terça-feira, 10 de agosto de 2010

O Café e a Saúde Bucal

      Para quem não sabe, eu sou dentista! Sim, minha gente! Logo eu, que recomendo cautela em relação às substâncias que mancham os dentes, sou exímia apreciadora de Café! Mas tenho meus cuidados e vou passá-los a vocês!   


  Aproveitando o momento "Dra. Thays", é importante lembrar que outras substâncias, tais como: chás, cigarro, sucos em geral (com corante), vinho, cereja, molho de soja, chocolate preto, açaí, beterraba, amora, chimarrão e  refrigerantes também podem manchar os dentes. Saiba que para minimizar o problema, é fundamental fazer bochechos com água logo após a ingestão desses alimentos, pois ajudam a eliminar o excesso de substâncias que são capazes de tingir os dentes. Ou seja, se estiver na rua e beber um Cafezinho, vá para o banheiro fazer um bochechinho (até rimou!).

Ôoo, vontade de esmagar!

      Logo, não existe motivos para não tomarmos nosso querido Café, basta ter cuidado. E lembrem-se que é muito importante higienizar os dentes após as refeições, pois, além de evitar as manchas desagradáveis, proporcionam que seus dentes fiquem fortes e firmes, protegendo também de outros problemas como a cárie. E por falar em cárie....
      
      Pesquisadores da Universidade de Ancona encontraram mais um bom motivo para o hábito do cafezinho. Testes de laboratório detectaram que alguns dos componentes do café impedem a instalação de bactérias causadoras da cárie nos dentes.
      Há tempos sabe-se que os grãos de café, verdes ou torrados, contém substâncias anti-bactericidas e anti-oxidantes, mas o modo de ação delas ainda é desconhecido. Já o chá e o suco de framboesa também têm substâncias que agem de forma parecida e estão sendo usados em pastas e soluções dentárias.
http://www.marcoffee.com.br/curiosidades.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário