domingo, 8 de agosto de 2010

Grão Contemporâneo

      Definitivamente, o Grão Contemporâneo _  localizado na CLN 103 Bloco A loja 52 _ é um dos meus Cafés preferidos em Brasília!

    Qualidade e sabor do Café:  Para o Espresso, são utilizados grãos do premiado Café 100% arábica Dona Mathilde, produzido na divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais, desde 1890. Ele é tirado por meio de pressão, em água a 90º C, fazendo espuma no tom caramelo-escuro que concentra todos os aromas e sabores de um grão de Café moído na hora.

     
      O aroma desse Café traz chocolate e nozes. A acidez do espresso é acentuada, com brilho e notas frutadas. O sabor é encorpado, o corpo cheio e cremoso e a finalização, redonda e longa. Na minha cadernetinha, está marcada a nota 9 (dada por mim, Arilson e Rapha - os "críticos" do blog); logo, é o vencedor dentre todos os Cafés por nós visitados (e olha que não são poucos...).


Foto: Expresso Brasília

      Qualidade do ambiente e localização: O Café fica do lado oposto ao Daniel Briand Patîserrie, e muitas vezes, perde com essa concorrência, pois não é raro o Grão estar vazio e o Briand cheio ' pra chuchu' ! Em compensação, a qualidade do ambiente é indiscutível e o bom gosto pode ser notado em cada detalhe. Não posso deixar de citar a presença de um charmoso sofá que contorna o Café e um jardim muito bem cuidado para arrematar. Possui rede Wi-Fi.

      Qualidade do atendimento: Não posso dizer que a dona do local é suuuuuuper simpática, mas, de uma maneira geral, o atendimento é eficiente.

      Especialidade da Casa: Aqui a coisa complica, porque o que não falta são opções! Tem-se o Espresso Romano (um Espresso aromatizado com finas raspas de limão), o Affogato (um Espresso que derrete sobre uma bola de sorvete de banana, amendoim com chocolate ou torta de limão) - esse, por sinal, um clássico da Cafeteria italiana, onde o choque entre as temperaturas do sorvete e do Café faz com que a mistura se proceda gradativamente, liberando sabores e sensações diferentes daquelas existentes em bebidas tradicionalmente batidas - mas...a maravilha mor é o Frapê Colonial - Espresso batido com torrão de paçoca de amendoim, creme de leite, sorvete de amendoim com chocolate e finalizado com chantily, calda de caramelo e doce farofa de amendoim - como lê-se no cardápio: Um gosto com jeitinho da fazenda!
      Só uma pequena observação: não esquecer de jejuar 450 dias após tomar o Frapê, porque deve ter mais calorias que lanche de churrasquinho grego no final da tarde (aquele que já absorveu o óleo do dia inteiro!).


Eu e meu pequeno Frapê Colonial

Acompanhamentos para o Cafezinho: agüinha com gás.

Vale a pena conhecer!

10 comentários:

  1. O Grão Contemporâneo consegue servir o mais encorpado, consistente e saboroso café expresso de Brasília. Gosto tanto do expresso, que ainda não consegui arriscar tomar outra bebida. (Arilson)

    ResponderExcluir
  2. Thays,

    Olá !
    Obrigada pela visita e pelo comment lá no Expresso Brasília, faz tempo que não conseguimos postar nada mas continuamos amando café (meu marido e eu escrevíamos).
    Fui poucas vezes ao Grão Contemporâneo e não me lembro de nenhum café inesquecível por lá. Me lembro que nem barista tinha no lugar, e esse profissional faz uma diferença enorme no resultado final.

    Recomendo que visite três lugares: Café Cristina na 202 norte, fundos do Armazém do Ferreira - sempre tem um barista; Grenat Cafés que fica na 201 sul e é uma cafeteria de verdade e por fim a cafeteria do Quitinete que fica na 210 sul, lá se você tiver sorte pode conversar com o Barista Márcio e aprender muito só durante a degustação de uma xícara.
    Depois me conta, uma hora a gente se encontra nos cafés daqui ou do mundo... :D

    Fique bem!
    Katia Lima

    ResponderExcluir
  3. Kátia, que satisfação receber sua mensagem!

    Agradeço a dica dos Cafés, eles já estão em minha lista!

    São blogs como o seu e de seu esposo que me incentivaram a escrever sobre a minha paixão: Café!

    Obrigada pelo carinho! Não sabe o quanto é importante!

    Thays

    ResponderExcluir
  4. Thays,

    O Grão Contemporâneo está realizando um projeto chamado Sexta Cultural. A idéia é divulgar o trabalho de artistas locais. As mostras começam nas sextas-feiras às 19h e terminam no domingo.
    Passe lá pra conferir!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  5. Olá, Carolina!

    Faço questão de ajudar a divulgar o projeto!

    Brasília ainda está tímida no cenário cultural e precisa de iniciativas como a sua para se "soltar" mais!

    Passarei, com certeza!

    Abraço,
    Thays

    ResponderExcluir
  6. Olá Carolina,

    Interessante seu blog, muito diversificado e bem escrito.
    Também tenho um blog sobre café, eu e mais 2 amigos colecionammos rotúlos e embalagens de café.
    Caso tenha algumas, se for de seu interesse nos mande que colocaremos no blog, remetendo o acesso ao seu.
    Além de mostra varias embalangens, nos temos o ideal de mostra outros blogs, estamos planejando de fazer uma lista de blogs, e uma fez por semana, colocarmos uma postagem falando de blogs de café.

    Grande abraço..

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lima!

    Que legal! Muito obrigada pelo carinho!

    Abração!

    ResponderExcluir
  8. Eu era frequentador assíduo e tomava as vezes dois duplos por dia na hora do almoço. Esse café dona mathilde mais a máquina e quem tira no Grão são espetaculares !

    Até hoje o único café parecido que encontrei foi no Grenat.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo,

    Era frequentador, e não é mais???

    Endosso seu comentário sobre a qualidade do café, máquina e barista! São muito bons!!!

    Obrigada por comentar!
    Volte sempre!
    Bjo,

    ResponderExcluir