segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Espécies de Café

      Existem inúmeras espécies de Café cultivadas no mundo, mas no Brasil conhecemos apenas duas: o Café Arábica (Coffea Arábica) e Café Robusto (Conillon).Cada espécie, por sua vez, tem um grande número de variedades e linhagens.

      O Arábica produz Cafés de melhor qualidade, mais finos e requintados. Tem grãos de cor esverdeada, é cultivado em regiões com altitude acima de 800m e é originário do Oriente, de onde resulta seu nome (Etiópia, Yemem).

      O robusta é originário da África, tem um trato mais rude e pode ser cultivado ao nível do mar (altitudes mais baixas). Não possui sabores variados e refinados como o arábica, dizendo-se que tem um “sabor típico e único”. Sua acidez é mais baixa e, por ter mais sólidos solúveis, é utilizado intensamente nos Cafés solúveis. Seu teor de cafeína é maior do que nos arábicas.


      Grãos de diferentes variedades, origens e tipos de preparo geralmente são combinados para formar diferentes blends do produto final.

      O blend, ou liga, é o grande segredo da qualidade da bebida, já que é o responsável pela característica e qualidade de determinada marca de Café, e pela fidelidade do consumidor a esta marca.

      Darei um exemplo para que todos se familiarizem! O Café Cristina, muito utilizado em Cafeterias aqui de Brasília, trata-se de um Café Arábica, cultivado no sul de Minas Gerais, entre 800 a 1400 metros de altitude.  Ganhei de um paciente o tipo Orgânico (inclusive, vocês poderão encontrar esse produto em várias Cafeterias ou restaurantes como no Martinica Café e Marietta) que possui corpo consistente, sabor achocolatado e leve acidez. Recomendo!
      Se você ficou com vontade de degustar o Café Cristina, poderá encontrá-lo nos seguintes estabelecimentos em Brasília:

Nenhum comentário:

Postar um comentário