terça-feira, 18 de outubro de 2011

Entrevista: Lidiane Santos_proprietária do Arte Café & Confeitaria


      Todo mês, recebo vários e-mails de pessoas interessadas em dicas sobre como abrir e manter uma cafeteria. No 6º Espaço Café Brasil-SP, encontrei com a Lidiane Santos e aproveitei seus conhecimentos para fazer algumas perguntas sobre o assunto.

      A Lidiane é proprietária do Arte Café & Confeitaria, que fica em Gravatá-PE . Ela é barista e consultora. Assistimos duas palestras juntas (Ensei neto e Isabela Raposeiras) e posso garantir que nunca vi uma pessoa mais compenetrada! Se depender do esforço e dedicação da Lidiane, o Arte Café & Confeitaria vai looooonge! (#sucesso)

Esta é a Lidiane! 

      A Arte Café & Confeitaria é especializada em doces, salgados e, clarocafé! A Cafeteria-Confeitaria já participou duas vezes do Festival Gastronômico de Gravatá. Em 2010, a sobremesa apresentada foi o Sorvete Vôo Livre que consiste na junção de sorvete de creme com ganache ao leite, praliné crocante e gotas belgas. (#pecado)

Essa canelinha coberta por chocolate...hum..
Perguntas:

Lidiane, você sempre trabalhou nesse ramo? Como foi sua trajetória profissional?

      Sou psicopedagoga, trabalhei sete anos na educação, até que em 2007 deixei a profissão para me dedicar ao comércio da família. Tínhamos uma confeitaria e quando começamos a perder clientes por falta de “café espresso,” percebi que seria a hora de acrescentar mais um item ao cardápio. Porém não queria apenas servir café, desejava agregar um diferencial ao estabelecimento trazendo novidades para a cidade. Então em 2009 adentrei no universo do café, fiz cursos em São Paulo de barista, latte art e drinques com café. Assim o café passou do cardápio da confeitaria que virou Arte Café & Cafeteria e fazer parte da minha vida. Atualmente faço trabalhos como barista e consultora em parceria com o grão Arte Café.

Minha Nossa Senhora do Café Coado!  Isso é o que eu chamo de perdição!

Quais os maiores obstáculos (ou desafios) na abertura de uma cafeteria?


      Em qualquer ramo de atividade que se deseja abrir um negócio os obstáculos se apresentarão de formas diferentes, mas prefiro chamar de “desafios.” No ramo de cafeteria deve-se observar alguns pontos indispensáveis para se ter sucesso. Adquirir conhecimentos sobre os aspectos importantes deste negócio através de planejamento e pesquisa é essencial porque quando se tem conhecimento é mais fácil saber o que fazer. Deve-se visitar o maior número de cafeterias possíveis, depois traçar sua identidade, ou seja, que perfil terá sua Cafeteria? Qual será o público-alvo? Terá mais de um tipo de grão/blend? Que tipo de cardápio e serviço vai ser adotado? Como também o prédio, fornecedores, equipamentos, funcionários (cargos e salários), legislação para funcionamento, marketing, se tiver sócios quais serão as responsabilidades de cada um, qual a previsão de investimento inicial? De inicio não parece ser fácil, mas a aquisição diária de conhecimentos moldará a prática e o sucesso virá porque quem se dedica ao que faz, as chances de acertar são maiores.

Qual café utilizado no Arte Café & Confeitaria?

      O grão Arte Café da Fazenda São Gabriel, localizada em Guaxupé, Sul de Minas.

Qual sua avaliação do 6º Espaço Café Brasil?
     Thays, realmente a organização deixou um pouco a desejar, mas mesmo assim pra mim valeu a pena a experiência por ter acesso a novas informações e a partir daí confrontar com os conceitos anteriormente formados, eu amo o universo do café, amo o que faço. Então quando tenho oportunidade de adquirir novos conhecimentos não sinto fome, nem sede, ocupei meu horário na feira com as palestras e cresci mais profissionalmente.


***
Lidiane,

Obrigada por participar do Cheirinho de Café com toda sua simpatia e disposição!
Desejo todo o sucesso para a Arte Café & Confeitaria, e espero fazer uma visita pessoalmente.

 É sempre bom aprender com quem entende!



ARTE CAFÉ & CONFEITARIA
Cleto Campelo 210 , Gravatá - PE, CEP 55641000, Brasil
Tel: (81) 3533-3452
Email: arte.cafe.confeitaria@gmail.com

10 comentários:

  1. O lugar mais aconchegante da cidade, com comidas e cafés deliciosos, além de funcionários super simpáticos.
    Mais do que recomendado a quem ainda não visitou e tiver a oportunidade!!
    =)

    ResponderExcluir
  2. Bianka,

    Confesso que fiquei morrendo de vontade de conhecer a cafeteria!
    Só escutei coisas boas até agora!

    Obrigada por comentar,

    ResponderExcluir
  3. Tudo na Arte Café & Confeitaria é feito com muito carinho para servir bem nossos clientes. É um sonho que se realiza a cada dia. Obrigada a todos os nossos colaborados e clientes. Lidiane Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E fans rsrsrsrrsrsrsr! Parabéns Lidiane, sua turma de gastronomia é fã de carteirinha

      Excluir
  4. Ótima entrevista da minha amgiga Lidiane Santos. O caminho para o sucesso já está traçado. Bjão.

    Rafael Branco

    ResponderExcluir
  5. Olá Thays, já estou em Brasilia e esta muito corrido, estou na feira no 6° Salão WImoveis no Parque da cidade, divulgando meu Blend Bari Coffe até sábado, e lhe convido para uma degustação, conto com sua presença, obrigada, beijos!

    Michelly Bari
    Bartender e Barista
    (061)8273-7726

    ResponderExcluir
  6. me de uma amostra gratis desse lindo presente. Obrigada

    ResponderExcluir
  7. bom,sou suspeita em falar,amo a art cafe.sou ex;fucionaria,e tenho muito orgulho de dizer que minha chefe foi lidiane,pois ela é otima.aprendi muito com ela.saudades...bjs,li.suzana.

    ResponderExcluir
  8. You could certainly see your expertise in the work you write.
    The arena hopes for more passionate writers like you who aren't afraid to say how they believe. At all times go after your heart.

    My page Weight Management Programs

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, local maravilhoso , comidas excepcionais. Sou de SP e adorei ter conhecido o seu espaço.

    ResponderExcluir