terça-feira, 3 de abril de 2018

Pão de queijo e cafezinho

Para mim, não existe um par mais perfeito do que pão de queijo e café. É uma combinação que começa antes mesmo de ficarem prontos. Depois de alguns minutos no forno, a gente sabe que os pães estão assando pelo aroma que se espalha pelo ar. Esse cheiro é como uma voz que diz: "está na hora de coar o café". Quando a fumacinha do café invade o ambiente e se entrelaça ao aroma de pão de queijo assado, a gente já sabe o que esperar dessa união. Trazer os dois juntinhos e quentinhos para o centro da mesa é o convite para um momento simples e delicioso, que deixa a gente sempre suspirando e com gostinho de quero mais, quando dá a primeira mordida no pão de queijo, seguida de um gole de café!
Se você se sente impelido em trazer essa dupla para sua mesa, compartilho aqui uma receita de família do pão de queijo bem mineiro. Espero que goste!





Pão de Queijo com 2 polvilhos
Rende aproximadamente 50 pães de queijo pequenos


Ingredientes
1 e 1/2 xícaras de polvilho doce
1 e 1/2 xícaras de polvilho azedo
1 colher de chá de sal
1 xícara de água
1 xícara de leite
3/4 de xícara de óleo
3 ovos grandes
3 xícaras de queijo minas meia cura ralado (gosto de usar o queijo do serro ou canastra)

Modo de preparo

1.Coloque os polvilhos numa tigela ou gamela que dê para amassar o pão de queijo. Misture o sal ao polvilho e reserve.

2.Para escaldar o polvilho, junte o leite, a água e o óleo numa panela, coloque pra aquecer em fogo médio. Quando levantar fervura, desligue e escalde o polvilho imediatamente, misturando aos poucos e deixe esfriar. Vai resultar em uma massa resistente e meio borrachuda.

3.DICA: Experimente o queijo para ver como está de sal. Se o queijo estiver bem salgado, a massa vai carecer de pouco sal. Um pão de queijo mais temperadinho agrada ao paladar.

4.Depois desta mistura fria, junte os três ovos ligeiramente batidos e o queijo ralado. Então amasse e sove bem até obter uma massa bem macia. Se você achar a massa muito seca, pode adicionar mais um ovo.

5.Com a massa pronta, enrolar as bolinhas é mais fácil. Mas antes, coloque o forno para preaquecer. Então enrole os pães de queijo em formato de bolinhas, e vá colocando numa assadeira com espaço entre elas pois irão crescer.

6.Asse a 200 graus por aproximadamente 30 minutos, até ficarem com a casquinha dourada e crocante. Sirva com um café fresquinho e aproveite! Ficam uma delícia!

7.Caso não queira assar todos de uma vez, eles podem ser congelados na assadeira dentro do freezer e depois colocados em saquinhos. Quando quiser assar novamente, basta colocar o forno para aquecer e levar os pães de queijo congelados direto para o forno, deixando sempre um espaço entre as bolinhas para crescerem.

2 comentários: