quarta-feira, 15 de junho de 2011

Saiba como deixar o seu arraial mais cafeinado

Chefs recriam receitas tradicionais da típica festa de junho, para esquentar os paladares e incrementar as mesas pelo país afora


      Introduzida no Brasil no período colonial, pelos portugueses, que trouxeram na bagagem outras heranças, como a francesa dança de quadrilha e seus cortejos, a fogueira, o balão, o culto aos santos entre outras manifestações, a Festa Junina celebra, na verdade, o solstício de verão e o início das colheitas. É, portanto, um festejo pagão. Comemorada no mundo todo, a data ganhou tamanha importância no Brasil que para muitos nortistas e nordestinos é a mais aguardada festa do ano, superando o Natal. Percorre de Norte a Sul do País com os mais variados nomes, e começa seu ciclo em junho, girando em torno da efusiva comemoração de três Santos: Santo Antonio, São João e São Pedro, durando em torno de 45 dias, até terminar como Festa Julina.
 
PREPARE RECEITAS DELICIOSAS PARA O MÊS DE JUNHO:
 
ARROZ DOCE COM CAFÉ


INGREDIENTES:
1 xícara de arroz agulhinha tipo 1
1 litro de água
½ litro de leite integral
2 xícaras de açúcar refinado
3 gemas
1 pitada de sal
1 lasca pequena de canela em pau
½ xícara de espresso
Café solúvel (para decorar)

PREPARO: Escolha, lave e escorra o arroz. Cozinhe-o na água com o sal e a canela em pau, em fogo alto. Quando a água estiver quase seca e o arroz continuar úmido, junte o leite, o açúcar e volte ao fogo mais brando. Mexa de vez em quando com uma espátula, com cuidado para não pregar no fundo da panela. Dissolva as gemas em um pouco de água e junte uma porção do arroz que está sendo preparado. Misture bem as gemas e, enquanto o arroz ainda estiver quente, acrescente ao doce na panela aos poucos, para a gema não talhar quando entrar em contato com o calor. Misture bem para ficar homogêneo e junte o café espresso. Retire do fogo e coloque em tigelinhas individuais ou em uma travessa grande. Sirva quente, morno ou gelado.

RENDIMENTO: 4 porções.

TAPIOCA DE DOCE DE LEITE COM CROCANTE DE MELADO DE CAFÉ



INGREDIENTES:

200 g de farinha de tapioca
200 g de doce de leite cremoso
1 xícara de espresso
10 g de café moído (para decorar)


PREPARO: Aqueça uma frigideira em fogo alto. Espalhe delicadamente a farinha de tapioca e reduza o fogo para que o amido da mandioca possa atingir a liga com o calor (esse processo é bem rápido, deve-se ter bastante atenção). Depois que firmar e formar um disco, a massa está pronta para o recheio. Misture duas colheres (sopa) de doce de leite e incorpore aos poucos o café. Para finalizar, coloque o recheio no disco da tapioca, dobre em 4 partes ou faça uma cestinha para servir.


RENDIMENTO: 6 porções

Fonte: Revista Espresso

2 comentários: