sábado, 4 de setembro de 2010

Glossário do Café


Acidez:
Sensação obtida na parte lateral da língua, onde, se for intensa, pode causar uma certa salivação. Este atributo é perceptível em certos cafés e pode variar de acordo com a região produtora, clima e secagem dos grãos.

Amargor:
Sabor áspero, frequentemente desagradável, que permanece na boca. É o gosto produzido pela cafeína e deve ser equilibrado nos cafés de melhor qualidade. A intensidade deste atributo varia de acordo com o blend, torra e moagem. É sentido na parte posterior da língua (fundo-ao engolir). É vital, pois permite que o sabor do café permaneça na boca.

Aroma:
São os elementos voláteis liberados pela bebida do café e perceptíveis através do olfato. Os aromas podem ser: frutado, floral, adocicado ou de pão torrado.

Corpo:
É  a sensação tátil, referindo-se a viscosidade e densidade do café na boca. É uma sensação causada por uma persistência no paladar, e que enriquece a bebida do café. O Café pode ter corpo leve a intenso, dependendo de sua característica. Um café com corpo intenso é mais pesado e denso (encorpado), enquanto um café com corpo leve é mais fluido no paladar.

Creme:
Formado por micropartículas de ar na superfície da bebida, o creme é o sinal mais evidente de um bom expresso. É a característica mais marcante do café expresso.

Doçura:
Os cafés mais finos apresentam um sabor adocicado, que permite que sejam bebidos sem adição de açúcar. A doçura é percebida na ponta da língua.

Fragrância:
São os elementos voláteis liberados pelo café torrado e moído. É percebida no momento da abertura da embalagem. Cafés recém torrados possuem uma fragrância mais intensa e agradável.

Sabor:
Os sabores dependem do aroma, do corpo e da acidez dos grãos e podem variar de leve, perfumado e suave a forte, com aroma acentuado.

Sabor Residual ou After taste:
Sabor que permanece no paladar após a ingestão da bebida. Para cafés de alta qualidade, este sabor pode ser leve ou mais intenso, porém agradável, causando o desejo de repetir e tomar mais uma xícara.


Fonte: Ateliê do Café , Thays, Nespresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário