terça-feira, 10 de agosto de 2010

Café Espresso ou Expresso?


É COM S!!!   
Quem começa respondendo é o barista João Carvalho:

      "O Café é espresso [com S] porque é feito sob pressão, espremido para criar maior resistência à passagem da água e assim promover uma maior extração de óleos aromáticos e outros atributos sensoriais internos ao café. Espresso vem do italiano. É um uma bebida criada na itália, com [nome e] receita padronizada e seguida no mundo todo."
 
É COM X!!!


        Em contrapartida, Pasquale Cipro Neto, Colunista da Folha, relata (matéria publicada no Jornal Folha de São Paulo, de 26/07/09):

      "Café expresso - está escrito na porta./Cai o café na xícara (...)/maquinalmente./E eu sinto o gosto, o aroma, o sangue quente de São Paulo/nesta pequena noite líquida e cheirosa/que é a minha xícara de café.

Assim começa "Café Expresso", escrito nos anos 50 por Cassiano Ricardo (1895-1974), que não hesitou: escreveu "expresso". Em português, é mesmo com "x" -não temos a palavra "espresso", com "s". O café rápido, feito na hora, em máquinas italianas, é mesmo "expresso", que, entre outros, tem o sentido de "enviado rapidamente, sem delongas."

Foto: Coffee Shop
Resumindo....

      No Brasil, aceitamos as duas grafias! Paulo Rodrigues foi quem, na minha humilde opinião, melhor explicou essa dupla possibilidade:


      "Um Café expresso (do italiano caffè espresso) é uma bebida à base de café preparada pela passagem de água muito quente e sob pressão pelos grãos de café torrado moídos de forma muito fina. Espresso, em italiano significa assim “retirado sob pressão”. Em português, o termo “expresso” significa rapidez.

Uma vez que as máquinas para preparação deste tipo de bebida, utilizando a pressão de vapor, foram desenvolvidas em Itália, poderíamos ser levados a pensar que o mais correto seria escrever-se espresso. No entanto, a preparação da bebida é também ela bastante rápida (entre 15 a 20 segundos) pelo que o termo “expresso” também se adequa perfeitamente.

O nosso vocabulário corrente admite palavras estrangeiras, como por exemplo: software ou internet. No entanto, devemos distinguir aquelas que não foram incorporadas na nossa língua em definitivo ou por serem muito recentes (ambas devem ser escritas em itálico) daquelas que já o foram (sem itálico) . Espresso é assim uma palavra estrangeira não incorporada na nossa língua, devendo por isso ser escrita em itálico.





Colaboração: Dois Espressos

Um comentário:

  1. Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of any widgets I could add
    to my blog that automatically tweet my newest
    twitter updates. I've been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping maybe you would have some experience with something like this. Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.

    my homepage :: visit the official web site
    Also see my web site: I agree with that

    ResponderExcluir