domingo, 29 de agosto de 2010

Confeitaria Colombo/ RJ

      A Confeitaria Colombo, memória viva da belle époque e do Rio Antigo, foi fundada em 1894 por dois portugueses e fica localizada na Rua Gonçalves Dias, no centro do Rio de Janeiro.


      Tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio de Janeiro, a Casa ultrapassou a barreira do centenário, continuando sua trajetória de tradição, boa comida e bons serviços, funcionando como um dos pontos culturais e turísticos mais famosos do Rio de Janeiro.

Detalhe para o piano no camarote. Sonho!
Vozinha, eu e mamãe reflitidas no espelho belga, chiques!
Vista do segundo andar

      A decoração art nouveau de 1913, seus amplos salões com espelhos belgas, molduras e vitrines em jacarandá, bancadas de mármore italiano e belíssimo mobiliário compõem um ambiente de sofisticada beleza.
      Notabilizou-se como ponto de encontro, trabalho e boemia de políticos, jornalistas, poetas, literatos e artistas. Serviu banquetes a visitantes ilustres, como o rei Alberto da Bélgica, em 1920, e a rainha Elizabeth da Inglaterra em 1968. Foi palco de muitas rodas, sendo a mais famosa a dos intelectuais, da qual fazia parte Olavo Bilac. Quase todos os presidentes marcaram presença na roda dos políticos, entre eles Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek.

      Não consigo descrever as maravilhas gastronômicas que você irá encontrar nessa confeitaria. Aqui você pode tomar seu Café, almoçar, lanchar e jantar com muita qualidade.

Vitrine de salgados. (Que camarão é esse???)
Vitrine de doces.

Mesa de sobremesa do segundo pavimento.


      Minha única decepção em relação à Colombo, foi saber que não tem baristas dentre seus funcionários. O Café utilizado é o Café Pelé,  sabor equilibrado, torra média, pouco encorpado e sem amargor. O principal foi que a xícara veio quente, do jeito certo! Não possui acompanhamento, nem aguinha com gás.

     
      Nos dias atuais, a Colombo continua sua trajetória, desde o final de 1999 sob nova direção, sendo uma das mais famosas do mundo, recebendo grande número de turistas nacionais e estrangeiros. Inclusive, já foi eleita pela Revista Saveur , como um dos 100 melhores lugares do mundo para se comer e se deleitar com o magnífico ambiente.
     
Quando você for ao Rio, não deixe de conhecer esse lugar fantástico. Você não vai se arrepender!

Um comentário:

  1. I used to be recommended this web site via my cousin.
    I'm not certain whether or not this submit is written through him as nobody else realize such distinctive about my trouble. You are wonderful! Thanks!

    Also visit my web blog ... online payday loans no fax

    ResponderExcluir