segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Black Sheep - Eastcheap/London

No caminho de casa para a academia, sempre passo por ruas comerciais bem movimentadas, com muitas lojas e restaurantes. Recentemente notei que abriu um novo café por ali, chamado Black Sheep. Claro que dei uma passada por lá para conferir o que tinha de diferente.



Black Sheep ou Ovelha Negra, é uma rede de cafeterias idealizada por um grupo de amigos apaixonados por café que decidiram "deixar o rebanho para trás” e repensar as tradições que têm se estabelecido com relação ao café. O grupo se diz comprometido com a quebra de paradigmas e, ao invés de apostar nos grão mais badalados, dão lugar a cafés considerados sem graça ou até mesmo ruins. Esse é o caso do café Robusta.



Dentre mais de cem espécies, estão a Coffea Arabica e o Coffea Canephora, chamado também de Café Robusta, ou Conilon. As plantas são bastante diferentes, sendo o robusta uma planta mais rústica e produtiva, enquanto os pés de arábica são mais sensíveis e produzem menos, exigindo muito mais cuidados no campo. Enquanto o arábica se desenvolve melhor em altitudes elevadas e temperatura amena, o robusta necessita de um clima mais quente e úmido, em menor altitude.
Continuando com a diferença entre os dois cafés, o robusta possui 2,2% de cafeína, quase o dobro do conteúdo do arábica, que tem 1,2%.  Quanto ao sabor, enquanto o arábica é mais adocicado, com aroma e sabor suaves e levemente ácidos, o robusta é mais amargo e marcante, sendo geralmente menos apreciado. As grandes cafeterias mais exigentes do mundo usam quase sempre grãos 100% arábica. 



Aí que entra o diferencial da Black Sheep. O principal café da rede na atualidade é o Robusta Revival, preparado exclusivamente de grãos robusta de Uganda. Na primeira visita, pedi um flat white e fiquei surpresa com o sabor intenso e agradável do café, com notas de castanhas e chocolate. Gostei bastante! Além do robusta revival, também havia uma opção de café arábica chamado Blue Volcano, com sabor mais frutado e suave. 



A cafeteria é bem pequena, com poucos lugares para sentar. É um local planejado para atender o público que passa por ali, pega seu café e segue o caminho para o trabalho ou para casa. Além do tradicional menu de café espresso, a rede também oferece cafés filtrados e cafés frios. Experimentei o Nitro Cold Brew, que saiu de uma choppeira. A adição de nitrogênio no café fez com que ele saísse cremoso como um chopp e o sabor fica muito interessante, trazendo à tona o frescor dos grãos. Caso você goste dos produtos, pode levar os grãos ou a garrafinha de café gelado para casa. Além do café, a loja também tem algumas guloseimas como croissants, brownies e muffins, bebidas geladas, chocolate quente e chás.



A equipe de atendimento da loja de East Cheap é muito gentil e atenciosa. Fui muito bem recebida pelo simpático gerente Andrea, que me contou um pouco sobre a loja e sobre os cafés utilizados pela rede. Ele comentou ainda que tem orgulho de trabalhar para a Black Sheep, que se sente parte de uma grande família. (e isso com certeza reflete no bom atendimento recebido pelos clientes). Se estiver passando por ali, vale a visita!

31 Eastcheap - London
EC3M 1DE

Nenhum comentário:

Postar um comentário