatos nacionais. Grant é envolvida com o mundo do café desde 1995, quando começou sua carreira na Kaffitar, em Reykjavik (Islândia). Desde então, tem sido parte integrante do circuito internacional do café.

17h30
Andrej Godina – “Extração de espresso e a análise sensor”

Godina é um expert do café! Vive em Florença (Itália), mas nasceu e cresceu em Trieste, o porto italiano mais importante para a importação de café verde. Ele nasceu em uma tradicional família portuária, e desde muito cedo, acompanhou seu pai na inspeção dos cafés. Godina seguiu os passos do pai e se tornou inspetor de qualidade, mas após um curto período, se apaixonou pelo mundo do café e passou a frequentar aulas específicas. Hoje, é PhD em Ciência, Tecnologia e Economia do Café na Universidade de Trieste, além de instrutor autorizado e Mestre Barista no SCAE (Speciality Coffee Association of Europe) e consultor de torrefadoras italianas e empresas de café.

Inscrições
Interessados devem enviar e-mail para cursos@octaviocafe.com. Como a iniciativa busca dar oportunidade a várias pessoas e uma vez que as palestras serão gratuitas, os participantes poderão escolher apenas uma das três palestras. “Como são apenas 40 vagas para cada apresentação, a inscrição será por ordem de recebimento. Um e-mail será enviado àqueles que entrarem em contato com o Octavio Café para inscrição, confirmando ou comunicando que a turma já foi preenchida. Por isso, façam suas inscrições o mais rápido possível”, diz Tabatha Creazo, Gerente de Qualidade e Treinamento do Octavio Café.

Sobre o Octavio Café: Localizado no coração da avenida Faria Lima, o Octavio Café, considerado um templo do café e a maior cafeteria da América Latina, proporciona aos clientes uma experiência gastronômica por meio da cultura do café. É o único do País a servir mais de 15 métodos de preparo diferentes. Moderno e sofisticado, possui um amplo cardápio, com opções de café da manhã, almoço, petiscos para o happy hour e jantar, sem contar a vasta carta de bebidas e uma boutique com utensílios e cafés especiais da marca, 100% brasileira. A qualidade dos produtos vem da excelência das etapas da produção em suas seis fazendas, localizadas na região da Alta Mogiana, interior de São Paulo, que exportam para mais de 20 países. O Octavio Café oferece diversos cursos na cafeteria e também em suas fazendas, a profissionais e apaixonados por café e possui três salas para reuniões e treinamentos, além dos espaços “Latte" e “Deck” para grandes eventos.

Olha que legal!!!

Recebi o convite para prestigiar a divulgação do resultado do campeão que será comunicado nesta sexta, dia 13 de maio, às 17h30, em um evento com a presença dos baristas e profissionais do café participantes do Barista & Farmer!!!

Achey Dygno! 

2 comentários: