terça-feira, 2 de agosto de 2011

Harmonização em trio: comida, vinho & café

Alguns podem até achar que eles não nasceram um para o outro, mas ingredientes aparentemente contraditórios são harmonizados pela criatividade de experientes especialistas.  Assim, surgem casamentos como o do uísque com o chocolate ou do café com pratos quentes.

      O mundo das harmonizações pode ser mais amplo do que se imagina. Enquanto, para algumas pessoas, ele se resume à combinação de vinhos com pratos caros e sofisticados, especialistas criativos fazem o caminho inverso e comprovam que, sabendo as regras, é possível, sim, juntar dois até três elementos tidos como totalmente contraditórios entre si. No caso dos vinhos, por exemplo, é perfeitamente possível casar pratos típicos brasileiros, como a moqueca baiana e a galinhada. Já o uísque, conhecido por andar sozinho, forma par com sobremesa de chocolate. E até o café _ para quem gosta mesmo de ousar _ já é testado com pratos salgados.
      As tentativas de harmonizações com o café, geralmente, são combinadas a doces. O especialista em cafés Ensei Neto, no entanto, preferiu ser mais ousado. Ele visitou diferentes países até chegar a uma harmonização tripla, unindo pratos salgados, café e vinho. “A idéia é fazer uma brincadeira com os sabores. Primeiro, o cliente pode testar o sabor do prato com o vinho, depois com o café, ou vice-versa”, descreve.
        Em Brasília, a brincadeira sensorial ocorre no Belini II Ristorante com pratos de sabor forte acompanhados de cafés igualmente marcantes. O prato principal da harmonização inovadora é o peito de pato em confit com casca de laranja caramelizada e risoto ao parmesão e café. “O café deve ser degustado amargo para que não brigue com o sabor forte do pato”, salienta o proprietário da casa, Gilberto Costa Manso.
       De acordo com Manso, a intenção é criar uma interação diferente entre os três elementos, uma conversação instigante, promovendo uma experiência rica em sutilezas. “O café é também um produto típico de terroir. Cada origem é apresentada a partir da combinação entre as características geográficas, botânicas e do produtor”, explica.



      Quem quiser participar do evento, que conta com a disponibilidade de 44 lugares e tem menu criado pelo estrelado chef Renato Ialenti, deverá desembolsar R$130,00, por pessoa.


Segue o menu:

· Ostra doré com casca de farinha de rosca ao café (harmonizado com o espumante Vallontano Brut);

· Cremes de feijão branco ao alecrim com camarões, lula, vieiras e mexilhões ao perfume de café (harmonizado com o Carmen Gran Reserva Chadonnay 2008);

· Peito de pato em confit com casca de laranja caramelizada e risoto ao parmesão ao café (harmonizado com o Barista Pinotage 2009) e

· Petit Gateau de chocolate belga com coração de frutas vermelhas (harmonizado com Pedro Ximenez Hidalgo).

Para a harmonização em trio no Belini Il Ristorante foram selecionados grãos das seguintes origens:

1) Fazenda Santa Margarida, de Mariano Martins, em São Manuel, SP. Os grãos são da variedade Catuaí Amarelo 47 em processos Fully Washer, assim como os cafés produzidos na Colômbia. Apresenta delicadas notas florais cítricas no Nariz e Boca, além da elegante acidez lática resultante da fermentação em tanques. Será o café para a harmonização de entrada.

2) Fazenda Chapadão de Ferro, de Ruvaldo Delarisse, no Chapadão de Ferro, Cerrado, Minas Gerais. O lote #174 é de grãos da variedade Mundo Novo em processo de Cerejas Descascadas Desmucilada. Propriedade situada a 1.250m de altitude, localizada na parte interna de um vulcão instinto, seus premiados cafés ganham aspecto mineral único, combinados com a intensa acidez cítrica resultante do microclima particular. Amêndoas, Dark chocolate e um insinuante toque salgado/mineral único. É o café escolhido para compor com o prato principal.

3) Fazenda Califórnia, de Luiz Roberto Saldanha Rodrigues, Jacarezinho, PR. O excepcional lote#145 é da variedade Obatan e apresenta o raro Umami, considerado com o Quinto Sabor, ligado às proteínas. No Nariz lembra castanhas portuguesas e batata doce; na Boca surpreende pela grande doçura, notas a shitake negro (cogumelos originários do Japão), castanhas portuguesas, capim limão. Integra a sobremesa.


Serviço:

Harmonização em trio: comida, vinho & café
Data: 4 de agosto - 19h30
Valor: R$130,00 por pessoa
Local: Belini Il Ristorante
SCLS 113 Bloco D Loja 36 – piso superior da Belini Pães & Gastronomia.
(61) 3345.0777


Fontes:
Gastronomia/ Correio Braziliense – 30/07/2011
Vitrine Capital

9 comentários:

  1. Thays , bom dia !
    Enviei e-mail.
    Abraços
    Helio

    ResponderExcluir
  2. Esta matéria, importante diga-se, no sentido degustativo\gastronomico(se é que posso chamar assim), é um contraponto à miseria\fome disseminada, por toda a sociedade, por uma desigualdade nada humana, implementada pela elite(direita) encalacrada no seio de nossa Pátria. Este "refinamento" tem e deve ser acessivel a toda população. Utopia! Não. A nova classe média, fruto da determinação politica, do melhor do mundo LULA, já esta a ter acesso a novas formas de prazeres gastronomicos, de arte(toda ela), de respeito aos animais(falta muito) e de interação social. Que cheguemos lá o mais rápido possível. Forte abraço a todas(os). (H.Pires)

    ResponderExcluir
  3. Esse H. Pires é da política? O cara é fanático!

    ResponderExcluir
  4. Não gostei do menu!
    Muita mistura...não sei se botei fé!

    ResponderExcluir
  5. Esse H.Pires é da politica? Sim(KKKK). Fanatico? Não(kkkkk). Sociologo, sim. Mas, talvez dá tudo na mesma(kkkkkkkk). Abraço a todas(os). (H.Pires)

    ResponderExcluir
  6. Recebi o e-mail, Hélio!

    Muito obrigada!

    Daqui a pouco sua foto também estará entre os colabores do blog!

    Um beijão!!

    ResponderExcluir
  7. KKKKKKKKK, Cheirinho de Café também é política, minha gente!!!

    ResponderExcluir
  8. Thays vc participou deste evento ou de algum outro do Ensei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, na mesma Feira do Café que mencionei que fui ano passado em SP, assisti uma palestra com Ensei que foi muito proveitosa. O cara saca muito!!! Babei!!!

      Excluir