sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Palha Italiana de Café - Minicozinha

      Mais uma receita maravilhosa da minicozinha! Aproveitem:


      Tem dias em que só brigadeiro resolve. Stress no trabalho, em casa, TPM, ansiedade - independente da causa, só o brigadeiro conforta, salva o dia e revigora o humor. Porque, né, além de todos os problemas, ter que cozinhar algo complicado e que suje pratos, panelas, balcão e outra infinidades de coisas... bem, me deu preguiça só de imaginar.

      Brigadeiro também é sucesso garantido naquela festinha de amigos, na qual você ficou responsável de levar algo doce, mas faltou tempo/ingredientes/organização para preparar aquela sobremesa espetacular.

      Mas brigadeiro cansa também. E às vezes é preciso sair do tradicional, do básico e dar uma repaginada no doce. Pensando nisso, a receita de hoje é de palha italiana de café, prima do brigadeiro. Fiz ontem aqui em casa e não sobrou nem migalha!


      Pra começar, coloque 1 colher de sopa muito cheia de creme de leite (de preferência, de lata, sem soro, mas pode ser de caixinha também, se for o que você tiver em casa) numa vasilha pequena e leve ao microondas por 8-10 segundos. Depois, é só acrescentar 1 colher de chá cheia de café em pó solúvel e mexer vigorosamente até o café dissolver. Nota: a quantidade de café varia de acordo com o gosto. Com uma colher de chá, fica suave. Se você gosta dele mais forte, é só caprichar. Fica mais amargo e igualmente delicioso.


      Numa panela, coloque 1 lata de leite condensado1 colher de sopa bem cheia de manteiga3 colheres de sopa de chocolate em pó e a mistura de creme de leite e café. Se o seu fogão for normal, cozinhe em fogo baixo. Se for igual ao meu e tiver apenas fogo muito alto, fogo alto fogo médio, o jeito é ir de fogo médio mesmo. Mexa sem parar, sem preguiça, até desgrudar do fundo da panela. Demora uns 10 minutos mais ou menos.


      Quando estiver pronto, quebre com as mãos um pacote de biscoito maizena (guarde apenas uns cinco biscoitos para fazer a "cobertura") e incorpore à massa. Depois, unte com manteiga uma folha de papel manteiga (pode ser alumínio também, mas eu acho o manteiga mais fácil de trabalhar, pois não rasga com facilidade) e coloque o brigadeiro com biscoitos. Alise a massa com o auxílio de uma colher e leve para o refrigerador por, no mínimo, 30 minutos. Se puder esperar uma hora, melhor ainda.


      * dica: quando for alisar a massa, unte levemente com manteiga as costas da colher - fica bem mais fácil!



      Enquanto a massa está no congelador, prepare a "cobertura". Triture os 5 biscoitos de maizena que sobraram e some 2 colheres de sopa de chocolate em pó, 2 colheres de sopa de açúcar e uma pitada de canela.


      Passado o tempo, tire a massa do congelador e corte em quadradinhos ou retângulos. Passe pela mistura de biscoito/chocolate/açucar/canela e tá pronto.


      p.s.: se for para consumo caseiro, na frente do sofá, é só preparar a cobertura e jogar por cima do brigadeiro recém-saído da panela (já com os biscoitos) e fazer a festa.

4 comentários:

  1. Thais,

    Você mandou bem na receita!
    Adorei

    Bjs
    Roberta Lito
    www.chocolitos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gulosa como sou, só podia dar nisso, né, Roberta Lito?!

    Obrigada por comentar!
    Bjosss!

    ResponderExcluir
  3. I like the helpful info you provide in your articles. I'll bookmark your weblog and check again here regularly. I am quite certain I will learn many new stuff right here! Best of luck for the next!

    Feel free to surf to my web site 100 payday loan

    ResponderExcluir