domingo, 1 de agosto de 2010

A Origem do Café

      Não há consenso sobre a origem do Café. Alguns dizem que, há mais de mil anos, o pastor Kaldi estava com suas cabras na terra conhecida hoje como Etiópia, e observou que ao comerem uns frutinhos presentes no campo, as cabras agitavam-se e tinham energia suficiente para atravessarem grandes pradarias. Kaldi contou ao seu amigo monge sobre suas observações e este, por sua vez, resolveu fazer uma infusão com os frutinhos. Ele pôde perceber que a infusão afugentava o sono nas longas noites de oração. Nem precisa dizer que fez sucesso nos monastérios, né? Isso confirma as evidências de que o Café foi cultivado pela primeira vez em monastérios islâmicos no Yemen (ABIC).
       Outros dizem que um refugiado, nas montanhas da Arábia, provou os frutinhos e achando-os muito amargos, resolveu tostá-los. Como ficaram duros, tentou amolecê-los em água e acabou por provar o líquido escuro que se derivou dessa infusão. Como já é de se esperar, o gosto agradou em cheio seu paladar e foi transmitido para outras pessoas (Agora...como ele transmitiu a receita sendo um refugiado? Bom... é por isso que chamam de lenda!).
       O importante é saber que a planta de Café é originária da Etiópia, mas que foi a Arábia a principal propagadora da cultura do Café. O nome Café não é de Kaffa, local de origem da planta, e sim da palavra árabe qahwa, que significa vinho - "Vinho da Arábia".
       Somente no século XIV, o processo de torrefação foi desenvolvido e a bebida adquiriu um aspecto mais parecido com o atual.  O Café passou a fazer parte do dia-a-dia dos árabes sendo que, em 1475, até foi promulgada uma lei permitindo à mulher pedir o divórcio, se o marido fosse incapaz de lhe prover uma quantidade diária da bebida (depois reclamam dos casamentos atuais...).A admiração pelo Café chegou mais tarde, a partir de 1615, à Europa.
    No Brasil, a muda do Café chegou clandestinamente (ai, ai...sempre o nosso país!). Foi trazida da Guiana Francesa e, devido ao clima favorável, espalhou-se rapidamente. Num curto espaço de tempo, o café passou de uma posição relativamente secundária para a de produto-base da economia brasileira.

  Hoje o país é o primeiro produtor e o segundo consumidor mundial do produto!

2 comentários:

  1. Ótima postagem ...
    Parbéns!!

    ResponderExcluir
  2. I simply couldn't leave your website before suggesting that I actually enjoyed the usual info an individual provide to your guests? Is going to be back continuously in order to investigate cross-check new posts

    My blog :: payday loans bad credit
    my site :: small cash advance

    ResponderExcluir