quarta-feira, 12 de outubro de 2011

São Paulo (07/10/2011): 6º Espaço Café Brasil - Feira Internacional de Café

      Ok, depois de uma longa noite de mofo no Option Hotel, acordamos dispostos a tomar um cafezinho na padaria da esquina. O dono da padoca não estava e o funcionário não soube nos informar qual era o café utilizado (feito na máquina de espresso). Para acompanhar, o imprescindível, biscoito de polvilho!!!

Biscoito de polvilho + Café. Precisa de mais alguma coisa?

      Toda mulher que se preze, deve aproveitar a passagem por São Paulo e dar uma passadinha na 25 de Março para comprar uns brinquinhos (sacoleira feelings), e foi o que eu fiz! Gentem, pense em uma multidão...agora multiplique por 10...tá quase chegando no número de pessoas naquela Ladeira Porto Geral. Crazy! Aproveitei e almocei no Mercado Municipal, para mim, um dos melhores passeios na cidade!

Mercado Municipal SP
Frutas divinas!
Rolou até pose dos feirantes para minha câmera! Hihihi!
     
       Após o almoço, fui para 6º Espaço Café Brasil – Feira Internacional de Café, que aconteceu no Expo Center Norte. Gostei da estrutura do evento, apesar do espaço ser dividido com outra Feira de Bebidas e não ter opções para se fazer um lanche. Vi muito stand interessante, outros nem tanto... 

      Fui direto procurar a Bebel Hamu no stand da La Marzocco.  A La Marzocco é uma fabricante italiana de máquinas de espresso consideradas tops no ranking da categoria (já falei sobre ela aqui no blog). Suas máquinas são amplamente utilizadas em lojas de cafés especiais. Em Brasília você encontra no Ernesto Café, no Grenat... Foi fundada em Florença (Firenze), Itália, em 1927, por Giuseppe e Bambi Bruno. De 2000 a 2008, a La Marzocco foi a patrocinadora oficial e fornecedora de máquinas de café espresso para o "World Barista Championship".


A máquina!
Eu e Bebel Hamu.
      Confesso que meu sonho de consumo é ter uma La Marzocco - the "lite" professional! Seu painel de controle é em display digital, possui cronometragem das doses, aquecedor de xícaras, opção de usar água em reservatório ou rede hidráulica, com um só grupo que é para ter em casa mesmo...ai, ai... Há, quase esqueci de comentar, custa R$ 23.000,00 (troco do pão).

Bebel, Paul Germscheid da La Marzocco Brasil e eu.

Produtores do café da Fazenda Santa Terezinha. Obs: O Paulinho é nota 10!

      Quem conhece a Bebel, não precisa de relações públicas! Ela, simplesmente, conhece, ou melhor, é conhecida por todos da área cafeeira! Para mim, a Bebel é uma das maiores fontes de conhecimento sobre o café, além de ser super responsável naquilo que se propõe a fazer. Mas, sua maior vantagem, é, apesar de toda seriedade envolvida no trabalho, estar sempre com um sorriso no rosto que faz todo mundo querer estar perto dela. Obrigada por tudo, Bebel!

Edgard Bressani e eu.
      O Edgard Bressani (na foto ao lado), autor do “Guia do Barista” (Café Editora) e Presidente da O’Coffee, é uma das pessoas mais ativas e conhecidas da comunidade internacional do café. Foi escolhido pela Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA) para ser conselheiro do World Coffee Events (WCE). A entidade foi criada pela SCAA em conjunto com a Associação Européia de Cafés Especiais (SCAE) e tem como objetivo promover eventos que engajem a comunidade mundial de cafés especiais e que promovam a excelência do café na xícara. Resumindo, o cara é o fodão do café (e bem bonitão, diga-se de passagem, hihihi)!

      Passei também pelo stand do Café Gourmet Santa Mônica, que já havia falado aquiA empresa promoveu uma degustação exclusiva com um café limitado de produção especial, premiado pela feira Alimentaria em Barcelona e atestado pelo Ital como um dos melhores grãos gourmet produzido no País.


      Durante a feira, comi váaaaarios biscoitinhos da CI&CI Delícias responsável pelo stand de biscoitos e bolos. Achei o preço salgadinho, mas estavam muito saborosos!

      Na MG do Brasil o destaque ficava para as máquinas suuuuper lindas (NOT!) dos times de  futebol! Eu já perguntei aqui no blog: Que time é teu? Hihihi!


      Já estava ficando meio desanimadinha com a feira, quando parei para pedir um cappuccino no stand da La Spaziale. Olha o nível da xícara que veio para minhas mãos:

Cappuccino feito pela barista Michelly Bari.
      
      Animei na hora que tomei o primeiro gole! E acabei percebendo que já conhecia virtualmente tanto a Michelly Bari (que fez o cappuccino), quanto a Nina Rodriguez (barista, bartender, empresária da dupla dinâmica e responsável pelos blogs: Cafemaníacos, My Drink Rocks, e, agora, parceira do Estupendo! Ufa! ). As duas são elétricas, mil idéias, mil planos, doidinhas, mas, ao mesmo tempo, super profissionais! Foi uma delícia (literalmente, pois não parei de tomar o café da Michelly) conversar com elas, e, dessa conversa, quem sabe não pode sair uma parceria...bem, eu sou neta de mineiros e só conto se der certo! Obrigada pelos momentos agradabilíssimos, meninas!

Eu, Nina Rodriguez e Michelly Bari.
Michelly, tô te esperando aqui em Brasília!
      Além desse encontro mara (aloka) com essa dupla, também encontrei a Renata Bitencourt, dona do blog Momentos Cafeinados, e que eu não sabia que trabalhava na CaféStore. Replay da cena: "Oi, eu queria dar uma olhada em um moedor de café....Renata? É vc do Momentos Cafeinados? Oiiiiiiiiiiiii, sou a Thays do Cheirinho de Café" "Oiiiiiiiiiiiiiii, Thays!". KKKKkkkkkkk! Adorei conhecer a Renata que é um doce de pessoa, mas foi uma pena o pouco tempo que fiquei em SP e que não permitiu que eu tomasse um cafezinho com ela! Obrigada pelo carinho, Renata!

Eu e Renata do blog Momentos Cafeinados.
     Depois desses encontros cafeinados, tomei um espresso...

Illy Café
     Mais outro...

Nina preparando um café Cia Orgânica.

     E muitos outros....inclusive o Martins Café, que merece um post especial sobre ele!

     Finalizei o dia com uma palestra de Ensei Neto, da qual escreverei mais detalhadamente em outro post pois merece toda a minha atenção!

Desse eu sou fãzona!


     Não vou escrever mais, senão vira livro!!! Nos próximos posts vou acrescentando novos dados e informações sobre a Feira, ok?! Um grande abraço com cheirinho de café,
Thays

2 comentários:

  1. Thays, que legal!!!! Vc está muito chique participando desses eventos. Adorei o post. (ps:morri de rir da "noite de mofo". Ninguém merece,né?)Beijos Fabi

    ResponderExcluir
  2. Fabiiiiiii, amiga!!!

    Fabi, não dá pra ser sua amiga sendo qq uma! Tenho que fazer por onde! KKKkkk!

    Fabi, pensa num hotel ruim. Era muito pior do que esse que vc imaginou, arght! O Ari voltou com a rinite atacada!

    Fabi, nossa aula está de pé, né? Estou morrendo de vontade de aprender algumas dicas, hihihi!

    Obrigada por aparecer aqui! Adooooooooooooooooro quando vc comenta!

    Bjksssssss,
    te adoro,
    Thays

    ResponderExcluir