quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Os dez pecados capitais do café coado/ Giuliana Bastos


      Preferência nacional, o nosso cafezinho do dia a dia, o café coado, é uma bebida para chamar de sua. Mesmo com receitas-padrão divulgadas nas embalagens de algumas marcas, cada um tem seu modo de prepará-lo. O resultado é que, com o passar dos anos, os brasileiros adquiriram mil e uma manias, que, muitas vezes, podem comprometer o sabor e o aroma do pretinho básico.

      Abaixo, selecionei os top 10 dos piores erros que cometemos ao fazer o cafezim. Por experiência própria, posso afirmar: é um grande desafio (e pode causar polêmicas discussões familiares) mudar hábitos tão arraigados. Mas, se tentarem, vocês verão que vale a pena.


 1 - NÃO USARÁS QUALQUER ÁGUA  
      A água representa cerca de 90% de uma xícara de café e é o elemento que extrairá tudo o que o grão tem de melhor ao passar pelo pó. Se a água tiver muito cloro ou impurezas, seu sabor será profundamente afetado. Por isso, prefira sempre utilizar água filtrada ou água mineral.


2 – NÃO USARÁS PÓ DE CAFÉ VELHO
      A qualidade e o frescor do café são características essenciais para o pretinho ficar bom. Nada de usar um café que está aberto há semanas ou que foi comprado meses atrás. Sempre prefira comprar em pequenas quantidades e um café de boa qualidade.


3 – NÃO REAPROVEITARÁS O CAFÉ
      Em algumas casas, é comum reutilizar o resto de um café “velho”, que está na garrafa térmica há horas, colocando-o para aquecer e passando sobre um pouco de pó novo (virgem). Isso é conhecido como “recircular” o café. A bebida fica áspera e amarga, pode causar problemas de saúde (já que utiliza um café já oxidado) e a economia é mínima. Melhor fazer um café totalmente fresquinho.


4 - NÃO DEIXARÁS A ÁGUA FERVER
      Se você utiliza água filtrada ou mineral, não há razão para aguardar ela ferver para dar início ao preparo do café. Logo que começar a apresentar borbulhas, já apague o fogo e comece a filtragem. Ao ferver, a água perde oxigênio, o que faz com que as características de sabor e aroma do café sejam modificadas.


5 – NÃO COLOCARÁS AÇÚCAR NA ÁGUA OU NO PÓ DE CAFÉ

      Tudo bem, sua avó e muitas pessoas em várias cidades desse brasilzão fazem isso desde sempre e dizem que é para facilitar. No entanto, além de mudar totalmente o sabor do café, adoçá-lo pode parecer descortês com quem gosta de apreciar a bebida sem açúcar ou a prefere com adoçante.


6 – NÃO JOGARÁS RAPIDAMENTE A ÁGUA SOBRE O CAFÉ
      Nada de pressa ao preparar o coadinho. Comece molhando toda a superfície do pó no filtro, até que tudo fique úmido, e depois mantenha o fio de água lentamente no centro do filtro, assim você evitará que o café fique amargo.

7 – NÃO MEXERÁS O CAFÉ
      Outro hábito bastante comum entre os brasileiros é dar uma mexidinha no café na hora em que a água está passando pelo pó. Ao fazer isso, estamos contribuindo para que os seus ricos aromas se percam.


8 – NÃO DEIXARÁS O CAFÉ NA GARRAFA TÉRMICA POR HORAS
      Após 20 minutos, o café preparado começa seu processo de oxidação. Por isso, o ideal é consumi-lo logo após o preparo. Quando armazenado na garrafa térmica, o café deve ser consumido até no máximo 1 hora depois de pronto. É importante lembrar que a higienização da garrafa deve ser frequente e utilizar água fervente. Os mais dedicados podem contar ainda com o auxílio de pastilhas especiais voltadas para esse uso, vendidas em lojas especializadas.


9 – NÃO DEIXARÁS O CAFÉ NA JARRA DA CAFETEIRA ELÉTRICA POR HORAS

      É comum acontecer no escritório. O pessoal prepara o café, nem todos tomam e a bebida fica lá, na jarra descansando sobre a placa aquecedora. Depois de 20 minutos, o café já começa a ficar cozido e tenderá a ficar cada vez mais amargo, além de prejudicar a saúde.


10 – NÃO LAVARÁS O COADOR E O FILTRO COM DETERGENTE

      Os utensílios utilizados para preparar e armazenar o café não devem ser lavados com sabão, mas apenas com água quente. O detergente costuma deixar resíduos químicos que interferem no sabor da bebida. Se você utiliza coador de pano, escalde-o antes e depois do uso e guarde apenas depois de totalmente seco, de preferência na geladeira.


Fonte: IG Comida

8 comentários:

  1. Adorei o post Thays!!
    Uma dúvida: onde devo guardar o pó do café? Em vidro? Na própria embalagem? Em lata? Na geladeira? No armário?? Onde, onde, onde??? :)
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Heide!

    A propósito, PARABÉNS por sua vitória no concurso! (Viu, eu leio seu blog e fb, kkkkk!)

    Adorei o Onde?onde?onde?onde? KKkkk!

    Olha, a resposta está aqui no blog mesmo:

    http://cheirinhocafe.blogspot.com/2011/02/guardar-ou-nao-o-cafe-na-geladeira.html

    Um beijo grande,

    ResponderExcluir
  3. Thays, te sigo, adoro seu blog mas nem comento e acho isso Uó, haha! Esse post ficou demais, amuuu café coado na hr, já sabia algumas dicas mas agora com esse passo a passo td será diferente:) Parabéns pelas dicas!
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Carol,

    Agora vc já pode me convidar para tomar um café na sua casa! Hahaha (oferecida eu, né?)

    Obrigada por comentar! Adooooooooooooooooro!

    Bjks,

    ResponderExcluir
  5. Gostei desse. Útil para o dia-a-dia :)

    ResponderExcluir
  6. Cath,

    Que bom que foi útil! Aproveite as dicas!!!

    Bjks!

    ResponderExcluir
  7. Oi Thays,

    Vc pode indicar onde achaste e/ou onde posso comprar o aparato para filtrar/coar o café da segunda foto desta postagem?

    Sou químico e a adaptação do laboratório para o copo de café ficou perfeita!!!

    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Severino,

      confesso que tbm fiquei curiosa quando escrevi esse post e pesquisei na época para comprar um para mim.

      Mas quem disse que eu achei?

      Não vou poder te ajudar, pq realmente não sei onde encontrar esse filtro.

      Desculpe-me.

      Excluir