terça-feira, 11 de julho de 2017

Department of Coffee and Social Affairs - Spitalfields / Londres

Um dos locais que mais gosto de ir em Londres é o Old Spitalfields Market. É um grande mercado que fica bem pertinho da estação Liverpool Street, ótimo pra passear, fazer compras e comer algo delicioso - vale a visita se você está conhecendo Londres. Tem lojas e serviços de todo tipo (roupas, calçados, cosmético, utilidades domésticas, presentes, restaurantes, cafés, etc.). Além das lojas fixas, o mercado funciona de modo dinâmico, trazendo diferentes temas e expositores de acordo com o dia da semana. Às quintas tem a feira de antiguidades, onde é possível conseguir de roupas a louças (muita coisa linda - adoro!).



Os restaurantes e comidinhas do mercado são uma delícia. O melhor Fish and Chips de Londres que já experimentei tem um quiosque lá e se chama Poppies. Tem um português super delicioso, chamado Taberna do Mercado. E diversos food trucks e quiosques com comidas do mundo todo.


Para tomar café, adoro ir ao Department of Coffee and Social Affairs. Primeiro, porque esse nome meu deixou super curiosa. A primeira vez que estive numa das lojas da rede, fui logo perguntar sobre isso. O nome da cafeteria vem do objetivo da servir um café de qualidade para os consumidores de café do Reino Unido em um ambiente amigável e social. A empresa almeja criar cafeterias que sejam ponto de encontro para amigos, familiares e colegas queriam se reunir, conversar e socializar - e aproveitar a disponibilidade do café super especial oferecido pela loja.




De fato, o ambiente é super descontraído e agradável. Música de boa qualidade, cadeiras confortáveis para sentar e bater um papo, e o café é realmente maravilhoso e de altíssima qualidade. O atendimento é bem leve e despretensioso. Se a loja não estiver muito cheia, é possível engajar em um papo com os atendentes, que costumam ser super simpáticos e gostam de falar do café. 




A especialidade da rede é trabalhar com café de origem única (single origin). Eles costumam ter uma variedade de 3 ou 4 grãos para preparo e mais alguns para venda. O meu predileto do momento é o Golden Ticket, da Ethiopia. Super perfumado e bem encorpado e forte, tem notas de fruta madura e leveza em acidez. Especial para o preparo de espresso.




Da primeira vez, pedi pelo costumeiro cappuccino. Estava perfeito! A temperatura, a textura do creme e os sabores, tudo maravilhoso. Isso me fez voltar lá mais e mais vezes. Em outras ocasiões pedi o Flat White, que guarda semelhanças e diferenças com o capuccino. O Cappuccino é um café com leite leve que consiste em um terço de café expresso, um terço de leite vaporizado e um terço de espuma de leite. Já o Flat White é um café com leite pequeno, mais denso e texturizado. Consiste em uma versão ligeiramente mais concentrada e mais forte de espresso adicionada do leite integral vaporizado mais consistente.




Além dos cafés, o cardápio também conta com chás, chocolate quente e algumas guloseimas doces sempre à mostra no balcão. Os clientes podem se servir de água potável e/ou água aromatizada a vontade. Os grãos selecionados estão disponíveis para venda nas lojas, bem como bolsas, canecas e outros itens. 





Um detalhe que achei super legal é que o Department of Coffee and Social Affairs tem um engajamento com causas humanitárias e expõe os indicadores dessa atuação em algumas das lojas.

Department of Coffee and Social Affairs
Old Spitalfields Market
6 Lamb Street
E1 6EA










Nenhum comentário:

Postar um comentário