sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Cafeicultores usam técnicas orgânicas na Chapada Diamantina

      Um grupo de produtores de café da Bahia está apostando em uma técnica orgânica de cultivo: o sistema biodinâmico. Esses agricultores conseguem preços bem acima do mercado por causa da alta qualidade dos grãos. Tudo é feito com muito respeito ao meio ambiente.

      O clima da Chapada Diamantina é perfeito para o café. Encravada no coração da Bahia, boa parte de seus 31 mil quilômetros quadrados tem mais de 700 metros de altitude. O que deixa a temperatura amena, do jeito que a lavoura gosta. Hoje, o café ocupa perto de 45 mil hectares, pouco mais de 1% da área da Chapada.

      Como na agricultura orgânica, a biodinâmica também não usa veneno nem adubo químico industrializado e busca sistemas de produção mais parecidos com o que acontece na natureza.  O sombreamento reduz a temperatura dentro da lavoura e ajuda a conservar a umidade do solo. Além disso, as folhas que caem no chão mantêm a terra coberta e viram matéria orgânica, o que contribui para a nutrição das plantas.

      Na agricultura biodinâmica, boa nutrição e equilíbrio são fundamentais para a saúde das plantas. Por isso, a adubação é caprichada, feita com composto orgânico, fosfatos e biofertilizantes naturais. 

      O café e o consumidor agradecem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário