Qualidade e sabor do Café: Para o Espresso, são utilizados grãos do premiado Café 100% arábica Dona Mathilde, produzido na divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais, desde 1890. Ele é tirado por meio de pressão, em água a 90º C, fazendo espuma no tom caramelo-escuro que concentra todos os aromas e sabores de um grão de Café moído na hora.
O aroma desse Café traz chocolate e nozes. A acidez do espresso é acentuada, com brilho e notas frutadas. O sabor é encorpado, o corpo cheio e cremoso e a finalização, redonda e longa. Na minha cadernetinha, está marcada a nota 9 (dada por mim, Arilson e Rapha - os "críticos" do blog); logo, é o vencedor dentre todos os Cafés por nós visitados (e olha que não são poucos...).
Foto: Expresso Brasília |
Qualidade do ambiente e localização: O Café fica do lado oposto ao Daniel Briand Patîserrie, e muitas vezes, perde com essa concorrência, pois não é raro o Grão estar vazio e o Briand cheio ' pra chuchu' ! Em compensação, a qualidade do ambiente é indiscutível e o bom gosto pode ser notado em cada detalhe. Não posso deixar de citar a presença de um charmoso sofá que contorna o Café e um jardim muito bem cuidado para arrematar. Possui rede Wi-Fi.
Qualidade do atendimento: Não posso dizer que a dona do local é suuuuuuper simpática, mas, de uma maneira geral, o atendimento é eficiente.
Especialidade da Casa: Aqui a coisa complica, porque o que não falta são opções! Tem-se o Espresso Romano (um Espresso aromatizado com finas raspas de limão), o Affogato (um Espresso que derrete sobre uma bola de sorvete de banana, amendoim com chocolate ou torta de limão) - esse, por sinal, um clássico da Cafeteria italiana, onde o choque entre as temperaturas do sorvete e do Café faz com que a mistura se proceda gradativamente, liberando sabores e sensações diferentes daquelas existentes em bebidas tradicionalmente batidas - mas...a maravilha mor é o Frapê Colonial - Espresso batido com torrão de paçoca de amendoim, creme de leite, sorvete de amendoim com chocolate e finalizado com chantily, calda de caramelo e doce farofa de amendoim - como lê-se no cardápio: Um gosto com jeitinho da fazenda!
Só uma pequena observação: não esquecer de jejuar 450 dias após tomar o Frapê, porque deve ter mais calorias que lanche de churrasquinho grego no final da tarde (aquele que já absorveu o óleo do dia inteiro!).
Eu e meu pequeno Frapê Colonial |
Acompanhamentos para o Cafezinho: agüinha com gás.
Vale a pena conhecer!
O Grão Contemporâneo consegue servir o mais encorpado, consistente e saboroso café expresso de Brasília. Gosto tanto do expresso, que ainda não consegui arriscar tomar outra bebida. (Arilson)
ResponderExcluirThays,
ResponderExcluirOlá !
Obrigada pela visita e pelo comment lá no Expresso Brasília, faz tempo que não conseguimos postar nada mas continuamos amando café (meu marido e eu escrevíamos).
Fui poucas vezes ao Grão Contemporâneo e não me lembro de nenhum café inesquecível por lá. Me lembro que nem barista tinha no lugar, e esse profissional faz uma diferença enorme no resultado final.
Recomendo que visite três lugares: Café Cristina na 202 norte, fundos do Armazém do Ferreira - sempre tem um barista; Grenat Cafés que fica na 201 sul e é uma cafeteria de verdade e por fim a cafeteria do Quitinete que fica na 210 sul, lá se você tiver sorte pode conversar com o Barista Márcio e aprender muito só durante a degustação de uma xícara.
Depois me conta, uma hora a gente se encontra nos cafés daqui ou do mundo... :D
Fique bem!
Katia Lima
Kátia, que satisfação receber sua mensagem!
ResponderExcluirAgradeço a dica dos Cafés, eles já estão em minha lista!
São blogs como o seu e de seu esposo que me incentivaram a escrever sobre a minha paixão: Café!
Obrigada pelo carinho! Não sabe o quanto é importante!
Thays
Thays,
ResponderExcluirO Grão Contemporâneo está realizando um projeto chamado Sexta Cultural. A idéia é divulgar o trabalho de artistas locais. As mostras começam nas sextas-feiras às 19h e terminam no domingo.
Passe lá pra conferir!
Abraços,
Olá, Carolina!
ResponderExcluirFaço questão de ajudar a divulgar o projeto!
Brasília ainda está tímida no cenário cultural e precisa de iniciativas como a sua para se "soltar" mais!
Passarei, com certeza!
Abraço,
Thays
Thays,
ResponderExcluirMuito obrigada!
Olá Carolina,
ResponderExcluirInteressante seu blog, muito diversificado e bem escrito.
Também tenho um blog sobre café, eu e mais 2 amigos colecionammos rotúlos e embalagens de café.
Caso tenha algumas, se for de seu interesse nos mande que colocaremos no blog, remetendo o acesso ao seu.
Além de mostra varias embalangens, nos temos o ideal de mostra outros blogs, estamos planejando de fazer uma lista de blogs, e uma fez por semana, colocarmos uma postagem falando de blogs de café.
Grande abraço..
Oi, Lima!
ResponderExcluirQue legal! Muito obrigada pelo carinho!
Abração!
Eu era frequentador assíduo e tomava as vezes dois duplos por dia na hora do almoço. Esse café dona mathilde mais a máquina e quem tira no Grão são espetaculares !
ResponderExcluirAté hoje o único café parecido que encontrei foi no Grenat.
Anônimo,
ResponderExcluirEra frequentador, e não é mais???
Endosso seu comentário sobre a qualidade do café, máquina e barista! São muito bons!!!
Obrigada por comentar!
Volte sempre!
Bjo,